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Estágio no 2º Ciclo

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2015/2016 - 2S

Código: M12C20009    Sigla: EST2C
Áreas Científicas: Prática de Ensino Supervisionada

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
M12C1 14 Plano de Estudos 23,0 276 621,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 13

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 13,00
Ana Maria Boavida   2,93
Leonor Saraiva   2,93
Luiz Souta   2,93
Paulo Feytor Pinto   2,93


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Ana Maria Dias Roque Lemos BoavidaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

- aprofundar o conceito de currículo, de gestão curricular e de projeto curricular de turma;
- conhecer a(s) dinâmica(s) de gestão e organização das escolas do 2º ciclo e, em particular, da escola cooperante;
- aprofundar, em contexto, o conhecimento dos programas das áreas curriculares disciplinares do 2º ciclo em que se profissionalizam;
- conhecer e compreender a gestão da sala de aula em que se realiza o estágio ;
- conceber e concretizar ações de intervenção pedagógica adequadas à turma onde decorre o estágio;
- ensaiar soluções a partir de problemas identificados;
- compreender os modos de pensar e as dificuldades dos alunos e agir de forma adequada;
- problematizar e refletir sobre situações vivenciadas durante o estágio;
- ser capaz de desenvolver um projeto de investigação sobre a sua prática.

Programa

- Planificação e condução da prática pedagógica
- Problematização da prática pedagógica numa perspetiva investigativa
- Reflexão sobre a intervenção


Métodos de Ensino

A Unidade Curricular (UC) “Estágio no 2º ciclo” constitui um espaço privilegiado de intervenção, partilha, reflexão e análise de práticas pedagógicas nas áreas de Língua Portuguesa, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências da Natureza, assumindo-se como suporte à construção de saberes profissionais fundamentais ao exercício da profissão de professor destas áreas neste ciclo de estudos.
Para que estas aprendizagens possam ocorrer, a sala de aula é o local privilegiado da ação do/a estudante e, simultaneamente, de desenvolvimento da capacidade de reflexão. Para além de outras dimensões, a formação em contexto deve proporcionar uma reflexão problematizadora sobre as práticas que seja favorável ao desenvolvimento pessoal e profissional do futuro professor, enquanto ser individual e membro de um grupo profissional.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

O estágio é uma formação em contexto que se realiza numa escola do 2º ciclo do Ensino Básico e ocorre numa turma do 5º ou 6º ano de escolaridade, durante 10 semanas, em três momentos cujas finalidades são as seguintes: (i) reconhecimento do contexto; (ii) preparação e lecionação de aulas nas turmas de estágio; (iii) intervenção, visando o desenvolvimento do projeto de investigação.
A lecionação da UC é assegurada pela equipa de supervisores das áreas científicas do estágio, que apoiarão os/as estudantes nas escolas onde ocorre o estágio e na ESE/IPS. Na formação em contexto, as estudantes beneficiam, ainda, do apoio dos(as) professores(as) cooperantes.
No âmbito desta UC, os/as estudantes deverão desenvolver um projeto de investigação sobre a sua prática pedagógica. Para isso, contarão com o apoio da UC “Seminário de Investigação e Projeto” e de um(a) orientador(a).
designado em função da temática a trabalhar.

Cálculo da
Classificação Final

A avaliação incide sobre o percurso e as produções realizadas ao longo do semestre. A classificação obtida nos elementos de avaliação será, também, ponderada pela assiduidade, pontualidade e pertinência do trabalho desenvolvido nos seminários e sessões de apoio tutorial, bem como pelo cumprimento dos prazos estabelecidos.
A aprovação de cada estudante está sujeita à obrigatoriedade de ter uma classificação igual ou superior a 10 valores em cada uma das duas dimensões a seguir indicadas:
1) Intervenção na prática pedagógica (50%)
1.1. Planificações (15%)
1.2. Desempenho na sala de aula de estágio (25%)
1.3. Reflexões escritas (10%)
2) Relatório do Projeto de Investigação e respetiva discussão. (50%)

Além disso, deve ter, também, uma classificação igual ou superior a 10 valores no item Desempenho na sala de aula

Avaliação Especial
(TE, DA, ...)

A UC não pode ser realizada através de exame. A leccionação das aulas na escola de estágio e a participação nos seminários de estágio é obrigatória.

Bibliografia

Alarcão, I. (2001). Professor-investigador: Que sentido? Que formação? In B. P. Campos (Ed.), Formação profissional de professores no ensino superior (Vol. 1, pp. 21-31). Porto: Porto Editora. (disponível no site http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/sd/textos/alarcao01.pdf)
Cardoso, C. (coord.) (2001). Gestão Intercultural do Currículo - 2º Ciclo. Lisboa: ME-Secretariado Entreculturas/ colecção Educação Intercultural, 11.
Egan, K. (1994). O uso da Narrativa como técnica de ensino: uma abordagem alternativa ao ensino e ao currículo na escolaridade básica. Lisboa: Publicações Dom Quixote
Egan, K. (2001). Mente de criança: coelhos falantes e laranjas mecânicas. Lisboa: Instituto Piaget/ Horizontes Pedagógicos.
Formosinho, J. (2007). O currículo uniforme pronto-a-vestir de tamanho único. Mangualde: Edições Pedagogo.
Leite, C., Pacheco, J. A., Mouraz, A., & Moreira, A. (Orgs.) (2011). Políticas, fundamentos e práticas do currículo. Porto: Porto Editora.
Pacheco, J. A. (2001). Teoria e práxis. Porto: Porto Editora.
Perrenoud, P. (2001). Porquê construir competências a partir da escola? Lisboa: Edições Asa.
Pinto J. & Santos, L. (2006). Modelos de Avaliação das Aprendizagens. Lisboa: Universidade Aberta.
Rich, D. (1992). Mega Skills. Boston: Houghton Mifflin / NEA.
Roldão, M. C. (2009). Estratégias de ensino. O saber e o agir do professor. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
Roldão, M. C. (2003). Gestão do currículo e Avaliação de Competências – as questões dos professores. Lisboa: Editorial Presença.
Roldão, M. C. (1999). Gestão Curricular – Fundamentos e Práticas. Lisboa: ME – DEB.

Documentos curriculares

Programas do Ensino Básico e Metas Curriculares
http://www.dge.mec.pt/programas-e-metas-curriculares-0

Opções
Página gerada em: 2024-04-30 às 14:53:56 Última actualização: 2010-07-19