IPS e Universidade de São Paulo promovem Jornadas da Voz

Intercâmbio transatlântico marcado para sábado, dia 17

A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS) assinala este ano o Dia Mundial da Voz em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Brasil, através das IV Jornadas da Voz, que decorrem no próximo sábado, dia 17, via plataforma Zoom.

O intercâmbio transatlântico, que se enquadra na Semana da Voz da ESS/IPS, reúne os esforços dos cursos de licenciatura em Terapia da Fala (ESS/IPS) e Fonoaudiologia (FMUSP), contemplando a apresentação de trabalhos científicos e projetos comunitários realizados por docentes, estudantes e colaboradores de ambas as instituições.

Tendo como destinatários a população académica e os profissionais interessados na área da Voz Profissional, nas suas vertentes artística e não artística, o encontro internacional tem sessão de abertura marcada para as 14h00, a cargo de António Manuel Marques, diretor da ESS/IPS, Sónia Lima, coordenadora da licenciatura em Terapia da Fala (ESS/IPS), e Kátia Nemr, coordenadora do Laboratório de Voz da Universidade de São Paulo.

Ao longo da tarde, serão abordadas as temáticas de Divulgação e Ciência da Voz, com a apresentação de dois laboratórios, em Portugal e no Brasil; Voz Profissional Artística, que dará destaque às áreas do teatro musical e do canto, abordando, entre outros estudos, a "Voz do Fado: Perfil Acústico e Audiopercetivo"; e Voz Profissional não Artística, que se debruçará sobre os casos particulares dos professores e dos jornalistas.

A sessão de encerramento, marcada para as 16h50, estará a cargo de Ana Castro, coordenadora do Departamento de Ciências da Comunicação e Linguagem da ESS/IPS.

A entrada é livre, mediante obtenção de palavra-passe após inscrição obrigatória em https://forms.gle/yPdfXKGiGwz6Qrrd6.

15 de abril/2021