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Juntos no Regresso | Informação para estudantes

Protejam-se. Juntos, por todos

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Nesta área está reunida toda a informação destinada aos estudantes do IPS durante a Pandemia de Covid- 19

Atividade letiva

Serviços e apoio

Medidas de proteção

Perguntas frequentes

Comunicados

Desafio Juntos por Todos
##8## Communications in english are avalilable here.

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Após dois meses e meio de confinamento causado pela pandemia Covid-19, a atividade letiva é retomada, progressivamente, a partir de junho de 2020.

A informação sobre os procedimentos a adotar pelos estudantes no regresso às atividades presenciais está disponível em despacho, que esclarece sobre:
- Medidas gerais de funcionamento e de proteção individual a seguir por todos no regresso aos campi do IPS
- Manutenção da Higienização da área de trabalho
- Medidas a adotar em contexto de sala de aula/Laboratório e em avaliações
- Gestão de Resíduos
- Cuidados a ter na utilização das máscaras
- Monitorização de sintomas
- Proibição de atividades potenciadoras de contágio
- Procedimentos de distribuição dos KIT COVID19 IPS para estudantes

É possível fazer o download do  Guia de regresso às atividades presenciais dos Estudantes IPS, que informa sobre todos os procedimentos. Informações adicionais sobre "Medidas de Proteção" estão disponíveis nesta página.


Os planos de retorno das Escolas Superiores do IPS estão disponíveis nas seguintes ligações:
- Escola Superior de Tecnologia de Setúbal
- Escola Superior de Educação
- Escola Superior de Ciências Empresariais
- Escola Superior de Tecnologia do Barreiro
- Escola Superior de Educação (brevemente)

Horários: são os mesmos que já estavam estabelecidos, para as aulas presenciais

Recursos: a plataforma base a utilizar para as aulas é o Moodle; as plataformas usadas para as interações em via videoconferência são o Teams e o Zoom.

Existe uma área no Moodle (Ensino a Distância IPS), com informações e tutoriais de apoio, para os estudantes menos familiarizados com estes recursos. Aceda aqui.

Docentes: estarão inteiramente disponíveis e decidirão sobre a metodologia mais pertinente face à matéria em causa: aulas por videoconferência, esclarecimento de dúvidas ou resolução de casos práticos, entre outras. Estas atividades podem ser substituídas por outras que não exijam a presença on-line simultânea entre estudantes e docentes.

Material de apoio: aconselhamos a consulta das Orientações para o Ensino à Distância, para um melhor entendimento dos princípios de funcionamento do EaD e partilha de dicas úteis.

Recolha de imagem e som no EaD: apela-se ao uso responsável das tecnologias. Relembramos que não devem gravar vídeo e/ou som ou fotografar nenhuma atividade síncrona sem a devida autorização dos participantes - docentes e estudantes - ou, no caso de existir essa autorização, não devem fazer uso dos conteúdos em situação distinta daquela para a qual a autorização foi obtida. Toda e qualquer violação de uma boa conduta neste processo será analisada no âmbito do arti go 3.º, alínea e) e do artigo 4º do Regulamento Disciplinar dos Estudantes do IPS.

 

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Acesso a equipamento informático
IPS e a   Associação Académica (AAIPS) uniram esforços, procurando dar uso ao parque informático de apoio aos estudantes, que neste período se encontra sem utilização e delinearam uma medida de apoio que visa promover o acesso a equipamento informático de todos os que não possuem meios próprios. O levantamento das necessidades foi efetuado por cada uma das escolas superiores do IPS, que contactou a sua comunidade estudantil nesse sentido.

De modo a garantir a equidade no acesso a estes equipamentos, foram elencados os seguintes critérios de elegibilidade, sucessivamente aplicados para seleção dos estudantes:

  • Bolseiros dos SAS/IPS;
  • Abrangidos pelo PAAS - 20% de capitação superior ao limiar de carência definido na lei para atribuição de bolsas de estudo;
  • Restante comunidade estudantil

Pode fazê-lo dentro da sua rede pessoal ou contactar a direção de qualquer uma das escolas superiores do IPS para agilizar o empréstimo.
Até agora, forma disponibilizados 86 computadores e 23 hotspots.


Apoio técnico:
A Divisão Informática garante apoio técnico remoto, através de uma das seguintes vias de contacto:

 

Bibliotecas do IPS: 
No mês de julho as Bibliotecas IPS os seus serviços sem leitura presencial. As devoluções e empréstimos são feitos obrigatoriamente por marcação (via chat no Teams ou por e- mail - o geral das Bibliotecas IPS ou o e-mail de cada Biblioteca).

Horários de atendimento:

ESCE/ESS | biblioteca@esce.ips.pt
2ªs, 4ªs e 6ªas feiras, entre as 10h e as 12h e entre as 14h e as 15h30 

ESEsdi@ese.ips.pt
2ª a 6ª, entre as 9h e as 15h30

ESTSetúbal | biblioteca@estsetubal.ips.pt
2ªs, 3ªs, 5ªas e 6ªs feiras, entre as 10h e as 13h e entre as 13h30 e as 14h30
Todos os alunos que necessitem dos serviços de empréstimo domiciliário da Biblioteca da ESTSetúbal fora do seu horário de funcionamento devem entrar em contacto para o e-mail.

ESTBarreiro | Chat Teams
A biblioteca mantem-se encerrada. No entanto, o atendimento pode ser feito por marcação. 

O contacto com as Bibliotecas pode ainda ser efetuado por email, ou através de um chat de apoio, a funcionar no seguinte horário:
de 2ª a 6ª, entre as 09h e as 20h
Chat plataforma teams - Apoio Bibliotecas IPS

A página das Bibliotecas IPS  continuará a ser atualizada e a prestar o seu serviço à Comunidade.
Os livros podem ser devolvidos às respetivas Bibliotecas (ver moradas nos portais de cada escola) em correio registado com aviso de receção


Divisão Académica:
O atendimento presencial, na Divisão Académica do IPS (DA), está sujeito a marcação prévia:
às 3ª feiras das 10h às 12h
às 5ª feiras das 14h às 16h

Para agendar: enviar email para divisao.academica@ips.pt a solicitar marcação. Não serão realizados atendimentos presenciais sem marcação.

O contacto via email com a Divisão Académica deverá ser formulado:
- preferencialmente, através do endereço de email divisao.academica@ips.pt ,
- através de contacto telefónico, de 2ª a 6ª feira das 09h às 13h e das 14h às 17h
   Campus de Setúbal: 265 709 470
   Campus do Barreiro: 212 029 352
- pelo chat do teams, de 2ª a 6ª feira das 10h às 12h e das 15h às 19h.

 

Para aceder ao chat do Teams, no link abaixo, deve colocar as respetivas credenciais de estudante:
Chat da Divisão Académica

 

Serviços de Ação Social:
O Plano de retorno dos Serviços de Ação Social do IPS está disponível aqui.

Atendimento presencial
A Tesouraria e o setor de Bolsas e Alojamento vão regressar ao atendimento presencial, por marcação prévia nos termos abaixo:

Tesouraria (D. Isabel Fustigas): todas as quintas-feiras entre as 09h30 e as 14h00. Marcações através do endereço tesouraria@sas.ips.pt
Bolsas de Estudo: todas as terças-feiras (Drª. Cláudia Rosado) e sextas-feiras (Drª. Ana Sofia Batista) entre as 09h30 e as 14h00. Marcações através do endereço bolsas.estudo@sas.ips.pt
Alojamento (D. Cristina Almeida): todas as quartas-feiras entre as 09h30 e as 14h00. Marcações através do endereço alojamento@sas.ips.pt

Alimentação
Os bares nas Escolas Superiores irão manter-se encerrados.
O refeitório do campus de Setúbal irá continuar a servir refeições em regime de . A sala para almoços e serviço de bar funcionam entre as 08h00 e as 17h00 (número de lugares limitados).
Por forte recomendação das autoridades de saúde está interdita a utilização de micro-ondas e a disponibilização comunitária de bens como galheteiros.

Alojamento | Residência de Estudantes de Santiago
A Residência de Estudantes de Santiago mantém-se em funcionamento, e será autorizado o retorno de estudantes que justificadamente necessitem voltar a ocupar o seu quarto. Novas candidaturas serão aceites em data a divulgar (ano letivo 2020/2021). Para qualquer questão contactar: alojamento@sas.ips.pt

SASaúde
São retomadas as consultas presenciais nos seguintes termos:
Psicologia: todas as terças, quartas e quintas, às 9h30, 10h30, 11h30, 14h30, 15h30 e 16h30
Nutrição: todas as sextas, de manhã, às 09h30, 10h30 e 11h30
Medicina Chinesa: todas as segundas, de manhã, às 09h30, 10h30 e 11h30
Apesar de se manterem gratuitas, as consultas obedecem a marcação prévia através do email cristina.almeida@sas.ips.pt.

Clube Desportivo IPS
O Clube Desportivo IPS vai permanecer encerrado para atividade presencial até final do ano letivo. No entanto, e para garantir a boa forma física de todos os praticantes regulares, continuamos a disponibilizar aqui e  aqui.
Todos os inscritos em 2019/2020 (anuidade e 2º semestre) vão manter a sua inscrição válida para o 1º semestre de 2020/2021 (início a 1 de outubro de 2020 e final a 15 de fevereiro de 2021).

Unidos@IPS
Iniciativa destinada a apoiar os estudantes cujos rendimentos foram afetados pelas necessárias medidas de mitigação do surto de COVID-19 os SAS/IPS, em parceria com as Escolas Superiores e a AAIPS.
Consiste num programa de auxílio de emergência para pagamento de propinas, mensalidades da residência e outras despesas pontuais relacionadas com o percurso académico.
O regulamento do UNIDOS@IPS, incluindo as regras e requerimento para candidatura, está disponível para consulta aqui.

 

 

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Consulta de toda informação oficial e atualizada sobre a Pandemia: site da Direção- Geral de Saúde.

Informação do IPS sobre o Covid-19, recomendações, medidas e comunicações está disponível aqui.

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  • Avaliar a sua condição de saúde. Caso tenha sintomas associados à COVID19, ou tenha estado em contato com doentes infetados, não se desloque ao IPS, contacte o SNS24 e siga as recomendações;
  • O uso de máscara comunitária é obrigatório para toda a comunidade académica do IPS. Colocar uma máscara sobre a boca e nariz, assim que entrar no campus e utilizar a máscara em todas as áreas comuns e em espaços com mais de uma pessoa. A utilização de viseira não dispensa a utilização de máscara.
  • Manter a distância de 2m para com as outras pessoas, respeitando a sinalização colocada nos edifícios do IPS para o guiarem
  • Promover o cumprimento sem contacto físico como conduta social aceitável e justificada (não beijar, abraçar, apertar as mãos);
  • Promover a renovação do ar dos locais interiores com ar proveniente do exterior (abrindo as janelas);
  • Contribuir para a manutenção da área de trabalho/estudo devidamente , bem como os equipamentos utilizados;
  • Não praticar atividades potenciadoras de contágio: utilização de aparelhos recirculadores de ar interno das salas (ar condicionado sem circulação de ar externo); partilha de materiais e/ou equipamentos sem a devida higienização dos mesmos entre usos contínuos; partilha de telemóveis, tablets, computadores, auscultadores, teclados e objetos pessoais; atividades de confraternização, em espaços internos, com grupos superiores a 5 pessoas que não mantenham o distanciamento físico adequado; agrupamentos de mais de dez pessoas nos espaços exteriores; incumprimento da distância de segurança nos espaços exteriores e interiores. 

Seguir, como rotina, os procedimentos preventivos amplamente divulgados pela Direção-Geral de Saúde (DGS), designadamente:

  • Lavar frequentemente as mãos com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos, especialmente antes e após a preparação de alimentos, antes das refeições, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos estejam sujas;
  • Usar, em alternativa, para higiene das mãos uma solução à base de álcool;
  • Usar lenços de papel de utilização única para se assoar;
  • Deitar os lenços usados num caixote do lixo, lavando as mãos de seguida;
  • Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;
  • Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias;
  • Em caso de aparecimento de sintomas, que configurem um caso suspeito de acordo com a orientação da DGS, isto é, caso apresente infeção respiratória aguda (febre ou tosse ou dificuldade respiratória) requerendo ou não hospitalização, tenha viajado para áreas com transmissão comunitária ativa nos 14 dias antes do início de sintomas,  ou tenha contactado com caso confirmado ou provável de infeção por SARS-CoV-2/COVID-19, nos 14 dias antes do início dos sintomas, ou ainda um profissional de saúde ou pessoa que tenha estado numa instituição de saúde onde são tratados doentes com COVID-19.

O IPS garante a distribuição de kits individuais máscara e álcool gel à comunidade académica.

A informação detalhada sobre os procedimentos a adotar está disponível no Guia de regresso às atividades presenciais dos Estudantes IPS.

 

##5##

Atividades Académicas
As respostas às perguntas mais frequentes relacionadas com assuntos académicos, nomeadamente, propinas, candidaturas, pedidos e emissão de diplomas/cartas de curso e outras certidões, podem ser consultadas aqui.

Covid- 19
As perguntas mais frequentes acerca da pandemia Covid-19 têm resposta aqui.

 

 

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Consulte aqui todas as informações enviadas à comunidade IPS:

05.06.2020 | Despacho n.º98 | Entrega de Relatórios de Estágio, Projeto ou Dissertações

26.05.2020 | Despacho n.95 | Regresso às atividades presenciais | Informação sobre os procedimentos a adotar pelos estudantes

27.04.2020 | Despacho n.º78 | Orientações para o retorno gradual e progressivo às atividades presenciais

17.04.2020 | Levantamento progressivo das medidas de contenção nas IES no âmbito da pandemia provocada pela COVID- 19

10.04.2020 | Feliz Páscoa | Mensagem do Presidente do IPS

09.04.2020 | Despacho n.º71 | Normas Enquadradoras do Processo de Ensino a Distância

27.03.2020 | Apoio ao Ensino a Distância | Cedência de computadores

24.03.2020 | Dia do Estudante | Mensagens do Presidente do IPS e do Presidente da AAIPS (vídeo)

23.03.2020 | Ensino à Distância | Aulas regressam a 26 de março

21.03.2020 | Mensagem do Presidente do IPS (vídeo)

19.03.2020 | Funcionamento dos serviços de apoio ao estudante

15.03.2020 | Comunicado do Presidente do IPS

04.03.2020 | Recomendaçoes Covid-19

28.03.2020 | Novo Coronavírus (Covid-19)

Communications in english are avalilable  here.

 

 

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A situação atual obrigou a mudanças significativas nas nossas rotinas, estando a grande maioria da nossa comunidade académica a estudar e/ou a trabalhar a partir de casa.

Contudo, a distância que devemos manter, agora, não deve ser sinónimo de separação. Por esse motivo, lançamos o desafio a toda a comunidade de partilhar a sua experiência e recomendações para viver, da melhor forma, o presente e o futuro.

Estes testemunhos são publicados nas nossas páginas nas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) e no Portal IPS, para aproximar e inspirar toda a nossa comunidade. 


Como está a estudar e/ou trabalhar?
 Tem alguma palavra de esperança e/ou recomendação?
Pode enviar o seu testemunho num dos seguintes formatos:

1) Grave um vídeo de curta duração (no máximo 60 segundos), na vertical;

2) Tire uma foto ilustrativa, com um testemunho escrito.

Envie para o email: gi.com@ips.pt

Para o esclarecimento de quaisquer dúvidas e/ou procedimentos em caso de ocorrência de sintomatologia, ou outros aspetos que decorram das medidas tomadas pelo IPS à contenção da propagação do COVID-19, contacte-nos através do endereço covid19@ips.pt ou 265 709 308 (entre as 08h30- 20h00).

 30 de julho/2020

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