Esta Página em Português  

Go to: Main Menu, Content, Options, Login.

Contextual Help  
Escola Superior de Tecnologia de Setúbal Secretaria Académica - informações
You are at: Start > 1/2002 DEE
Main Menu
Validation





Esqueceu a sua senha de acesso?
ESTSetúbal map
Edifício ESTS Bloco A Edifício ESTS Bloco B Edifício ESTS Bloco C Edifício ESTS Bloco D Edifício ESTS Bloco E Edifício ESTS BlocoF Interactive campus map. Click on a specific buiding.

Determinação de Padrões de Consumo em Subestações de Distribuição de Energia Eléctrica

.

Reference: 1/2002 DEE
Short Name: 1/2002 DEE
Type: Não Definido
 
Start: 2002-0-0
Conclusion expected: 2004-0-0
Status: Concluído
 
Type of Action: Não Definido
 
Summary:

O projecto proposto enquadra-se na área da previsão de cargas em sistemas de energia eléctrica, mais concretamente em sistemas de distribuição.

Nas últimas décadas, a previsão de cargas tem sido objecto de particular atenção por parte da comunidade científica, embora predominantemente aplicada ao sector da produção, assentando em variáveis praticamente transversais a grande parte dos modelos. Entre as variáveis mais significativas encontram-se a carga (expressa normalmente através da potência activa (MW)) e a informação climatérica.

No actual contexto de liberalização crescente do sector eléctrico, a actividade de previsão na distribuição assume um papel de relevo, na medida em que a condução das redes passa a ser influenciada pela maior volatilidade das relações comerciais. Assim, tanto as previsões de carga de curto prazo (hora a hora) como as de médio prazo (preparação da condução para o dia seguinte e para a semana seguinte) necessitam de modelos e ferramentas de suporte efectivo.

Neste projecto propõe-se o desenvolvimento de modelos de previsão para o sector da distribuição, incluindo como variáveis de previsão, para além das referidas anteriormente, a potência reactiva indutiva (MVAr), havendo intenção de explorar a influência de outras variáveis potencialmente com boas correlações com o consumo. A necessidade de inclusão de um outro tipo de variáveis prende-se essencialmente com as baixas correlações existentes entre a carga (MW) e as variáveis climatéricas em regiões de clima temperado, em que habitualmente existe uma “fraca” penetração de cargas eléctricas de climatização.



People involved in the project
Name Short Name job Dedication (%) Head
Paulo Santos PSantos Responsável S
Page generated in: 2025-04-26 to 07:11:23