PROCEDIMENTO DE INSCRIÇÕES 2022/2023
A inscrição dos estudantes a frequentar cursos ministrados nas
Escolas do IPS é efetuada online, no portal da Escola, apenas se
considerando completa após:
(1) a inscrição nas unidades curriculares,
(2) o pagamento da 1ª prestação da propina,
(3) do comprovativo de morada de residência fiscal, apenas
em caso de alteração (enviado através da conta de correio
eletrónico do IPS, para o endereço divisao.academica@ips.pt).
A inscrição decorre no período estabelecido no calendário de
matrículas e inscrições, sendo aplicada a coima prevista na tabela
de emolumentos a quem não cumpra
os prazos estabelecidos.
DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÕES
As inscrições são realizadas exclusivamente online.
A inscrição implica o pagamento de uma taxa, que contempla o
seguro escolar e
os custos com o processo de inscrição, bem como uma propina de
acordo com o regulamento de propinas. A propina pode ser paga na
totalidade ou em 10 prestações, sendo a primeira paga
obrigatoriamente no ato de inscrição independentemente da data
que consta na referência multibanco. A inscrição apenas fica válida
após o pagamento da primeira prestação da propina, com exceção
dos candidatos a bolsa de estudo. Caso não seja paga dentro do
prazo estabelecido, serão aplicadas coimas por não cumprimento de
prazos.
Em caso de alteração de morada, os estudantes têm ainda que
proceder ao envio, à Divisão Académica, do comprovativo da
mesma, que pode ser obtido por uma das seguintes formas:
a) No Portal das Finanças - pedindo o comprovativo de
morada fiscal no Portal das Finanças. Basta aceder ao Portal, e
carregar em “Serviços Tributários”. Deverá então seguir o seguinte
caminho: Serviços Tributários > Cidadãos > Obter > Certidões >
Efectuar Pedido. Aí poderá obter a sua certidão de domicílio fiscal. A
grande vantagem de obter este comprovativo é que não representa
qualquer despesa.
b) Na Loja do Cidadão - Pode solicitar o comprovativo de
morada (que vive e onde vive), o qual tem custos. O comprovativo é
entregue no próprio dia.
c) Na Junta de Freguesia - Pode também obter o
comprovativo na Junta de Freguesia. O custo é o mesmo do aplicado
na Loja do Cidadão, não sendo em geral fornecido no próprio dia.
MUDANÇAS
DE REGIME ENTRE DIURNO E PÓS-LABORAL/NOTURNO E
MUDANÇAS DE RAMO
Para os cursos que funcionam em mais que um regime (diurno e
noturno ou pós-laboral), ou possuam ramos, apenas é aceite um
pedido de mudança de regime ou de ramo por ano letivo, implicando
sempre a realização de uma candidatura, nos prazos estabelecidos e o
pagamento de emolumentos.
Além disso, as mudanças de regime e as mudanças de ramo não
podem ser solicitadas no ano de matrícula.
Na ESTSetúbal não são aceites pedidos de alteração entre o horário
diurno e o pós-laboral.
REGIME
PRECEDÊNCIAS
O regime de precedência pode ser consultado no documento
Regime de Precedências do IPS.
CALENDÁRIO DE INSCRIÇÕES
As inscrições no ano letivo 2022-2023 realizam-se nos seguintes
períodos:
Para os estudantes de CTeSP, Licenciatura e Mestrado que não
realizam exames em época especial
22 de agosto a 9 de setembro
Para os estudantes de CTeSP, Licenciatura e Mestrado que
realizam exames em época especial
14 de setembro a 7 de outubro