Atividade letiva 2019-2020

.

O Despacho nº 55/Presidente/2020 ( Suspensão de estágios) implementou um conjunto de medidas de forma a conter a propagação do coronavírus. Desde então, no âmbito das medidas de contenção e mitigação do COVID-19, foram adotadas, no IPS, as seguintes medidas:

As aulas presenciais forma suspensas e foi adotada a modalidade de Ensino à Distância (EaD). Nestes moldes, as aulas foram retomadas no dia 26 de março de 2020.

Mantêm-se os horários das aulas já estabelecidos, com recurso ao Moodle como plataforma base, além das plataformas Teams e Zoom, usadas para as interações via videoconferência. Existe uma área no Moodle (Ensino a Distância IPS) com informações e tutoriais de apoio para os estudantes menos familiarizados com estes recursos. Aceda aqui.

Cabe aos docentes optar pela metodologia mais pertinente face à matéria em causa, sejam as aulas por videoconferência, o esclarecimento de dúvidas ou a resolução de casos práticos, entre outras. Estas atividades poderão também ser substituídas por outras que não exijam a presença on-line simultânea entre estudantes e docentes.

Nesta fase de transição e de adaptação ao regime de EaD, o IPS tem ao dispor para consulta um documento orientador, que pretende ser um contributo para um melhor entendimento dos princípios de funcionamento e partilha de dicas úteis.

Consciente das dificuldades sentidas pelos estudantes que não possuem meios informáticos e/ou acesso à Internet, o IPS está também a envidar esforços no sentido de criar soluções para prestar apoio nesses casos.

Foram adotadas medidas especificas para o desenvolvimento das atividades de avaliação em cada uma das escolas. Para mais informações, consulte a sua escola.

O Despacho nº 63/Presidente/2020 ( Suspensão das atividades letivas/Adoção de medidas extraordinárias) determina a suspensão temporária de todos os estágios/ensino clínico/educação clínica/educação para a prática/prática clínica, salvaguardando os que possam ser realizados com recurso a meios digitais. Estas e outras situações excecionais devem ser sujeitas a análise e autorização por parte do diretor da respetiva Unidade Orgânica.