Início > Notícias > O meio exterior da escola no ensino do estudo do meio

O meio exterior da escola no ensino do estudo do meio

Pereira, M. A. R. (2019). O meio exterior da escola no ensino do estudo do meio. Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal.

Relatório da componente de investigação do Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, sob a orientação dos Professores Luís Carlos Santos e Fernando Vasconcelos Almeida.

"O presente relatório apresenta os resultados de um processo investigativo sobre uma intervenção pedagógica desenvolvida numa escola Básica da cidade de Setúbal, no âmbito da unidade curricular de "Estágio IV" do curso de Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico da ESE/IPS. Pretende-se refletir sobre as potencialidades da utilização do meio exterior da escola para as aprendizagens na área do Estudo do Meio. A intervenção pedagógica desenvolvida e que foi objeto do estudo centrou-se na abordagem com os alunos do tema das atividades produtivas nacionais, através da utilização do meio exterior como contexto e recurso das estratégias de ensino / aprendizagem adotadas. Assim, o espaço exterior à sala de aula, o meio local, enquanto espaço vivido pelos alunos, possibilitaram partir das suas conceções prévias para processos de construção do conhecimento desenvolvidos em atividades de contacto direto e de exploração das realidades locais. Este estudo insere-se no paradigma interpretativo/qualitativo e numa perspetiva metodológica de "Investigação sobre a Prática". Consequentemente, a observação participante, o inquérito por questionário e por entrevista e a análise documental e de conteúdo foram as técnicas de investigação privilegiadas."

Texto integral no RCIPS - http://hdl.handle.net/10400.26/30716

Página gerada em: 2024-03-29 às 09:57:07