|
Gestão de Empresas e Comportamento Organizacional
Ano letivo: 2018/2019 - 1S
| Código: |
ARCI17 |
|
Sigla: |
GECO |
| Áreas Científicas: |
Ciências Empresariais |
Cursos
| Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
a) Compreender a importância da Gestão no sistema empresarial e na sociedade em geral; distinguir no seio da empresa as diferentes componentes da gestão, os seus objectivos específicos e modos de funcionamento distintos; conhecer os principais conceitos e técnicas da área de gestão; sensibilizar para a relevância social e económica do empreendedorismo; compreender o processo empreendedor e a elaboração do plano de negócios; b) conhecer os factores subjacentes aos comportamentos organizacionais e às suas potenciais consequências; analisar e intervir sobre alguns factores que determinam o comportamento no contexto de trabalho; conhecer o compreender: os conceitos e as funções da inovação na empresa, o processo de inovação organizacional, o processo de implementação de uma cultura inovadora e de mudança organizacional pela inovação.
Conteúdos programáticos
Parte de Gestão:
1-A organização e o meio envolvente: conceito e tipologia das organizações ; meio envolvente e organização como sistema; 2-a Gestão - Funções e processos: Funções da Gestão, Missão, Objectivos, Planeamento e Estratégia; Estruturas Organizacionais; 3- Gestão do Marketing, Evolução do conceito de Marketing; Análise quantitativa e qualitativa do mercado; Marketing Mix; 4- Gestão da produção; a gestão da produção e a estratégia da empresa; tipos de produção e gestão de stocks; 5- Gestão financeira e análise de investimentos; património de uma empresa, demonstrações financeiras, análise e selecção de investimentos; 6-A gestão e a actividade empreendedora; conceitos básicos; a importância social e económica do empreendedorismo; o perfil do empreendedor e principais motivações; o processo empreendedor - da ideia ao mercado; a concretização. o plano de negócios;
Parte de Comportamento organizacional:
7 O comportamento organizacional e a gestão; 8-Comportamento individual e de grupo; 9-Liderança; 10-Motivação e satisfação no trabalho; 11-Comunicação organizacional; 12-Conflito e negociação; 13-Inovação e cultura organizacional; 14-Inovação e mudança organizacional
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
O objectivo a) decorre dos capítulos 1 a 6, o objetivo b) decorre dos capítulos 7 a 14.
Metodologias de ensino
Método expositivo-participativo, com recurso à resolução de casos e trabalhos de grupo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
A realização de testes pretende que os alunos mantenham um ritmo de estudo e trabalho regular, e está direcionado para a aprendizagem dos conceitos teóricos. A resolução de estudos de caso permite a discussão e consolidação dos conceitos teóricos
Metodologia e provas de avaliação
Em cada parte a avaliação contínua contempla a realização de dois mini-testes (45-60m cada) realizados na aula, a média aritmética da classificação obtida nos dois testes terá de ser igual ou superior a 9,5 vals. e corresponde a 70% da nota fina, 30% corresponde ao(s) trabalho(s) de grupo. A média aritmética dos testes em cada parte, assim como a nota final de cada parte não pode ser inferior a 9,5.
Os mini-testes realizam-se a meio e no final do semestre, em data a definir de acordo com o horário das turmas.
Regime de assiduidade
O definido pelo CP para os CTeSP.
Observações
O semestre é constituído por 20 semanas, 15 lectivas e 5 de preparação e avaliação. As horas presenciais semanais compreendem 4 Horas teórico-práticas (4TP ) o que ao fim de 15 semanas lectivas perfaz um total de 60 horas. As horas de trabalho autónomo totalizam 94, e as de avaliação 5h. A carga de trabalho obtida é de 159 horas obtendo-se um total de 159 h/27= 6 ECTS.
|
|