Estudantes do IPS preparam-se para travessia solidária por Marrocos

Equipa Hope Delivers está a angariar bens ao longo desta semana

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) apoia a equipa Hope Delivers, dois estudantes que, entre os próximos dias 8 e 16 de outubro, empreendem uma aventura por estrada rumo ao interior de Marrocos, para fazer chegar material solidário a locais inóspitos e desfavorecidos.

A equipa, composta por Hugo Mendes e Diogo Carrasco, ambos a frequentar a licenciatura em Contabilidade e Finanças, integra a edição de 2022 do projeto Uniraid, conhecido como o "Dakar dos universitários", depois  do adiamento em 2021, imposto pelo contexto pandémico.

Trata-se de uma grande aventura humanitária, para estudantes com espírito empreendedor, que pressupõe uma viagem de nove dias pelo deserto marroquino, a bordo de um veículo com mais de 20 anos, e levando na bagagem 40 kg de material para entregar nas aldeias mais inacessíveis.

O IPS apoia a iniciativa acolhendo em exposição, ao longo desta semana,  o carro que vai participar na prova, numa ação de divulgação e angariação de bens junto da sua comunidade académica e do público externo que quiser contribuir. Depois de ter passado pelas escolas superiores de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS) e de Educação (ESE/IPS), hoje a viatura estará estacionada na entrada da Escola Superior de Tecnologia (ESTSetúbal/IPS) e amanhã e sexta-feira junto ao edifício das escolas superiores de Ciências Empresariais (ESCE/IPS) e de Saúde (ESS/IPS). Roupa, calçado, brinquedos e material escolar como cadernos, lápis e canetas, são alguns dos bens que podem ser doados.

"Sempre tivemos o objetivo de participar em projetos de voluntariado e, quando  soubemos do Uniraid, percebemos que era o projeto ideal. Para além de ajudar pessoas que vivem em condições precárias em locais inóspitos, com bens que para elas são fundamentais, é também uma oportunidade de contactar com uma realidade completamente diferente daquela que encaramos no nosso dia a dia", refere Hugo Mendes.

Para o estudante, "saber que esse pequeno gesto poderá melhorar a vida dessas pessoas é algo sem dúvida muito gratificante", além do desafio da travessia que, acredita, permitirá desenvolver "ferramentas que vamos levar para o resto da nossa vida".

A doação de bens poderá também ser feita por contacto com a equipa, através das suas redes sociais, nomeadamente nas páginas de Facebook e de Instagram.

28 de setembro/2022