This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Notícias > O desenvolvimento da competência de escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?
Mapa da ESE Setúbal
Mapa interactivo do campus. Clique num determinado edifício.

O desenvolvimento da competência de escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo

Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico


Mota, A. (2018). O desenvolvimento da competência de escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo. Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal.

Relatório da componente de investigação do Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, sob a orientação da Professora Ana Luísa Costa.

O projeto de investigação sobre "O desenvolvimento da escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo" permitiu analisar se o trabalho colaborativo melhorava a escrita compositiva com os objetivos específicos de (i) descrever e interpretar a intervenção pedagógica realizada para compreender se alunos sem hábitos de trabalho colaborativo conseguiam desenvolver estratégias de colaboração em contexto de escrita colaborativa, (ii) descrever tipos de mecanismos discursivos nas interações das crianças que evidenciavam trabalho colaborativo, (iii) descrever atividade metalinguística em curso nas interações dos alunos durante o processo de escrita e (iv) caracterizar o conhecimento sobre pontuação ativado pelos alunos durante o processo de escrita. O projeto foi implementado numa turma de 3.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do Ensino Básico. Este projeto inseriu-se numa abordagem de investigação sobre a prática, integrando-se num paradigma metodológico qualitativo/interpretativo. A intervenção educativa foi desenvolvida através de uma sequência didática que permitiu refletir sobre o papel do trabalho colaborativo no desenvolvimento de competências de escrita compositiva.

Texto integral no RCIPS - http://hdl.handle.net/10400.26/25522



Opções
Últimas Notícias
Aula Aberta "Cultura: Políticas de Governo e Opção de Mercado/ Política Alternativa e Direito Constitucional"
IV Ciclo de Aulas Abertas "Fala-me de Cultura"
Conferência "Discursos e Práticas no Campo Educativo - Uma Pedagogia contra o Outro?" - SPCE e ESE/IPS
Aula Aberta "Igualdade de oportunidades de género: crianças, educadores/as e famílias. O caminho é difícil, mas podemos lá chegar..."
Pré-Requisitos 2019/2020
Página gerada em: 2019-03-22 às 18:18:14