|  | EstágioInformaçõesAs horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 Ano letivo: 2023/2024 - 2S
| Código: | CS30029 |  | Sigla: | EST |  
| Áreas Científicas: | Ciências da Comunicação |  Cursos
 
| Nº de semanas letivas: | 15 |  Língua de EnsinoPortuguês Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)• Organiza e planeia o trabalho pessoal.
• Programa as etapas de ação tendo em conta os recursos e o tempo disponíveis.
 • Intervém de forma eficiente e organizada.
 • Trabalha de forma autónoma.
 • Auto-regula o seu desempenho lidando com a incerteza.
 Conteúdos programáticos• Princípios orientadores para a realização do estágio;
• Atitudes e princípios de inserção em contextos desconhecidos;
 • Os papéis e funções do estagiário;
 • Natureza das instituições;
 • Orientação para a elaboração de relatórios.
 Os recursos da uc estão disponíveis na plataforma de ensino a distância Moodle da ESE.
 
 Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC Este estágio curricular tem a duração de 1 mês a tempo inteiro e perspetiva-se numa pedagogia de
ensino em alternância escola  vida ativa. O acompanhamento dos trabalhos durante o estágio, e para a
 discussão do relatório é feito em regime de tutoria.
  Espera-se que cada estudante:
 (a) seja assíduo e pontual; (b) participe na discussão preparatória do estágio; (c) esteja preparado para prever
 problemas e apresentar soluções; (d) execute os trabalhos programados pela empresa; e) elabore e apresenta
 o relatório de estágio.
 Os parâmetros de avaliação são dados à entidade que faculta o Estágio e apresentados aos estudantes nas
 sessões presenciais preparatórias do estágio.
 Elementos de avaliação:
 a) Presença; b) Assiduidade; c) Realização do Relatório de Estágio; d) Apresentação do Relatório de Estágio; e)
 Avaliação qualitativa do Coordenador Externo; f) Exame – reapreciação do Relatório de Estágio reformulado
 Metodologias de ensinoAvaliação distribuída com exame final
 Metodologia e provas de avaliaçãoAulas expositivas e active learning
Elaboração de relatório de estágio
 Exame (apenas para reformulação do relatório apresentado perante o júri)
 
 
 Regime de assiduidadeObrigatório BibliografiaAPA – 7TH, Citações e Referências Bibliográficas. https://bibliotecas.ips.pt/files/APA_7.pdf
Faculdade de Economia da Universidade do Porto (2020). Estilo APA: Normas para Citar e Referenciar: APA. https://feup.libguides.com/apa
 Frada, J. J. C. (1997). Guia prático para elaboração e apresentação de trabalhos científicos. Lisboa: Edições Cosmos
 Abreu,  J., Moreira, R. (2002), Gestão do tempo, Ficha técnica Pronaci, Lisboa: AEP
 Leury, M. T. L.  e  Fleury, A., (2001) Construindo o conceito de competência. Rev. adm. contemp. [online]. , vol.5, n.spe, pp. 183-196. ISSN 1982-7849
 Pereira, O. G. (1999). Fundamentos do comportamento organizacional, Lisboa: Gulbenkian.
 Quivy, R., Campenhoudt, L.V ( 1992 ). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva
 Roldão, M. C. (2003). Gestão do currículo e avaliação de competências. Lisboa: Editorial Presença.
 Tapia, A., Ferreira, J. S. (2011), Competências Empreendedoras, Lisboa: IEFP
 Tench, R., Zerfass, A., Verhoeven, P., Vercˇ icˇ , D., Moreno, A., & Okay, A. (2013), Communication Management Competencies for European Practitioners, ECOPSI
 
 ObservaçõesO programa desta uc é reforçado pelo Regulamento de Estágio (apresentado à CC do Depto. CCL de 20.02.2018) no qual se inscrevem informações de natureza prática e normativa sobre o funcionamento da mesma. |  |