This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

A Ajuda Contextual não se encontra disponível  
home
Início > E-Books
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?
Mapa da ESE Setúbal
Mapa interactivo do campus. Clique num determinado edifício.

e-Books da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal

Os e-books reúnem textos que incidem sobre temas desenvolvidos em articulação com a atividade científica e pedagógica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Contribuem, deste modo, para o debate e divulgação do saber nas áreas de intervenção desta escola.


Contornos de um caminho dedicado à educação

A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal comemora este ano 30 anos. A sua história integra aspetos que marcam o desenvolvimento da Educação a nível nacional e que se concretizam em intervenções significativas ao nível da formação inicial e contínua de educadores e professores, na reconversão profissional e na especialização para outras funções educativas. Há já mais de 20 anos a sua oferta formativa passou igualmente a incluir formações focadas na área da Comunicação Social, da Animação Sociocultural e do Desporto, áreas em que temos igualmente vindo a desenvolver uma ação significativa e de qualidade.

Neste e-book reunimos os textos escritos que recebemos de Ana Maria Bettencourt, Albertina Palma, José Duarte e Fernanda Botelho, que enriquecem o nosso património institucional e que muito agradecemos.


Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (III): Investigar as Práticas em Contexto

O desafio de formar educadores, professores e outros profissionais para o século XXI passa pela produção de novo conhecimento, quer ele seja de caráter fundamental, quer seja aplicado e, portanto, associado às práticas. Esse foi o tema que norteou o 3º Seminário de Investigação “Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (III): Investigar as Práticas em Contexto”, realizado na ESE de Setúbal, no dia 30 de outubro de 2014, que fecha, de certo modo, um ciclo de eventos com características idênticas, iniciado em 2012.

Este 3º e-book resulta do desafio lançado aos conferencistas e comunicantes para desenvolverem as suas comunicações e as submeterem como artigos, tendo obtido uma resposta muito significativa. Os investigadores Koeno Gravemeijer, da Universidade de Tecnologia de Eindhoven (Holanda) e Domingos Fernandes, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, abrem esta publicação com dois artigos de grande relevo científico e atualidade, respetivamente sobre (1) o design research e, em particular, as experiências de ensino como uma metodologia de investigação em educação e (2) sobre questões metodológicas numa investigação sobre práticas de ensino e avaliação no ensino superior.

Seguem-se os comentários a cada uma das conferências e dezoito artigos relativos a investigações realizadas por docentes e estudantes de seis escolas do ensino superior politécnico e universitário, em temas tão diversos como a família na educação de infância, as aprendizagens nos primeiros anos, a avaliação, o teatro e a música, o desporto, a animação sociocultural, a formação contínua de professores ou a surdez na população idosa.


Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (II): Olhares para uma realidade

Esta publicação, tal como a do ano anterior, inscreve-se numa posição da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal assente, por um lado, na importância da reflexão e da discussão sobre as relações entre a teoria, os dados e a produção de conhecimento, através de diferentes olhares sobre as realidades e práticas complexas que constituem os universos em estudo, e por outro, na valorização da partilha com a comunidade académica e educativa de alguns dos principais trabalhos investigativos que envolvem, predominantemente, docentes e estudantes de mestrado da instituição e de outras escolas do Instituto.

A presente publicação decorre dos trabalhos apresentados no segundo Seminário de Investigação, “Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (II): Olhares para uma realidade” realizado na instituição no dia 31 de outubro de 2013 e é constituída pelos artigos que resultam: (a) das duas conferências plenárias, proferidas pelos professores Pedro Abrantes, sobre o método biográfico, e Margarida Alves Martins, sobre a compreensão e análise das escritas inventadas e os respetivos comentários realizados pelas professoras Cristina Gomes da Silva e Ana Castro e; (b) de um conjunto de quinze comunicações abrangendo áreas diferenciadas como as artes visuais, o desporto, as ciências da comunicação, as ciências da natureza, a matemática, a língua, as tecnologias de informação e comunicação, a animação sociocultural e as políticas públicas. Áreas que englobam temáticas diversas como, por exemplo, o desenvolvimento curricular, a avaliação, o insucesso e o abandono escolar, o desenvolvimento profissional dos professores, o envelhecimento, a educação pré-escolar e o 1.º ciclo.

Para ler em formato EPUB, faça o download de um leitor de e-book como, por exemplo, o Calibre, ou use o Play Livros da Google.


Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (I): Estudos de caso e Investigação-ação
 

Esta publicação traduz uma preocupação e um compromisso da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal para com a comunidade educativa. Uma preocupação em discutir e refletir sobre o papel das teorias e dos dados na construção do conhecimento, através de diferentes abordagens metodológicas. Um compromisso em valorizar e disponibilizar alguns dos principais trabalhos de investigação envolvendo docentes em formação avançada e alunos de mestrado da instituição.

Ela decorre naturalmente dos trabalhos do Seminário de Investigação, Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (I), realizado nesta instituição no dia 8 de novembro de 2012. Dela fazem parte os artigos que resultam das duas conferências plenárias, proferidas pelos professores João Pedro da Ponte, sobre estudos de caso, e Isabel Lopes da Silva, sobre investigação- ação, e os respetivos comentários realizados pelas professoras Lurdes Serrazina e Carla Cibele Figueiredo. Integra ainda um artigo sobre a investigação qualitativa, da autoria do professor António Vasconcelos, membro da Comissão Científica do Seminário de Investigação, discutindo alguns dos pressupostos que estiveram presentes nas modalidades de investigação que serviram de suporte aos trabalhos apresentados.

A publicação reúne ainda os resumos das vinte e três comunicações realizadas, abrangendo áreas tão diferentes como as artes visuais, a música, as ciências da comunicação, as ciências da natureza, a matemática, a língua e as tecnologias de informação e comunicação e temas tão diversos como o desenvolvimento curricular, a avaliação, o cinema digital e o desenvolvimento profissional dos professores.

Para ler em formato EPUB, faça o download de um leitor de e-book como, por exemplo, o Calibre, ou use o Play Livros da Google.
Últimas Notícias
"Sem Filtro" | CTeSP em Produção Audiovisual
Página gerada em: 2017-12-16 às 07:17:55 Última actualização: 2016-01-13