Curso de Formação Científica e Pedagógica de Voluntári@s

IPS e Fundação Portuguesa 'A Comunidade Contra a Sida' formam voluntários/as no combate ao VIH/SIDA

O Instituto Politécnico de Setúbal acolhe nos dias 13, 14, 18 e 19 de janeiro os estudantes do ensino superior para a 8.ª edição do Curso de Formação Científica e Pedagógica para Voluntários/as, uma iniciativa da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) através do seu Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Setúbal, em parceria com a Escola Superior de  Educação (ESE/IPS) e a Escola Superior de Saúde (ESS/IPS). A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e decorre no âmbito do Projeto Nacional de Educação pelos Pares - "Sexualidade e Prevenção da Infeção VIH/SIDA".

O projeto visa intervir no âmbito da promoção da saúde em áreas fundamentais como a sexualidade, a prevenção de infeções sexualmente transmissíveis, a gravidez não planeada e o consumo de substâncias psicoativas com enfoque no desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos jovens e na melhoria do seu nível da literacia em saúde e dos relacionamentos afetivo-sexuais contribuindo para a redução de comportamentos sexuais de risco e suas consequências e para a tomada de decisões saudáveis e responsáveis que previnam a infeção por VIH.

Os estudantes que frequentarem este curso de formação científica e pedagógica de voluntários/as serão os mentores deste grande projeto nacional e atuarão, organizados em Brigadas Universitárias de Intervenção e/ou Teatro Universitário de Intervenção, na implementação do PNEP em Escolas Básicas e Secundárias e Instituições do concelho de Setúbal.

A Formação Científica tem início às 09h30, do dia 13 de janeiro, online, com uma sessão de boas-vindas a cargo do presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, da presidente da Fundação Portuguesa "A Comunidade contra a Sida", Filomena Frazão de Aguiar, do Vereador da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, da diretora da Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo, do Instituto Português do Desporto e Juventude e a Coordenadora Científica do CAOJ de Setúbal, Lucília Nunes.
Estão previstos vários painéis de discussão sob a moderação do jornalista e docente do IPS, Ricardo Nunes, e de Patricia Arguello e Lino Ramos, coordenadores pedagógicos do CAOJ Setúbal, com a participação de profissionais de saúde, docentes da ESS/IPS e da ESE/IPS e técnicos ligados à prevenção de comportamentos de risco. Serão abordadas as questões dos afetos, sexualidade, identidade e expressão de género, cidadania sexual, abuso e violência nos relacionamentos e consumo de substâncias psicoativas, centrando-se na discussão do VIH/SIDA e outras infeções sexualmente transmissíveis, desigualdades e direitos humanos.
A conferência de encerramento da formação científica, prevista para as 12h45, do dia 14 de janeiro, será proferida por Mário Pereira, Coordenador Nacional da Educação da FPCCSIDA.
A Formação Pedagógica nos dias 18 e 19 de janeiro será realizada em regime presencial, no IPS, onde serão abordadas metodologias ativas e participativas para capacitação dos jovens para o voluntariado e cidadania ativa sob a supervisão pedagógica das docentes Amélia Rosa, Glória Silva, Júlia Morgado e Paula Barroca, do CAOJ Setúbal.

Formação Científica | 13 e 14 de janeiro 2022 | Online
Formação Pedagógica | 18 e 19 de janeiro 2022 | Presencial

Inscrições AQUI | Formação Gratuita | Com Certificados

Consulte o programa aqui.

Mais informações: Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra A Sida" | CAOJ Setúbal | caoj.setubal.fpccsida@gmail.com

10 de janeiro/2021