|
Estágio
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2023/2024 - 2S
Código: |
CS30029 |
|
Sigla: |
EST |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
• Organiza e planeia o trabalho pessoal.
• Programa as etapas de ação tendo em conta os recursos e o tempo disponíveis.
• Intervém de forma eficiente e organizada.
• Trabalha de forma autónoma.
• Auto-regula o seu desempenho lidando com a incerteza.
Conteúdos programáticos
• Princípios orientadores para a realização do estágio;
• Atitudes e princípios de inserção em contextos desconhecidos;
• Os papéis e funções do estagiário;
• Natureza das instituições;
• Orientação para a elaboração de relatórios.
Os recursos da uc estão disponíveis na plataforma de ensino a distância Moodle da ESE.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Este estágio curricular tem a duração de 1 mês a tempo inteiro e perspetiva-se numa pedagogia de
ensino em alternância escola vida ativa. O acompanhamento dos trabalhos durante o estágio, e para a
discussão do relatório é feito em regime de tutoria.
Espera-se que cada estudante:
(a) seja assíduo e pontual; (b) participe na discussão preparatória do estágio; (c) esteja preparado para prever
problemas e apresentar soluções; (d) execute os trabalhos programados pela empresa; e) elabore e apresenta
o relatório de estágio.
Os parâmetros de avaliação são dados à entidade que faculta o Estágio e apresentados aos estudantes nas
sessões presenciais preparatórias do estágio.
Elementos de avaliação:
a) Presença; b) Assiduidade; c) Realização do Relatório de Estágio; d) Apresentação do Relatório de Estágio; e)
Avaliação qualitativa do Coordenador Externo; f) Exame – reapreciação do Relatório de Estágio reformulado
Metodologias de ensino
Avaliação distribuída com exame final
Metodologia e provas de avaliação
Aulas expositivas e active learning
Elaboração de relatório de estágio
Exame (apenas para reformulação do relatório apresentado perante o júri)
Regime de assiduidade
Obrigatório
Bibliografia
APA – 7TH, Citações e Referências Bibliográficas. https://bibliotecas.ips.pt/files/APA_7.pdf
Faculdade de Economia da Universidade do Porto (2020). Estilo APA: Normas para Citar e Referenciar: APA. https://feup.libguides.com/apa
Frada, J. J. C. (1997). Guia prático para elaboração e apresentação de trabalhos científicos. Lisboa: Edições Cosmos
Abreu, J., Moreira, R. (2002), Gestão do tempo, Ficha técnica Pronaci, Lisboa: AEP
Leury, M. T. L. e Fleury, A., (2001) Construindo o conceito de competência. Rev. adm. contemp. [online]. , vol.5, n.spe, pp. 183-196. ISSN 1982-7849
Pereira, O. G. (1999). Fundamentos do comportamento organizacional, Lisboa: Gulbenkian.
Quivy, R., Campenhoudt, L.V ( 1992 ). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva
Roldão, M. C. (2003). Gestão do currículo e avaliação de competências. Lisboa: Editorial Presença.
Tapia, A., Ferreira, J. S. (2011), Competências Empreendedoras, Lisboa: IEFP
Tench, R., Zerfass, A., Verhoeven, P., Vercˇ icˇ , D., Moreno, A., & Okay, A. (2013), Communication Management Competencies for European Practitioners, ECOPSI
Observações
O programa desta uc é reforçado pelo Regulamento de Estágio (apresentado à CC do Depto. CCL de 20.02.2018) no qual se inscrevem informações de natureza prática e normativa sobre o funcionamento da mesma.
|
|