Escola Superior de Tecnologia de Setúbal Secretaria Académica - informações
Você está em: Início > Notícias > Códigos QR na Mediateca da ESTSetúbal/IPS

Mapa da ESTSetúbal
Edifício ESTS Bloco A Edifício ESTS Bloco B Edifício ESTS Bloco C Edifício ESTS Bloco D Edifício ESTS Bloco E Edifício ESTS BlocoF Mapa interactivo do campus. Clique num determinado edifício.

Códigos QR na Mediateca da ESTSetúbal/IPS

ESTSetúbal/IPS

Dada a proliferação das tecnologias móveis, como tablets e smartphones, o acesso à informação assume, a cada dia que passa, novos e diversificados contornos. Exemplo disso são os códigos QR (Quick Response), simples codificações de informação - normalmente alfanumérica - que podem ser lidos por dispositivos equipados com uma câmara e software de leitura apropriado. A sua utilização prende-se, grande parte das vezes, com a codificação de uma hiperligação da web para um código de barras (código QR), evitando, assim, a necessidade de escrita ou memorização de longos caminhos de texto.

Por forma a potenciar a usabilidade dos seus recursos informativos, fazendo uso desta solução tecnológica de comprovada eficácia, a Mediateca da ESTSetúbal/IPS empreendeu na criação de códigos QR para a sua coleção documental em suporte físico. Este novo serviço encontra-se, ainda, na sua fase embrionária pelo que apenas cerca de 800 documentos possuem estes códigos, sendo, contudo, nosso objetivo alargar este serviço a toda a coleção. Entre as possíveis vantagens apontam-se, sobretudo, as seguintes:

- Guardar listas de documentos;
- Adicionar registos bibliográficos favoritos;
- Partilhar as informações bibliográficas dos documentos;
- Gerir a informação bibliográfica com facilidade.

O que necessito?
- Dispositivo com câmara fotográfica (tablet, smartphone, etc.)
- Aplicação/software de leitura de códigos QR (Gratuitos - Android: BeeTagg QR Reader, Quickmark, Barcode Scanner | iOS: BeeTagg QR Reader,Quickmark, ScanLife | Windows Phone: BeeTagg QR Reader, Scan)
- Acesso à internet (para acesso aos sítios web codificados pelo código QR)

Como funciona?
Basta o utilizador apontar a câmara do seu dispositivo móvel (através da interface do software de leitura) para o código QR e, em questão de segundos, encontrar-se-á no catálogo bibliográfico perante o registo do documento com as informações bibliográficas (título, autor, etc.).

Para mais esclarecimentos contacte-nos para mediateca@estsetubal.ips.pt.