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Projeto de Intervenção II

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 2S

Código: DESP30    Sigla: PI II
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 37 Plano de Estudos_2016_17 8,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Teresa Palmira Simões Baptista Teixeira de FigueiredoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 6,40
Fernando Santos   0,67
Mário André Cunha Espada   0,67
Paulo Alexandre Correia Nunes   0,67
Ricardo Robalo   0,80
Teresa Figueiredo   3,60

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Vivenciar diferentes experiências práticas em contextos diversificados de trabalho, no âmbito do sistema Desportivo e do exercício das profissões do Desporto.
- Observa e é capaz de analisar e descrever a estrutura e as dinâmicas da organização, no âmbito dos seus projetos e atividades.
- Apoia e intervém no planeamento, organização e implementação de projetos e/ou programas de atividades desportivas.
- Participa em reuniões de planeamento, organização e promoção de programas de atividades desportivas.
- Seleciona instrumentos adequados para responder às necessidades das situações colocadas pela prática e pelas tarefas definidas nos respetivos planos / programas de atividades, no sentido de refletir e problematizar as situações vividas e operar uma melhoria ao nível do seu desempenho.
- Aplica conhecimentos e competências adquiridas ao longo da formação académica em contextos reais de trabalho.
- Integra novos conhecimentos e competências adquiridas durante as experiências práticas vividas em situações reais do mundo das profissões de Desporto.

Conteúdos programáticos

O Projeto de Intervenção II realiza-se no âmbito geral do Sistema Desportivo, através do contacto do estudante com contextos reais de intervenção junto de associações e organizações desportivas, de acordo com uma das seguintes áreas de intervenção profissional:
- Exercício Físico e Saúde
- Gestão Desportiva

Tendo em conta o quadro de ação das áreas de intervenção anteriormente referidas, poderá o trabalho, em concreto, desenvolver-se nos campos seguintes:
1. Exercício e Fitness
2. Exercício Físico e Desporto para Seniores
3. Desporto de Recreação
4. Gestão das Organizações Desportivas - Gestão de Projetos e/ou Pogramas de Atividades Desportivas
5. Projetos e Organização de Eventos Desportivos
6. Instalações Desportivas – Planeamento, Gestão e Controlo
7. Gestão da Inovação, Estratégia e Marketing Desportivo


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A Unidade curricular Projeto de Intervenção I Iorganiza-se de forma a orientar o aluno para o contacto com experiências clínicas em contextos reais de intervenção, procurando que o mesmo aplique os conhecimentos e as competências adquiridas nas diversas áreas ao longo da sua formação académica e, simultaneamente, integre novos conhecimentos e competências decorrentes das experiências práticas vividas.

Neste sentido, pretende-se que o aluno desenvolva competências pré-profissionais de intervenção técnica, pedagógica, social e cultural, na qualidade de interveniente em projetos e/ou programas e atividades no âmbito do Sistema Desportivo ou afim. Esta intervenção processa-se através de uma prática de intervenção junto de organizações/instituições desportivas, elegendo-se diferentes contextos de intervenção ligados às profissões do Desporto.

Metodologias de ensino

O modelo de estágio atribui competências diversas aos principais intervenientes no processo: (a) orientador/supervisor da escola de formação; (b) técnico cooperante da instituição de acolhimento; (c) aluno estagiário (cf. anexo “Documento Orientador do Estágio”).

O orientador/supervisor é responsável pela orientação científica e pedagógica do estagiário (tutoria), pela mediação do papel e funções dos técnicos cooperantes e pelo processo de avaliação do estagiário. O técnico cooperante faz a integração e o acompanhamento da atividade do estagiário com vista à implementação do projeto de intervenção, dá apoio técnico e aconselhamento ao estagiário e relaciona-se com o orientador/supervisor informando-o sobre a forma como está a decorrer o processo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A UC “Projeto de Intervenção I – Estágio” representa para o aluno estagiário, no seu período final da formação inicial, um momento decisivo de aplicação dos conhecimentos e das competências adquiridas e o reforço da aquisição de competências pré-profissionais na área do Desporto. Esta fase constitui o corolário de todo o percurso académico do 1º ciclo de formação e viabiliza o início da afirmação de um futuro técnico superior de Desporto.

O tempo definido para a realização do estágio compreende um total de 8 horas semanais durante o 1º semestre lectivo, de acordo com um horário pré-definido. Acresce, ainda, a realização de duas semanas integrais de estágio durante o semestre, que são dedicadas, exclusivamente, à realização de atividades de estágio e à permanência, a tempo integral, nas organizações de acolhimento.

De acordo com o modelo de estágio adotado, o aluno estagiário deverá realizar, entre outras, as seguintes tarefas:
- observar, descrever e analisar a estrutura e as dinâmicas da organização de acolhimento;
- implementar (e adaptar) o projeto de intervenção definido e previamente estabelecido;
- participar em reuniões e colaborar com o técnico cooperante ao nível da programação, organização e implementação das atividades de estágio e em outras iniciativas, com carácter formativo, promovidas pela organização de acolhimento;
- integrar e refletir sobre os novos conhecimentos e competências adquiridas durante as “práticas” vividas em contextos reais do exercício das profissões do desporto;
- cooperar na divulgação e/ou utilização de novos conhecimentos no seio da organização;
- elaborar os documentos necessários ao processo final de avaliação, em particular a elaboração do portefólio de atividades e do relatório final de estágio.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação dos alunos assenta nos pressupostos da avaliação contínua. No processo de avaliação contínua são consideradas as seguintes componentes:
- Apreciação do trabalho realizado pelo estagiário na instituição de acolhimento, com base em visitas efetuada ao locais de estágio e informação reportada pelos técnicos cooperantes (20%);
- Portefólio das atividades de estágio (20%);
- Apreciação do relatório final de estágio (35%);
- Discussão oral do relatório final de estágio (25%).
A avaliação através de exame final pressupõe a realização prévia das atividades de estágio programadas e calendarizadas ao longo do semestre. O exame final é limitado às seguintes componentes de avaliação da UC: a) entrega do portefólio; b) entrega e discussão do relatório final de estágio (ou reformulação do documento).

Regime de assiduidade

A avaliação dos alunos na UC "projeto de Intervenção I" assenta nos pressupostos da avaliação contínua. A participação dos alunos a uma percentagem inferior a 85% das atividades de estágio calendarizadas, compromete os pressupostos da avaliação contínua. Além disso, as faltas às atividades de estágio só serão aceites se ocorrerem por motivos ponderosos impeditivos e se a sua justificação for fundamentada legalmente.

Bibliografia

Não se aplica.

Opções
Página gerada em: 2024-04-29 às 05:41:57 Última actualização: 2010-07-19