This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

IPS promove Programa de Bem-Estar Físico e Mental em Casa

'Pratica Mente Juntos'... Por todos

##1##

O que é?

O programa Pratica Mente Juntos, desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) consiste no desenvolvimento e disponibilização de um conjunto de ações e estratégias facilitadoras do bem-estar laboral em casa, e da melhoria da qualidade de vida, numa lógica de promoção da saúde física, psicológica e emocional, evidenciando que é possível integrar os bons hábitos, no dia a dia, sem sair de casa.

 

A quem se dirige?

Considerando as alterações da modalidade laboral, para teletrabalho, e o ensino à distância no IPS, este programa está direcionado a todos os docentes, não docentes, bolseiros, investigadores e estudantes que se pretendam manter ativos fisicamente, e que tenham interesse em conhecer um conjunto de atividades, que ao serem desempenhadas regularmente podem contribuir individualmente para o aumento do bem-estar psicológico.

 

Como está estruturado?

O programa, que conta com o envolvimento da comunidade IPS e a coordenação e participação de uma equipa multidisciplinar, assente em tecnologia adequadas às atividades online, assenta em 2 pilares:

  1. A promoção e encorajamento de um estilo de vida ativo e saudável, sem sair de casa e;
  2. A gestão de Stress provocado pelas situações, de isolamento, que facilmente geram ansiedade ou preocupação, e pela imposição das rotinas confinadas ao mesmo espaço, para trabalho e lazer, procurando aumentar a capacidade de perspetivar o futuro, com esperança.

Este programa promovido pela Presidência do IPS, conta com a colaboração das diferentes Escolas e SAS e de diversos profissionais com competências técnicas especializadas de acordo com as áreas de atuação, e um grupo de facilitadores das várias UO e dos Serviços Centrais para apoiar e estimular o Programa.

 

##2##

##3##

 

CASA+ Guia sobre saúde mental em regime de teletrabalho

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), participou na elaboração do Guia CASA+ "Trabalhar a partir de Casa e Cuidar da Saúde Mental", que visa apoiar todas as pessoas que estão em teletrabalho. 

Enquadrado no contexto atual de pandemia pelo COVID-19, o guia tem como objetivo fornecer recursos para apoiar as pessoas que "vivenciam momentos de maior fragilidade e que necessitam de manter um nível de equilíbrio psicológico e emocional compatível com uma vivência autónoma e o normal exercício profissional".

O Grupo de Trabalho que desenvolveu este guia integrou, para além do IPS, a Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, a Direção-Geral da Saúde, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I.P., a Autoridade para as Condições de Trabalho, a Direção-Geral da Administração e do Emprego Público, a Direção- Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, o Instituto Nacional para a Reabilitação, a Ordem dos Psicólogos Portugueses e a Polícia Judiciária (PJ). O projeto teve ainda o apoio da Agência para a Modernização Administrativa.

Mais informações podem ser consultadas na  página eletrónica do INA.

Consulte aqui o Guia CASA+ "Trabalhar a partir de Casa e Cuidar da Saúde Mental" e usufrua de atividades ou dicas para o seu dia a dia.

Opções
Últimas Notícias
IPS alerta para fragilidade da Economia Social em tempo de pandemia
Novo mestrado em Logística criado em parceria com a SONAE
IPS desenvolve tecnologias de apoio aos cuidadores de doentes de Alzheimer
Politécnico de Setúbal abre 1210 vagas no Concurso Nacional de Acesso
IPS e industriais da região unem esforços