António Costa e Silva profere oração de sapiência do Dia do IPS

Sessão solene comemorativa e abertura do novo ano académico | 7 de outubro

##1## António Costa e Silva, presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PPR), é este ano o convidado a proferir a tradicional oração de sapiência, em mais uma sessão solene comemorativa do Dia do IPS, que decorre já no próximo dia 7 de outubro, pelas 15h00, no Auditório Nobre.

A iniciativa, que assinala simultaneamente a abertura do novo ano académico, oferece um vasto programa comemorativo que tem o seu arranque com a tomada de posse da nova presidente do Conselho Geral, Sandra Martinho, diretora para a área de Educação e Filantropia na Microsoft Portugal, que usará da palavra, a par do presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Académica do IPS, Bruno Fragueiro, e do presidente do IPS, Pedro Dominguinhos.

A oração de sapiência ficará este ano a cargo de António Costa e Silva, professor jubilado do Instituto Superior Técnico (IST), ex-presidente do Conselho de Administração da petrolífera Partex e responsável, ao longo de mais de 40 anos de carreira, pela coordenação de vários projetos internacionais na área da energia, em particular no Médio Oriente, Argélia, México, Venezuela, Rússia, Irão, Arábia Saudita, Brasil e Angola. Um percurso cuja "idoneidade, competência, aptidão, experiência profissional e formação" foram reconhecidas pelo Governo ao nomear António Costa e Silva como responsável pelo programa de relançamento da economia portuguesa para 2020-2030.

O reconhecimento institucional marca ainda o programa do Dia do IPS, com a entrega de medalhas de mérito e de valorização do percurso profissional dos trabalhadores docentes, não docentes e aposentados. Será também uma oportunidade para premiar o mérito académico dos estudantes e diplomados, de anunciar o vencedor do Prémio Carreira alumniIPS 2021 e de reconhecer o envolvimento da comunidade académica na resposta aos desafios da sustentabilidade, com a entrega do 1º Prémio IPS Sustentável.

A cerimónia comemorativa encerra com a entrega dos Títulos e Distinções Honoríficas, sendo que, pela primeira vez na história da instituição, será atribuído o título de Professor Honoris Causa, a anunciar em breve.

No cumprimento das medidas de prevenção da Covid-19 a cerimónia será restrita a um número reduzido de participantes, mas terá transmissão online a partir da página oficial do IPS no YouTube.

Créditos da fotografia: ACS Reinaldo Rodrigues, Global Imagens

30 de setembro/2021