This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

40 anos | Seminário sobre alterações climáticas | 4 de julho

ESTBarreiro recebe especialistas em recursos hídricos

No próximo dia 4 de julho o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai promover o seminário "Alterações climáticas - sustentabilidade e resiliência societal", a decorrer a partir das  14h30, no Anfiteatro 0.01 da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS).

A iniciativa insere-se no âmbito do programa de comemorações do 40.º aniversário do IPS e atende a uma temática que está na ordem do dia. As observações meteorológicas realizadas em Portugal indicam que o clima português tem sofrido um aquecimento acelerado desde 1976, com tendência significativa do aumento do número de "dias de Verão" e de "noites tropicais", bem como no índice anual de ondas de calor. Quanto à precipitação, com evolução bastante irregular, não se verificam tendências significativas no valor médio anual, mas têm aumentado os episódios de chuvadas intensas.

As secas e as cheias são duas faces da mesma moeda que o IPS trará a discussão, com um painel de especialistas em recursos hídricos do Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, da Agência Portuguesa do Ambiente, da Câmara Municipal de Setúbal, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e da Federação Nacional de Regantes. A moderação estará a cargo de Jaime Melo Baptista, investigador coordenador do LIS-Water (Centro Internacional para a Água), coordenado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

A entrada é livre.

##3##

##2##

24 de junho/2019

Opções
Últimas Notícias
IPS lança novo site da aliança E³UDRES²
Estudantes do IPS projetam campus do futuro com colegas europeus
Unidades Curriculares Isoladas | Candidaturas abertas
CTeSP | Candidaturas a partir de 1 de julho
Prémio Carreira alumniIPS | Propostas até 11 de setembro