A literacia económica e financeira e a gestão da riqueza são o núcleo fundamental de competências básicas para melhorar o bem-estar financeiro dos indivíduos, bem como um contributo para a realização de uma cidadania ativa. Dominar este conjunto de competências pode ser crucial para grupos de baixos rendimentos impedindo que cruzem o limiar de pobreza, conseguindo uma melhor qualidade de vida. A importância de programas de educação financeira é amplamente reconhecida por governos e organizações internacionais.
O projeto Literacia Financeira: uma ferramenta-chave para melhorar o ciclo de vida das pessoas (FinKit) concentra-se em ações para melhorar o nível de literacia financeira, concebendo ferramentas específicas (brochuras, vídeos, jogos) que serão desenvolvidas no sentido de facilitar a ação de profissionais de terreno tais como, formadores / mediadores / voluntários, responsáveis de programas, decisores políticos, agências de desenvolvimento locais e agentes financeiros, de modo a transferir com êxito os conhecimentos sobre Literacia financeira.
O projeto FinKit, financiado pela Comissão Europeia através do programa Erasmus +, começou em novembro de 2015 e terá uma duração de dois anos. O trabalho será realizado por uma rede de instituições europeias, incluindo: CERP-Collegio Carlo Alberto (instituição líder); os INSEAD Serviços OEE de Dados (França), da Confederação Espanhola de Centros de Educação, do Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal); o Ufficio Pio da Compagnia di San Paolo (Itália). Os atores locais de cada país parceiro serão envolvidos.
Equipa do IPS:
- Cristina Gomes da Silva (ESE)
- Jorge Pinto (ESE)
- Agostinho Bucha (ESCE - Coordenador)
- António Almeida (ESCE)
Website: http://www.finkit-cerp.carloalberto.org/