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Produção de Conteúdos Multimédia

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 2S

Código: CS20020    Sigla: PMULT
Áreas Científicas: Tecnologias de Informação e Comunicação

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 21 Plano de Estudos 2º, 3º 5,0 70 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4,7

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,70
Maria do Rosário Rodrigues   4,70


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Miguel Ângelo de Almeida Esteves de FigueiredoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Compreender as vantagens de utilização de diferentes meios para emissão de uma mensagem;
Saber relacionar os diferentes meios para melhorar a eficácia de uma mensagem;
Conhecer diferentes possibilidades de organização da informação e identificar vantagens em cada uma delas;
Reconhecer a qualidade de um produto multimédia de acordo com o público a que se destina;
Utilizar ferramentas computacionais para recolha e tratamento de imagem, som e vídeo;
Desenvolver competências técnicas de construção de produtos multimédia utilizando programas autor.
No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de 1) avaliar um produto multimédia segundo
indicadores de qualidade diversificados; 2) planear e desenvolver apresentações multimédia e 3) trabalhar em
equipa integrando saberes disciplinares diversos na construção de produtos multimédia.

Programa

Introdução ao multimédia:
Noção de hipertexto, hipermédia, multimédia, interatividade e navegabilidade.
Metodologias de design e desenvolvimento:
Metodologias de desenvolvimento de produtos multimédia que admitem o utilizador final como interveniente
direto no processo de conceção.
Interatividade e Guionismo:
Conceitos de estruturas de dados, nós e ligações. Tipos de ligações e de relações entre nós. Representação
esquemática e organizada dos conteúdos a incluir num produto multimédia.
Conceção de um produto multimédia:
Desenvolvimento de um projeto que envolva os conceitos teóricos e mobilize as competências de utilização de
um programa autor.


Métodos de Ensino

Apresentação de conceitos teóricos subjacentes às arquiteturas de produtos multimédia (PM) necessários
para o desenvolvimento de um projeto. Reflexões sobre os conceitos, em pequeno grupo, seguidas de
discussões em grande grupo. Análise de PM, efetuado de acordo com os princípios teóricos abordados. Aulas
expositivas de apresentação das principais funcionalidades do software de desenvolvimento com o qual os
alunos desenvolverão um projeto. Trabalho individual e em grupo para produzir um guião do produto e
desenvolvimento do projeto.
Apresentação e discussão do trabalho final. Acompanhamento dos estudantes através de tutoria e utilização de
uma plataforma online, onde estarão diversos materiais utilizados ou construídos nas aulas. Elementos a
considerar para a avaliação contínua: a participação nas aulas, um relatório de análise a um produto multimédia
e o desenvolvimento de um projeto multimédia, incluindo construção do guião, elaboração do protótipo e sua
apresentação.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
Fachinetto, E.A.(2005). O HIPERTEXTO E AS PRÁTICAS DE LEITURA. REVISTA LETRA MAGNA. Revista
Eletrônica de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Lingüística e Literatura, nº 03. ­
www.letramagna.com/Eliane_Arbusti_Fachinetto.pdfem Maio de 2007.
Gulliksen, J., Lantz, A., Boivie, I. (1999) User Centered Design in Practice ­ Problems and Possibilities. CID,
Centre for User Oriented ITDesign, Stockhom. – www.nada.kth.se/cid/pdf/cid_40.pdfem Julho de 2007
Houghton, R. S. (2004). Rationale for Multimedia Use and Instruction in Education, v7.8. Western Carolina
University. ­ www.ceap.wcu.edu/Houghton/MM/Rationale/RationaleMMframes.html em Julho de 2007
Interfacing media, Trustees ofDartmouth College, ­ www.dartmouth.edu/~webteach/articles/media.html em
Julho de 2007
Kindborg , M. (1991). Visual techniques for orientation in hypermedia structures. Chapter 2: Hypermedia ­ a
summary ofconcepts. ­ www.ida.liu.se/~mikki/comics/lic/chap2.htm em Julho de 2007

Opções
Página gerada em: 2024-05-08 às 15:19:38 Última actualização: 2010-07-19