This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

IPS distinguido por boas práticas na área da sustentabilidade

APEE atribui menção honrosa ao projeto "IPS ECO"

##1##

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) foi novamente distinguido pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), pelas suas boas práticas na área da Responsabilidade Social e Sustentabilidade, em cerimónia realizada esta terça-feira, 14, em Lisboa.

Nesta que foi a 7ª edição da iniciativa Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade (RPRSS), a instituição recebeu uma menção honrosa pelo projeto "IPS ECO", enquadrado no Eixo I - Responsabilidade Social e na categoria Comunidade.

O projeto reúne um conjunto de ações nas áreas dos resíduos, água, energia, floresta, mar, mobilidade sustentável e vida saudável, entre outras, tendo como denominador comum a promoção da mudança de comportamentos para uma melhoria do desempenho ambiental, quer internamente, no espaço-escola, quer na comunidade alargada da região de Setúbal.

Como membro ativo do programa internacional Eco-Escolas, que lhe valeu a renovação do respetivo galardão, pelo terceiro ano consecutivo, atribuído às suas cinco escolas superiores, o IPS tem vindo a intervir, não só na requalificação paisagística dos seus campi, como também na salvaguarda da sua rica biodiversidade. Destacam-se, a título de exemplo, ações de identificação e caracterização de espécies de fauna e flora, a recolha de imagens do património natural, a instalação de caixas-ninho para aves, a plantação de espécies autóctones e a dinamização do projeto de ciência cidadã na plataforma Biodiversity4All.

Paralelamente, têm vindo a ser desenvolvidas outras atividades, como ações de voluntariado para limpeza do estuário do Sado, integrando o programa de acolhimento aos novos estudantes, a disponibilização de mais ecopontos no interior dos edifícios e nos espaços exteriores, bem como de dispensadores de água, e a realização de iniciativas de divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, de que são exemplo dois ciclos de webinars convidando vários especialistas sobre as 17 metas a atingir.

Recorde-se que, na edição de 2020 do RPRSS, o IPS foi o vencedor nas categorias Comunidade (Eixo 1 - Responsabilidade Social), pelas várias iniciativas desenvolvidas no âmbito do projeto "IPS Solidário", e Educação de Qualidade (Eixo II - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), por todo o conjunto de ações realizadas de apoio à educação em contexto de pandemia.

Visando distinguir a implementação de práticas que contribuem ativamente para o desenvolvimento sustentável, o RPRSS é uma iniciativa da APEE que conta com os apoios da AIP - Associação Industrial Portuguesa, Aliança ODS Portugal, CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, CIP - Confederação Empresarial de Portugal, Fundação Montepio, Global Compact Network Portugal e IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação.

##2##

17 de dezembro/202

 

Opções
Últimas Notícias
Mobilidade Erasmus para staff | Candidaturas até 12 de junho
Politécnico de Setúbal acolhe festival de cinema e cidadania
IPS acolhe dois novos membros na Universidade Europeia E³UDRES²
E³UDRES² promove Bootcamp 2022 | Inscrições até 20 de maio
Titulares de Ensino Profissional ou Artístico | Candidaturas até 3 junho