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Contextos Educativos e Prática Pedagógica

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 2S

Código: EDB20009    Sigla: CEPP
Áreas Científicas: Iniciação à Prática Profissional

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 48 Plano de Estudos até 2014/15 4,0 48 108,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 3,2

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 6,40
Luís Santos   3,20
Luísa Ramos de Carvalho   3,20


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Luísa Manuela da Costa Ramos de CarvalhoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Identifica, caracteriza e compreende diferentes contextos formais, informais e não formais de Educação.
Compreende e valoriza o papel dos diferentes contextos educativos para o desenvolvimento integral da
criança.
Conhece os princípios organizadores do Sistema Educativo Português (LBSE)
Conhece e compreende a dinâmica gestão e organização pedagógica de um agrupamento de escolas.
Conhece e compreende formas de organização do trabalho pedagógico do Educador/professor.
Conhece, em geral, os princípios orientadores do currículo propostos para a Educação de Infância e para o 1º
ciclo do Ensino Básico.
Identifica os diversos participantes no acto educativo e as missões diferenciadas e complementares de cada
um.
Desenvolve competências de análise e reflexão crítica, nomeadamente sobre as funções sociais e educativas
dos contextos visitados.

Programa

Os diferentes contextos de educação e respetiva complementaridade e articulação
Educação formal, não formal e informal.
A Organização do Sistema Educativo em Portugal.
A gestão organizacional nos contextos de Educação Formal.
Os princípios de organização e construção do currículo e a flexibilização curricular.
Princípios orientadores da creche, orientações curriculares do Jardim de Infância e princípios orientadores dos
programas do primeiro ciclo do Ensino Básico.
Os atores educativos e as suas múltiplas interações.
Os profissionais de educação: o educador de infância e o professor do primeiro ciclo – Perfis de desempenho.


Métodos de Ensino

Serão abordadas as temáticas do programa através de metodologias diversificadas que incluem a exposição
do professor, o trabalho e análise de textos em grupo, o debate de questões fundamentais, considerando­se ao
longo das aulas dinâmicas diversificadas de participação dos estudantes. Serão ainda propostas aos
estudantes um conjunto de visitas a contextos formais e não formais de educação, possibilitando, assim, uma
visão global da intervenção profissional de um educador de infância ou de um professor do 1ºciclo do Ensino
Básico. Prevê­se a apresentação e discussão das temáticas emergentes das realidades vivenciadas nos
contextos educativos em que estiveram como observadores participantes.
Procurar­-se-­á nos produtos de avaliação solicitados (relatório da visita, análise e apresentação dos textos)
perceber a aquisição dos conhecimentos proposta no âmbito dos conteúdos programáticos, bem como se terá
em conta a sua participação na UC.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
ÁVILA DE LIMA, J. (Coord) (2002). Pais e professores, um desafio à cooperação. Porto: Asa.
CARDOSO, C. (coord.) (1998). Gestão Intercultural do Currículo. Lisboa: ME – Entreculturas.
DELORS, J. et all (1996) Educação um tesouro a descobrir – Relatório para a UNESCO da Comissão
Internacional sobre educação para o sec. XXI, Porto, ASA
MORGADO, J. (1997). A Relação Pedagógica. Lisboa: Presença.
PERRENOUD, P. (2000). Novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed.
PIRES, E. (1989). Escolaridade Básica Universal, Obrigatória e Gratuita. In O Ensino Básico em Portugal. Porto
Edições ASA.
SERRA, C. (2004). Currículo na Educação Pré­escolar e Articulação Curricular com o 1.º Ciclo do Ensino
Básico. Porto: Porto Editora.

Opções
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