Maria Emília Brederode Santos é a nova presidente do Conselho Nacional de Educação
Eleita pela Assembleia da República, no passado dia 20 de outubro
Maria Emília Brederode Santos, presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de
Setúbal (IPS), é agora também, desde o passado dia 20 de outubro, presidente do Conselho
Nacional de Educação, depois de eleição realizada em audição parlamentar da Comissão de
Educação e Ciência.
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Licenciada em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra (Suíça) e mestre em
Análise Social da Educação pela Universidade de Boston, Maria Emília Brederode Santos é
atualmente membro do Conselho de Opinião da RTP, da Comissão de Honra do Plano
Nacional de Leitura e do Conselho Consultivo da Educação Financeira. Do seu currículo
constam, entre outros cargos, a coordenação do Grupo de Trabalho responsável pela
Proposta Curricular de Educação para a Cidadania (2009-2011), a presidência do Instituto
de Inovação Educacional do Ministério da Educação (1997- 2002) e a participação como
membro da Comissão Nacional para a Educação em matéria de Direitos Humanos (1998-
2004).
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Órgão independente, o Conselho Nacional de Educação exerce funções consultivas,
competindo-lhe emitir opiniões, pareceres e recomendações sobre todas as questões
relativas à Educação, por iniciativa própria ou em resposta a solicitações apresentadas pela
Assembleia da República e pelo Governo.
Maria Emília Brederode Santos, uma das mais reconhecidas especialistas nacionais em
matéria de Educação, apontou, em intervenção recente, no âmbito das comemorações do
Dia do IPS, os desafios que se colocam ao sistema educativo em plena 4.ª Revolução
Industrial, em que "a única previsibilidade é a constante mudança".
"Temos que fazer um esforço de previsão dentro de toda esta incerteza, investindo na
investigação e formação nestas novas tecnologias digitais, da informática, da robótica, da
inteligência artificial", defendeu, adiantando que os saberes que hoje importam incluem
conhecimentos, sim, mas também a "capacidade de os pôr em prática, de saber resolver
problemas com eles".
Nesse sentido, exige-se à escola de hoje, e ao ensino superior em particular, que saiba
inspirar "sentido crítico, criatividade, cidadania, a abertura aos outros e capacidades
interculturais", concluiu a presidente do Conselho Geral do IPS.
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