Esta Página em Português  

Go to: Main Menu, Content, Options, Login.

Contextual Help  
Escola Superior de Tecnologia de Setúbal Secretaria Académica - informações
You are at: Start > Integração das Actividades do Projecto ao Fabrico
Main Menu
Validation





Esqueceu a sua senha de acesso?
ESTSetúbal map
Edifício ESTS Bloco A Edifício ESTS Bloco B Edifício ESTS Bloco C Edifício ESTS Bloco D Edifício ESTS Bloco E Edifício ESTS BlocoF Interactive campus map. Click on a specific buiding.

Arquitectura para Integração das Actividades do Projecto ao Fabrico e Montagem de Produtos em Pequenas a Médias séries

.

Reference: 4/2003 DEM
Short Name: Integração das Actividades do Projecto ao Fabrico
Type: Não Definido
 
Start: 2003-1-1
Conclusion expected: 2004-12-31
Status: Concluído
 
Comissioning Institution: Escola Superior de Tecnologia de Setúbal
Type of Action: Não Definido
 
Summary:

Com o desenvolvimento e divulgação de um conjunto de tecnologias de informação aplicadas à produção tem sido possível caminhar para um maior nível de integração de sistemas. A referência frequente à integração da produção, ocorre por haver uma tendência actual na evolução dos sistemas produtivos, no sentido de uma maior integração das diversas funções que existem de apoio à actividade produtiva. Se tivermos em conta empresas industriais que possuam uma componente de engenharia relevante, verifica-se que a informação gerada na fase de projecto e a forma como o planeamento é executado são aspectos considerados críticos para o desempenho da empresa. Ao nível do projecto são várias as decisões que são tomadas com impacto na forma como o produto é fabricado ou montado. Existem mesmo situações em que, por o número de produtos fabricados ser reduzido ou mesmo unitário, é forte a influência que actividades como o planeamento do processo ou o planeamento das operações têm na eficácia de todo o processo de fabrico. O caso da indústria aeronáutica e a indústria de moldes são dois exemplos onde tais situações podem ser observadas. As características de cada produto (i.e. um componente de um avião ou um molde) e a existência de processos produtivos distintos, faz com que seja crítico o correcto conhecimento tecnológico e logístico para garantir que os produtos uma vez concebidos sejam fabricados e montados dentro do tempo previsto. Este conhecimento tem no entanto uma forte componente empírica, fruto de regras que têm sido comprovadas pela prática, e reside num grupo de pessoas (por vezes reduzido) e com uma influência grande no desempenho da empresa.

Vários métodos e procedimentos específicos tem sido desenvolvidos, possibilitando que cada sistema individualmente funcione de uma forma mais eficiente, utilizando informação gerada por diferentes funções que existem de apoio ao processo produtivo. Um exemplo disso são os desenvolvimentos dos sistemas de CAD que têm expandido as suas funcionalidades para além daquelas aplicadas ao produto, para novas funcionalidades ao nível dos processos ou mesmo de apoio ao estudo e implantação das capacidades produtivas. Por outro lado, tendo em comum a informação sobre o produto, os próprios sistemas de planeamento têm-se desenvolvido abrangendo mais funções existentes na empresa. Todas estas evoluções conduzem à definição de um conjunto de competências novas ou níveis de comunicação, por parte das pessoas que trabalham em cada uma das áreas e que recorrem a estes sistemas para apoio às suas decisões. Tendo por base as abordagens utilizadas pelas empresas na execução das funções que vão do projecto ao fabrico e montagem de produtos acabados, este projecto tem como objectivo propor uma arquitectura onde as diversas actividades possam ser realizadas de uma forma mais eficaz. Nessa arquitectura serão identificados requisitos em termos de funcionalidades, a serem desenvolvidas, e pretende-se demonstrar o seu interesse quando aplicados num ambiente industrial. Pretende-se ainda, nessa arquitectura, estudar a possibilidade de adoptar novos conceitos, como seja o de trabalho colaborativo, e de implementar novos métodos ou abordagens, relacionadas com os sistemas de apoio à decisão ou com inteligência artificial, a fim de se introduzir uma maior eficácia nas funções que são executadas e na integração da informação gerada em todo o ciclo de vida do produto (i.e. do projecto à expedição).



People involved in the project
Name Short Name job Dedication (%) Head
Pedro Cunha PCunha Responsável S
Manuel Ganço MGanço Não Definido
Vitor Leal VLe Não Definido
Joaquim Filipe JFilipe Não Definido
Carla Machado CMa Não Definido
Page generated in: 2024-05-11 to 07:25:19