|
Introdução à Didática da Matemática
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 2S
Código: |
EDB30004 |
|
Sigla: |
IDM |
Áreas Científicas: |
Didáctica Específica |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Ana Maria Dias Roque Lemos Boavida | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Interpreta as atuais orientações curriculares para ensino da Matemática nos primeiros anos;
Problematiza os principais desafios do ensino da Matemática nos primeiros anos à luz de pressupostos e
fundamentos teóricos e pedagógicos dos processos educativos em Matemática;
Demonstra compreensão sobre processos matemáticos essenciais e perspetiva o ensino de conceitos
matemáticos fundamentais tendo por referência estes processos;
Analisa e discute potencialidades educativas de diferentes recursos para o ensino da Matemática;
Prepara experiências poderosas de aprendizagem da Matemática nos primeiros anos mobilizando e integrando
diferentes saberes;
Revela autonomia na identificação e resolução de problemas de carácter pedagógico, ponderando riscos e
benefícios na tomada de decisões;
Manifesta uma atitude de autoconfiança face à Matemática;
Comunica de forma clara, coerente e rigorosa, usando diferentes fomatos.
Programa
1. O ensino da Matemática nos primeiros anos
1.1.Orientações curriculares.
1.2. Temas matemáticos e atuais ênfases programáticas: sentido de número, sentido espacial, literacia
estatística e pensamento algébrico.
2. A atividade matemática
2.1. Processos matemáticos essenciais: resolução de problemas; comunicação matemática; raciocínio
matemático; conexões matemáticas.
2.2. Tarefas matemáticas: natureza e tipos.
2.3. Outros recursos para o ensino da Matemática.
3. A aula de Matemática: preparação do ensino; gestão e dinâmica da sala de aula.
Software
moodle
Métodos de Ensino
Privilegiase uma metodologia baseada na resolução de problemas, de modo a que a informação teórica seja
mobilizada em situações de cariz prático e reciprocamente. Os processos de trabalho incluem:
• análise e discussão de documentos: orientações curriculares para o ensino da Matemática nos primeiros
anos; documentos teóricos relacionados com o programa; episódios de aula e produções de alunos;
• exploração e discussão de tarefas matemáticas e das suas potencialidades educativas;
• pesquisa bibliográfica orientada sobre temas estruturantes da unidade curricular;
• acompanhamento tutorial visando a organização do estudo, o esclarecimento de dúvidas e a monitorização da
elaboração do ensaio.
A avaliação incidirá no (a) desenvolvimento e apresentação de um ensaio ensaio focado no ensino e
aprendizagem da Matemática e (b) na realização de um teste escrito individual. Em alternativa os alunos
poderão fazer um exame final.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
Bibliografia
Bibliografia:
Boavida, A. et al. (2008). A experiência matemática no ensino básico. Lisboa: ME.
Brocardo, J. et al. (Orgs.) (2008). O sentido do número – reflexões que entrecruzam teoria e prática (pp. 328).
Lisboa: Escolar Editora.
Castro, J. e Rodrigues, M. (2008). Sentido de número e organização de dados, Textos de apoio para Educadores
de Infância. Lisboa: DGIDC.
DGIDC/ME – Metas de aprendizagem (préescolar e ensino básico). Disponível em
http://www.metasdeaprendizagem.minedu.pt/
Mendes, M. F. e Delgado, C. (2008). Geometria, Textos de apoio para Educadores de Infância. Lisboa:DGIDC.
Ministério da Educação (1997). Orientações curriculares para a educação préescolar. Lisboa: DEB.
NCTM (2007). Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Lisboa: APM.
Ponte et al. (2007). Programa de Matemática do Ensino Básico. Lisboa: ME/DGIDC.
Ponte, J. e Serrazina, L. (2000)
|
|