Atualização COVID-19 | Ano letivo 2020/2021
Medidas de prevenção e controlo da infeção pelo novo Coronavírus
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Esta área reúne toda a informação atualizada
sobre a Pandemia de Covid-19 e as medidas adotadas pelo IPS

Consulte aqui todas as informações enviadas à comunidade IPS:
22.04.2022 |
Despacho n.º 80 | Fim da Obrigatoriedade de Uso de Máscaras em Espaços Interiores
07.01.2022 |
Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto da retoma das atividades letivas e não letivas presenciais
26.11.2021 |
Comunicado do MCTES | Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de calamidade
30.09.2021 |
Despacho n.º 168 | Alteração ao regime de prestação e organização do trabalho
21.09.2021 |
Despacho n.º 163 | Linhas orientadoras para o funcionamento das atividades no ano letivo 2021/2022
10.09.2021 |
Orientações às Instituições Científicas e de Ensino Superior para garantir a realização de atividades letivas e não letivas presenciais, no ano Letivo 2021-2022
15.04.2021 |
Informação às instituições científicas e de ensino superior para a nova fase da estratégia de levantamento de medidas de confinamento
05.04.2021 |
Despacho n.º60 | Redefinição das linhas orientadoras para o funcionamento das atividades (revoga os Despachos n.º 160/Presidente/2020, n.º
17/Presidente/2021 e n.º 29/Presidente/2021)
24.03.2021 |
Recomendação às Instituições Científicas e de Ensino Superior relativa a rastreios laboratoriais pela SARS-Cov-2 e
Comunicado MCTES | Implementação de uma estratégia de rastreio no reinício das atividades presenciais nas instituições científicas e de ensino superior em articulação com a Cruz Vermelha Portuguesa
19.03.2021 |
Despacho n.º 51 | Campanha de rastreio com testes laboratoriais para diagnósticode SARS-CoV-2 na comunidade IPS | IPS COVID Lab e
Despacho n.º 50 | Nomeação da Comissão de Gestão do IPS COVID Lab e da Responsável Técnica do IPS COVID Lab
11.03.2021 |
Recomendações às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência
25.02.2021 |
Despacho n.º 40 | Medidas a adotar em situações associadas a fraude nos processos de avaliação dos cursos lecionados nas escolas do IPS
05.02.2021 |
Despacho n.º 29 | Prorrogação da aplicação das medidas excecionais às linhas orientadoras para o funcionamento das atividades no ano letivo 2020/2021 (revogado pelo Despacho n.º 60/Presidente/2021)
21.01.2021 |
Despacho n.º 17 | Medidas excecionais às linhas orientadoras para o funcionamento das atividades no ano letivo 2020/2021 (revogado pelo Despacho n.º 60/Presidente/2021)
21.01.2021 |
Recomendações às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência
25.11.2020 | Despacho n.º 186 |
Deslocações ao estrangeiro e mobilidade para trabalhadores e estudantes do IPS 2020-2021
24.11.2020 | Despacho n.º 184 |
Tolerância do ponto nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro de 2020
12.11.2020 | Plano de Contingência do IPS | versão 5
03.11.2020 |
Despacho n.º 174 | Alteração do regime de prestação e organização do trabalho (revoga os Despachos n.ºs 99, 112 e 149/Presidente/2020)
02.11.2020 | Resolução do Conselho de
Ministros n.º 92-A/2020 - Declara a situação de calamidade, no âmbito da pandemia da
doença COVID-19 e Recomendação às instituições
científicas e de ensino superior para a manutenção das atividades académicas e científicas
face ao agravamento da situação epidemiológica
20.10.2020 | Despacho n.º 171 |
Organização de eventos em tempos de Covid, que revoga o ponto n.º 6, do Despacho nº
55/Presidente/2020, relativo à Suspensão das atividades letivas e Adoção de medidas
extraordinárias
15.10.2020 | Despacho n.º 168 |
Comissão de Acompanhamento Covid-19
17.09.2020 | Despacho n.º 160 |
Linhas orientadoras para o funcionamento das atividades no ano letivo 2020/2021 (revogado pelo Despacho n.º
60/Presidente/2021)
14.09.2020 | Recomendações para
Organização de eventos em tempos de Covid
02.09.2020 | Despacho n.º 149 |
Alteração de regime de prestação e organização do trabalho (revogado pelo Despacho n.º
174/Presidente/2020)
13.08.2020 |
Alteração ao Plano de Retorno dos Serviços de Ação Social do IPS
07.08.2020 | Orientações para atividades letivas e
não letivas nas Instituições Científicas e de Ensino Superior para o ano letivo 2020/2021,
emitidas pela Direção-Geral de Saúde e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino
Superior
02.07.2020 | Nova versão do Plano de Contingência do IPS e Despacho n.º112 (alteração ao Despacho
n.º 99/Presidente/2020. Revogado pelo Despacho n.º 174/Presidente/2020)
09.06.2020 | Despacho n.º 99 |
Alteração do Regime de Prestação e Organização do Trabalho (revogado pelo Despacho n.º
174/Presidente/2020)
05.06.2020 | Despacho n.º 98 |
Entrega de Relatórios de Estágio, Projeto ou Dissertações
26.05.2020 | Despacho n.º 95 |
Regresso às atividades presenciais | Informação sobre os procedimentos a adotar pelos estudantes
26.05.2020 | Despacho n.º 94 |
Regresso às atividades presenciais | Informação sobre os procedimentos a adotar para trabalhadores docentes e não docentes
27.04.2020 | Despacho n.º 78 |
Orientações para o retorno gradual e progressivo às atividades presenciais
17.04.2020 | Levantamento progressivo das medidas de contenção nas IES no âmbito
da pandemia provocada pela COVID-19
10.04.2020 | Feliz Páscoa | Mensagem do Presidente do IPS
09.04.2020 | Despacho n.º 71 |
Normas Enquadradoras do Processo de Ensino a Distância
06.04.2020 | Despacho n.º 70 |
Realização de Provas Públicas (revoga o Despacho n.º 65)
27.03.2020 | Apoio ao Ensino a Distância | Cedência de computadores
25.03.2020 | Atualização Covid-19 | Provas públicas e concursos de pessoal
24.03.2020 | Dia do Estudante | Mensagens do Presidente do IPS e do Presidente da
AAIPS
Consulte as comunicações anteriores
aqui.
Os comunicados enviados à imprensa estão disponíveis aqui.


Medidas a seguir, no regresso aos campi do IPS:
- Avaliar a sua condição de saúde para estar em atividades presenciais em contacto com
colegas/estudantes. Caso tenha sintomas associados à COVID19, ou tenha estado em
contato com doentes infetados, contacte o SNS24 e não se desloque ao IPS;
- Colocar uma máscara sobre a boca e nariz, assim que entrar no campus e utilizar a
máscara em todas as áreas comuns e em espaços com mais de uma pessoa. A utilização de
viseira não dispensa a utilização de máscara, e obrigatoriamente deve ser utilizada nas
situações de atendimento ao público/estudantes;
- Manter a distância de 2m para com as outras pessoas, respeitando a sinalização colocada
nos edifícios do campus do IPS para o guiarem
- Promover o cumprimento sem contacto físico como conduta social aceitável e justificada
(não beijar, abraçar, apertar as mãos);
- Promover a renovação do ar dos locais interiores com ar proveniente do exterior (abrindo
as janelas);
- Contribuir para a manutenção do posto de trabalho devidamente higienizado e seguro,
bem como os equipamentos utilizados;
- Não praticar atividades potenciadoras de contágio: utilização de aparelhos recirculadores
de ar interno das salas (ar condicionado sem circulação de ar externo); partilha de materiais
e/ou equipamentos sem a devida higienização dos mesmos entre usos contínuos; partilha de
telemóveis, tablets, computadores, auscultadores, teclados e objetos pessoais;
atividades de confraternização, em espaços internos, com grupos superiores a 5 pessoas que
não mantenham o distanciamento físico adequado; agrupamentos de mais de dez pessoas
nos espaços exteriores; incumprimento da distância de segurança nos espaços exteriores e
interiores.
Seguir, como rotina, os procedimentos preventivos amplamente divulgados pela Direção-
Geral de Saúde (DGS), designadamente:
- Lavar frequentemente as mãos com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo
menos 20 segundos, especialmente antes e após a preparação de alimentos, antes das
refeições, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos estejam sujas;
- Usar, em alternativa, para higiene das mãos uma solução à base de álcool;
- Usar lenços de papel de utilização única para se assoar;
- Deitar os lenços usados num caixote do lixo, lavando as mãos de seguida;
- Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;
- Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com
secreções respiratórias;
- Em caso de aparecimento de sintomas, que configurem um caso suspeito de acordo com
a orientação da DGS, isto é, caso apresente infeção respiratória aguda (febre ou tosse ou
dificuldade respiratória) requerendo ou não hospitalização, tenha viajado para áreas com
transmissão comunitária ativa nos 14 dias antes do início de sintomas, ou tenha contactado
com caso confirmado ou provável de infeção por SARS-CoV-2/COVID-19, nos 14 dias antes
do início dos sintomas, ou ainda um profissional de saúde ou pessoa que tenha estado numa
instituição de saúde onde são tratados doentes com COVID-19.
O IPS garante a distribuição de kits com máscara e alcool gel à comunidade académica.
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ATIVIDADE LETIVA 2020-21 A
atividade letiva decorreu com forte recurso às atividades letivas presenciais, até 22 de
janeiro de 2021, por implementação do
Despacho n.º 17 | Medidas excecionais às linhas orientadoras para o funcionamento das atividades no ano letivo 2020/2021, que determina a que
as aulas presenciais transitam para o regime de EaD.
O despacho nº 160/Presidente/2020 define as Linhas orientadoras para o funcionamento das atividades no ano letivo
2020/2021
A informação sobre os procedimentos a adotar pelos estudantes n
as atividades presenciais está disponível no
Guia de apoio às atividades presenciais dos Estudantes IPS
Recursos: a plataforma base a utilizar para as
aulas é o Moodle; as plataformas usadas para as interações
em via videoconferência são o Teams e o
Zoom.
Existe uma área no Moodle (Ensino a Distância IPS), com informações e tutoriais de
apoio, para os estudantes menos familiarizados com estes recursos. Aceda aqui
Recolha de imagem e som no EaD: apela-se ao uso responsável das
tecnologias. Relembramos que não devem gravar vídeo e/ou som ou fotografar nenhuma
atividade síncrona sem a devida autorização dos participantes - docentes e estudantes - ou,
no caso de existir essa autorização, não devem fazer uso dos conteúdos em situação distinta
daquela para a qual a autorização foi obtida. Toda e qualquer violação de uma boa conduta
neste processo será analisada no âmbito do arti
go 3.º, alínea e) e do artigo 4º do Regulamento Disciplinar dos Estudantes do IPS.
A informação sobre a atividade letiva 2019-2020 está disponível
aqui.
TELETRABALHO O Despacho nº 149/Presidente/2020 clarifica
os novos procedimentos relativos ao horário de trabalho, registo de assiduidade e crédito de
horas, tendo em conta a situação de exceção que se vive atualmente no País. O teletrabalho
foi implementado no IPS na 3ª semana de março e desde junho funciona em modo
alternado com o regime presencial.
DIVISÃO ACADÉMICA O atendimento presencial tem o
seguinte horário:
Edifício ESCE e ESS/IPS 2ª feira das
09h30 às 11h30 e das 14h00 às 16h00 3ª feira das 11h00 às
12h30 e das 15h00 às 18h30 4ª feira - encerrado
5ª feira das 11h00 às 12h30 e das 15h00 às 18h30 6ª
feira das 09h30 às 11h30 e das 14h00 às 16h00
Edifício ESTB/IPS 2ª feira das 09h30 às
11h30 e das 14h00 às 16h00 3ª feira das 15h00 às 18h30
4ª feira - encerrado 5ª feira das 15h00 às
18h30 6ª feira - encerrado
O contacto com a Divisão Académica poderá ainda ser efetuado: - através do
endereço de email divisao.academica@ips.pt - através de
contacto telefónico, de 2ª a 6ª feira das 09h às 13h e das 14h às 17h
Campus de Setúbal: 265 709
470 Campus do Barreiro: 212
029 352
BIBLIOTECAS DO IPS Os horários e condições de
funcionamento das bibliotecas estão disponíveis aqui.
DIVISÃO DE RECURSOS HUMANOS e ADSE
Atendimento
Continua a ser privilegiado o atendimento à distância por meios eletrónicos,
designadamente, através de: - E-mail: divisao.recursoshumanos@ips.pt
- Plataforma Teams para trabalhadores do IPS, selecionando o canal
referente ao assunto a tratar. Os grupos e respetivos contactos estão disponíveis para
consulta no
Plano de retorno às atividades presenciais da DRH - Plataforma
Zoom para a comunidade externa ao IPS. Nestes casos, deverá ser enviado,
previamente, um e-mail para divisao.recursoshumanos@ips.pt, a
solicitar o agendamento de uma reunião. Posteriormente é enviado o link de acesso ao
atendimento, com a data e hora agendadas.
Atendimento presencial: esgotadas as alternativas de contacto por
meios eletrónicos e sempre que a natureza do assunto o justifique, existe a possibilidade de
solicitar atendimento presencial, mediante agendamento prévio, para o
e-mail divisao.recursoshumanos@ips.pt
. O período de atendimento decorrerá entre as 10h00 e as 12h00. Os dias em que
pode ser solicitado atendimento presencial estão definidos no
Plano de retorno às atividades presenciais da DRH
. Nesta situação é obrigatório o cumprimento das regras de
segurança de contenção da propagação da Covid-19, nomeadamente o uso obrigatório de
máscara, desinfeção das mãos com álcool gel e respeitar o distanciamento social.
Entrega de documentação: mantém-se o procedimento aprovado
pelo Despacho
n.º 58/Presidente/2020. Os documentos devem ser enviados, preferencialmente, para o
e-mail da DRH, podendo, em alternativa, ser colocados na caixa colocada à entrada da
Divisão junto à Portaria da ESTSetúbal. Caso os documentos sejam colocados na caixa,
como medida de prevenção de contágio da COVID-19, serão mantidos sob quarentena
durante o período de 72 horas. Nestes casos, deve ser enviado um e-mail à DRH, sempre que
seja colocado um documento na caixa referida.
ADSE: Os recibos da ADSE devem ser submetidos pelo próprio
trabalhador diretamente na ADSE Direta, através do procedimento disponível em
www.adse.pt. Devem ser privilegiados os seguintes canais de atendimento e informação para
tratar dos seus assuntos na ADSE, em segurança: ADSE Direta, atendimento online, app
MyADSE e atendimento telefónico, nos dias úteis, das 09h00 às 16h00, através do número
218 431 881.
Proteção especial O dever de proteção especial, previsto no
decreto que procede à execução da declaração do estado de emergência (Decreto nº 2-A/2020, de 20/03,
artigo 4º, alínea b), abrange os cidadãos imunodeprimidos e portadores de doença crónica
que, de acordo com as orientações da autoridade de saúde, devam ser considerados de risco,
designadamente os hipertensos, os diabéticos, os doentes cardiovasculares, os portadores de
doença respiratória crónica e os doentes oncológicos. Para poder usufruir do dever de
proteção especial, que garante o atendimento prioritário nos estabelecimentos comerciais e
de prestação de serviços, o trabalhador que se encontre nas condições referidas deverá
enviar um e-mail para medicina.trabalho.drh@ips.pt, para que o
médico do trabalho possa emitir uma declaração que ateste a sua condição de saúde.
DIVISÃO FINANCEIRA, DE APROVISIONAMENTO E PATRIMÓNIO
O
Despacho nº 59/Presidente/2020 integra os novos procedimentos a adotar para a
entrega de documentos na DFAP através dos meios digitais alternativos ao atendimento
presencial da comunidade académica, por agora suspenso, no que toca a propostas de
despesa e faturação, correio e folha de caixa da Divisão Académica.
DIVISÃO INFORMÁTICA A Divisão Informática assegura Apoio
Informático, devendo enviar a necessidade por e-mail para o endereço apoio.informatico@ips.pt. Mediante avaliação
da necessidade, poderá ser agendada um apoio ou intervenção presencial ou contacto via
Teams.
SERVIÇOS DE AÇÃO SOCIAL Atendimento
presencial Para garantir o cumprimento do Despacho n.º
174/Presidente/2020, o qual determina a aplicação do teletrabalho na medida em que tal
regime seja compatível com as funções desempenhadas, e nos termos do despacho de
organização interna dos SAS/IPS nesse âmbito proferido pela respetiva Administradora, será
garantido o atendimento presencial, por marcação prévia nos termos abaixo: -
Tesouraria: todas as sextas-feiras entre as 09h30 e as 13h00. Marcações
através do endereço tesouraria@sas.ips.pt
- Bolsas de Estudo: todas as segundas-feiras e quintas-feiras (Drª.
Ana Sofia Batista) entre as 09h30 e as 13h00. Marcações através do endereço bolsas.estudo@sas.ips.pt -
Alojamento (D. Cristina Almeida): todas as terças-feiras entre as 09h30 e
as 13h00. Marcações através do endereço alojamento@sas.ips.pt
Alimentação Os serviços de refeição do campus
de Setúbal do IPS está em funcionamento apenas para o serviço take away,
cumprindo todas as normas de higiene e segurança em vigor. A utilização de micro-
ondas é permitida, nos espaços de refeição, desde que sejam cumpridos os
cuidados de limpeza e higienização dos equipamentos.
Residência de
Estudantes de Santiago A Residência de Estudantes de Santiago mantém-
se em funcionamento, estando em vigor o respetivo Plano de Contingência, mantendo-se em
trabalho presencial os recursos humanos afetos à estrutura.
SASaúde Mantêm-se as consultas nos seguintes termos: - Psicologia: todas as segundas- feira (consultas on line), quartas-
feiras (presencial) e quintas-feiras (presencial) - Nutrição: todas
as terças-feiras no período da manhã. - Medicina Chinesa: todas
as segundas-feiras no período da manhã. As consultas obedecem a
marcação prévia através do email cristina.almeida@sas.ips.pt, e estão sujeitas
ao tarifário aprovado pelo CAS, disponível em https://sas.ips.pt/apoios-sociais/sas-saude
Clube Desportivo IPS O Clube Desportivo IPS encontra-se em
encerrado. Para garantir a boa forma física de todos os praticantes regulares, em casa,
continuamos a disponibilizar tutoriais aqui e
aqui . Paralelamente, serão disponibilizadas aulas online,
através da plataforma Zoom. Face ao contexto de pandemia, o funcionamento do
Clube Desportivo encontra-se condicionado pelo respetivo Plano de Contingência,
destacando-se, no entanto, a oferta de 17 modalidades desportivas com acompanhamento
técnico. Informação disponível em https://sas.ips.pt/apoios-sociais/clube-desportivo
PROGRAMA DE BEM-ESTAR FÍSICO E MENTAL EM CASA| "Pratica Mente Juntos"
O programa Pratica Mente Juntos, dirigido a toda a comunidade,
disponibiliza um conjunto de ações e estratégias facilitadoras do bem-estar laboral em casa,
e da melhoria da qualidade de vida, numa lógica de promoção da saúde física, psicológica e
emocional. Conheça todo o programa aqui.
ACESSO AOS CAMPI DE SETUBAL E BARREIRO No
desenvolvimento das atividades presenciais, solicita- se o cumprimento das regras emanadas
pela DGS e pelo IPS.
APOIO À COMUNIDADE IPS apoia a
comunidade com álcool gel e viseiras de proteção
Acesso a equipamento informático IPS e a
Associação Académica (AAIPS) uniram esforços, procurando dar uso ao parque informático
de apoio aos estudantes, que neste período se encontra sem utilização e delinearam uma
medida de apoio que visa promover o acesso a equipamento informático
de todos os que não possuem meios próprios. O levantamento das necessidades foi efetuado
por cada uma das escolas superiores do IPS, que contactou a sua comunidade estudantil
nesse sentido.
De modo a garantir a equidade no acesso a estes equipamentos, foram elencados os
seguintes critérios de elegibilidade, sucessivamente aplicados para
seleção dos estudantes
- Bolseiros dos SAS/IPS;
- Abrangidos pelo PAAS - 20% de capitação superior ao limiar de carência definido na lei
para atribuição de bolsas de estudo;
- Restante comunidade estudantil
Pode fazê-lo dentro da sua rede pessoal ou contactar a direção de qualquer uma das
escolas superiores do IPS para agilizar o empréstimo. Foram disponibilizados 86
computadores e 23 hotspots.
Unidos@IPS Iniciativa destinada a apoiar
os estudantes cujos rendimentos foram afetados pelas necessárias medidas de mitigação do
surto de COVID-19 os SAS/IPS, em parceria com as Escolas Superiores e a AAIPS.
Consiste num programa de auxílio de emergência para pagamento de propinas, mensalidades
da residência e outras despesas pontuais relacionadas com o percurso académico. O
regulamento do UNIDOS@IPS, incluindo as regras e requerimento para candidatura, está
disponível para consulta aqui.

Todos os casos positivos COVID-19 em membros da comunidade académica, são
acompanhados pelas autoridades de saúde e pela Comissão de Acompanhamento Covid-19.
Sempre que esteja confirmada uma situação de teste positivo à COVID-19,
todos os membros da comunidade que tenham estado em contacto são avisados e
informados sobre o procedimento a adotar.
Não esquecer que, de acordo com a
Lei n.º 62-A/2020, de 27 de outubro, é obrigatório o uso de máscara em todos os
espaços dos campi do IPS (espaços interiores e exteriores).
Sempre
que ocorrer uma suspeita ou confirmação de COVID-19:
- Contacte a linha SNS24 (808 24 24 24);
- Informe via e-mail o/a Diretor/a da sua Escola/Coordenador/a de Curso ou o/a dirigente
máximo do seu serviço.





Consulte aqui toda a informação oficial difundida pela Direção-Geral de Saúde.
Aceda ao
Guia de Regresso às atividades presenciais no IPS.

06.11.2020 |
Plano de Retorno Gradual dos SAS Ano letivo 2020/2021 - mantêm-se os procedimentos de segurança e
higienização, estando suspensa a organização do trabalho prevista neste plano pela aplicação
do
Despacho n.º 174 | Alteração do regime de prestação e organização do trabalho (revoga os Despachos n.ºs 99, 112 e 149/Presidente/2020)
03.11.2020 |
Plano de Retorno dos serviços do IPS | a partir de 21 de setembro - mantêm-se os procedimentos de segurança e
higienização, estando suspensa a organização do trabalho prevista neste plano pela aplicação
do
Despacho n.º 174 | Alteração do regime de prestação e organização do trabalho (revoga os Despachos n.ºs 99, 112 e 149/Presidente/2020)
01.10.2020 |
Plano de Retorno Gradual dos SAS Ano letivo 2020/2021
16.09.2020 |
Plano de Retorno dos serviços do IPS | a partir de 21 de setembro
11.09.2020 |
Plano de Retorno dos serviços do IPS | 14 a 18 de setembro
28.08.2020 |
Plano de Retorno dos serviços do IPS | 31 de agosto a 11 de setembro
13.08.2020 |
Alteração ao Plano de Retorno dos Serviços de Ação Social do IPS
15.07.2020 |
Plano de retorno dos Serviços de Ação Social do IPS (julho/agosto)
25.05.2020 |
Plano de retorno dos serviços do IPS e
Plano de retorno dos Serviços de Ação Social do IPS
Os planos de retorno das Escolas Superiores do IPS estão disponíveis
nas seguintes ligações: - Escola Superior de Tecnologia de
Setúbal - Escola Superior de Educação - Escola Superior de
Ciências Empresariais - Escola
Superior de Tecnologia do Barreiro - Escola Superior de
Saúde

O Plano de Contingência do IPS está disponível aqui.
Consulte
aqui os procedimentos a adotar em caso de sintomas
de infeção ou em caso de confirmação de teste positivo/contacto próximo.

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