José Mourinho recebe primeiro título de Professor Honoris Causa

Dia do IPS com oração de sapiência a cargo de António Costa e Silva

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai este ano atribuir, pela primeira vez, o título de Professor Honoris Causa, distinção que será inaugurada com José Mourinho, treinador setubalense e figura notável na área do desporto.

A cerimónia de homenagem terá lugar no âmbito da sessão solene comemorativa do Dia do IPS, que decorre já amanhã, dia 7 de outubro, a partir das 15h00, no Auditório Nobre, marcando simultaneamente a abertura do novo ano académico. "Personalidade de excelência, nascida em Setúbal, de reconhecido mérito a nível internacional", José Mourinho, "mercê da sua dedicação ao desporto, tem contribuído de forma inigualável para a dignificação e reconhecimento desta área do conhecimento, de natureza estratégica para o IPS, contribuindo para o prestígio de Setúbal e de Portugal em todo o mundo", justifica a instituição.

A iniciativa, em formato híbrido (presencial e online), oferece um vasto programa comemorativo que tem o seu arranque com a tomada de posse da nova presidente do Conselho Geral, Sandra Martinho, diretora para a área de Educação e Filantropia na Microsoft Portugal, que usará da palavra, a par do presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Académica do IPS, Bruno Fragueiro, e do presidente do IPS, Pedro Dominguinhos.

##2## A oração de sapiência ficará este ano a cargo de António Costa e Silva, presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PPR), professor jubilado do Instituto Superior Técnico (IST) e ex-presidente do Conselho de Administração da petrolífera Partex. O convidado é responsável, ao longo de mais de 40 anos de carreira, pela coordenação de vários projetos internacionais na área da energia, em particular no Médio Oriente, Argélia, México, Venezuela, Rússia, Irão, Arábia Saudita, Brasil e Angola, um percurso cuja "idoneidade, competência, aptidão, experiência profissional e formação" foram reconhecidas pelo Governo ao nomeá-lo como responsável pelo programa de relançamento da economia portuguesa para 2020- 2030.

O reconhecimento institucional marca ainda o programa do dia, com a entrega de medalhas de mérito e de valorização do percurso profissional dos trabalhadores docentes, não docentes e aposentados. Será também uma oportunidade para premiar o mérito académico dos estudantes e diplomados, de anunciar o vencedor do Prémio Carreira alumniIPS 2021 e de reconhecer o envolvimento da comunidade académica na resposta aos desafios da sustentabilidade, com a entrega do 1º Prémio IPS Sustentável.

A cerimónia comemorativa encerra com a entrega dos Títulos e Distinções Honoríficas, com destaque para o primeiro título de Professor Honoris Causa atribuído pela instituição e também para o Diploma de Instituição de Mérito Científico e Tecnológico, atribuída à empresa LAUAK - Indústria Aeronáutica "como forma de reconhecimento pela atividade desenvolvida, ao longo dos últimos 17 anos, no distrito de Setúbal, num percurso marcado pelo desenvolvimento de projetos de investigação e de aplicação prática em estreita parceria com o IPS, envolvendo docentes, investigadores e estudantes".

O IPS atribui igualmente Medalhas de Excelência aos trabalhadores Noémia Dimas, Alberto Mimoso e José Cardoso (a título póstumo) pelo excecional comportamento, zelo e competência nas suas funções. O título de Professor Emeritus é atribuído ao docente Jorge Pinto "como reconhecimento pela atividade profissional desenvolvida, ao longo de mais de 30, na ESE/IPS", percurso em que se destaca o envolvimento em "projetos internacionais de grande envergadura no domínio da formação de professores e da promoção do sucesso escolar".

No cumprimento das medidas de prevenção da Covid-19 a cerimónia será restrita a um número reduzido de participantes, mas terá transmissão online a partir da página oficial do IPS no YouTube.

Fotos: José Mourinho (Instagram oficial); António Costa e Silva (ACS Reynaldo Rodrigues Global Imagens)

06 de outubro/2021