This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Notícias > Histórias com arte: das histórias infantis à expressão plástica
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?
Mapa da ESE Setúbal
Mapa interactivo do campus. Clique num determinado edifício.

Histórias com arte: das histórias infantis à expressão plástica

Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico


Carvalho, I. M. L. de (2019). Histórias com arte: das histórias infantis à expressão plástica. Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal.

Relatório da componente de investigação do Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, sob a orientação dos Professores António Ângelo Vasconcelos e Mariana Oliveira Pinto.

"O presente projeto de investigação centra-se no estudo realizado em contexto de estágio, numa escola de 1.º Ciclo do Ensino Básico, turma de 3.º ano de escolaridade. O tema do projeto centra-se nos domínios da Educação Literária e Expressão Plástica, tendo como objetivo compreender de que modo as histórias infantis promovem o desenvolvimento de competências e aprendizagens associadas à Expressão Plástica. Assim, do ponto de vista metodológico, o estudo enquadra-se numa abordagem de investigação quantitativa e qualitativa, com características da metodologia investigação-ação, em que através de materiais escritos e visuais se procurou analisar e compreender a problemática do estudo. Os resultados obtidos destacam que as histórias infantis, através da estratégia didática implementada - o Círculo de Leitura - contribuem para aquisição de aprendizagens e competências no domínio da Expressão Plástica, mais propriamente, (i) no desenvolvimento da expressividade e do diálogo sobre o que se vê e sente, de modo a construir variados discursos e leituras sobre a realidade; (ii) apreciar esteticamente narrativas visuais e (iii) criar representações integrando conceitos, técnicas e materiais. O Círculo de Leitura possibilita também o trabalho colaborativo, permitindo a manifestação de sentimentos, ideias e pontos de vista em pequenos grupos. Esta proposta didática estabelece assim a relação entre a linguagem verbal e visual, através da exploração das histórias e respetivas ilustrações."

Texto integral no RCIPS - http://hdl.handle.net/10400.26/30627



Opções
Últimas Notícias
Jornada de Educação - Uma escola em Mudança
A presença negra na cidade de Setúbal
Aula Aberta | Aprender a aprender com os outros: Observar, registar e divulgar no jardim de infância
X Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
Página gerada em: 2020-02-23 às 05:01:54