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Seminário de Investigação e Design de Projeto

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2018/2019 - 1S

Código: PGISCA09    Sigla: SIDP
Áreas Científicas: Ciências Soc. e do Comp./Prog. não qualificado, Ciências da Educação
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PGISPA 9 Plano de Estudos_2018 6,0 162,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Carla Cibele Fiel Vasconcelos FigueiredoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,50
António Vasconcelos   0,50
Carla Cibele Figueiredo   1,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular tem como finalidade revisitar / consolidar os conhecimentos e as competências necessárias, de forma a garantir a base teórico-metodológica e técnica que permitirá aos estudantes desenhar os seus futuros projetos de investigação/intervenção. Estes projectos serão concretizados no segundo semestre deste plano de estudos, na unidade curricular Projecto Artístico de Inclusão Social.

A unidade curricular tem como principal objetivo desenvolver modos de ver e compreender a realidade de forma crítica, com vista ao desenho dos projectos de investigação/intervenção, o que implica a delimitação do contexto e a identificação da temática do projecto de investigação/intervenção, a seleção de metodologias de investigação/intervenção adequadas e a escolha/concepção de procedimentos de recolha e tratamento de informação apropriados.

Conteúdos programáticos

1: Questões metodológicas
O paradigma interpretativo e a abordagem qualitativa na investigação socio-educativa
A investigação-ação como metodologia de investigação/intervenção
O estudo de caso
Metodologias de elaboração de projectos de intervenção

2: Métodos e procedimentos de recolha de informação
As entrevistas
Os inquéritos
Os modelos de observação
Os registos de observação: notas de campo, fotografias, vídeos, etc.
A pesquisa documental

3: Métodos e procedimentos de análise da informação
A análise de conteúdo
A análise das informações recolhidas com os modelos e registos de observação
A análise documental


Metodologias de ensino

A metodologias privilegiadas nesta unidade curricular são as aulas teórico-práticas, que articulam momentos expositivos e momentos dialógicos com os formandos e as aulas de seminário dedicadas à exposição e discussão dos produtos realizados pelos formandos, os quais convergem para a concepção de um projeto de investigação/intervenção.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação será realizada ao longo do semestre, terá em conta participação dos formandos nas aulas e a elaboração de duas produções:
a) A primeira, onde o formando deverá identificar o tema/problema e caracterizar o contexto, enunciando as motivações a questão de investigação e/ou o problema em torno do qual se fará a intervenção. Ponderação na classificação: 40 %.
b) A segunda, onde o formando deverá identificar e fundamentar teoricamente a metodologia e/ou o design do projecto, e os procedimentos de recolha e tratamento de informação. Ponderação na classificação: 40 %.
c) Participação qualificadas dos formandos ao longo do semestre. Ponderação na classificação: 20%

Bibliografia

Afonso, N. (2005). A Investigação naturalista em Educação: um guia prático e crítico. Porto: Asa.
Albarello, Luc et al. (1997) Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.

Almeida, J.C. (2001). Em defesa da investigação-acção. Sociologia, Nov. 2001, no.37, p.175-176.

Barbier, R. (1996). La Recherche Action. Paris: Anthropos.

Bardin, L. (1991). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Capucha, L. (2008). Planeamento e Avaliação de Projectos. Guião prático. Lisboa: Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.

Bogdan, R. e Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora.

Brandão, C. (1984). Pesquisa Participante. São Paulo: Editora Brasiliense.

Carmo, H. e Ferreira, M. (1998) Metodologia da Investigação – Guia para Auto-aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta.

Carmo, H. (2000) Intervenção Social com Grupos, Lisboa: Universidade Aberta.

Esteves, L (2008). Visão panorâmica da Investigação-Acção. Porto: Porto Editora.
Guerra, I.(2002). Fundamentos e Processos de uma Sociologia de Acção

Silva, A. e Madureira, J. (orgs.). (1986). Metodologia das Ciências Sociais. Lisboa: Edições Afrontamento.
Máximo-Esteves, L. (2008). Visão panorâmica da Investigação-acção, Porto: Porto Editora.
Silva, I. (1996). Práticas educativas e construção de saberes. Metodologias da Investigação-Acção. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.

Patton, M. (2002). Qualitative research & evaluation methods. London: Sage.
Pérez, Glória (2008). Elaboração de Projectos Sociais. Casos Práticos. Porto: Porto Editora


Nota: As obras anteriores a 2013 constituem manuais de referência nesta área não tendo paralelo em obras posteriormente publicadas.

Observações

Consoante o desenvolvimento dos projetos será indicada bibliografia e/ou videografia específica

Opções
Página gerada em: 2024-05-02 às 05:00:39 Última actualização: 2010-07-19