Semana da Ciência e da Tecnologia no IPS | 19 a 22 novembro

17.ª edição recebe cerca de 600 alunos

Descobrir a Mecânica à boleia de Isaac Newton, explorar as áreas do Ambiente, Mar e Biomédica inspirado por Charles Darwin, entrar nos universos da Informática e Robótica pelas mãos de John Von Neumann, ou descobrir os segredos da Eletrotecnia e Eletrónica sob a égide de Michael Faraday. É o que propõe o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) em mais uma edição da Semana da Ciência e Tecnologia, a decorrer entre os próximos dias 19 e 22 de novembro, reunindo perto de 600 alunos das escolas secundárias e profissionais.

##1## ##2## ##3##

O evento, que é já um marco no calendário escolar da região, volta a transformar as escolas superiores de Tecnologia do IPS, em Setúbal (ESTSetúbal/IPS) e no Barreiro (ESTBarreiro/IPS), no palco onde se desenrolará a primeira experiência no ensino superior para centenas de crianças e jovens, permitindo- lhes conhecer de perto a oferta formativa do IPS nas áreas tecnológicas e científicas.

Na semana em que se celebra o Dia Mundial da Ciência (24 de novembro), o IPS homenageia assim várias figuras incontornáveis do progresso científico, como os que dão nome aos vários circuitos temáticos propostos, que podem ser percorridos de acordo com os interesses e áreas de estudo dos participantes. O programa de atividades contempla ainda a possibilidade de entrar em contacto direto com os projetos de investigação e equipamentos desenvolvidos pelos estudantes e docentes do IPS.

Os quatro circuitos temáticos estarão disponíveis na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, de 19 a 22 de novembro, em dois turnos diários, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.

A Escola Superior de Tecnologia do Barreiro vai concentrar as suas atividades no dia 20, entre as 14h30 e as 16h30, propondo este ano como novidade uma viagem pela sua oferta formativa em formato de jogos de fuga (escape rooms). Ao longo de duas horas, os laboratórios da ESTBarreiro transformam-se em Escape Labs, desafiando os mais novos a resolver vários enigmas alusivos a áreas como Biotecnologia, engenharias Civil e Química, Tecnologias do Petróleo e Bioinformática.

Inscrições aqui.

12 de novembro/2019