O projecto proposto enquadra-se na área da previsão de cargas em sistemas de energia eléctrica, mais concretamente em sistemas de distribuição.
Nas últimas décadas, a previsão de cargas tem sido objecto de particular atenção por parte da comunidade científica, embora predominantemente aplicada ao sector da produção, assentando em variáveis praticamente transversais a grande parte dos modelos. Entre as variáveis mais significativas encontram-se a carga (expressa normalmente através da potência activa (MW)) e a informação climatérica.
No actual contexto de liberalização crescente do sector eléctrico, a actividade de previsão na distribuição assume um papel de relevo, na medida em que a condução das redes passa a ser influenciada pela maior volatilidade das relações comerciais. Assim, tanto as previsões de carga de curto prazo (hora a hora) como as de médio prazo (preparação da condução para o dia seguinte e para a semana seguinte) necessitam de modelos e ferramentas de suporte efectivo.
Neste projecto propõe-se o desenvolvimento de modelos de previsão para o sector da distribuição, incluindo como variáveis de previsão, para além das referidas anteriormente, a potência reactiva indutiva (MVAr), havendo intenção de explorar a influência de outras variáveis potencialmente com boas correlações com o consumo. A necessidade de inclusão de um outro tipo de variáveis prende-se essencialmente com as baixas correlações existentes entre a carga (MW) e as variáveis climatéricas em regiões de clima temperado, em que habitualmente existe uma “fraca” penetração de cargas eléctricas de climatização.
|