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Economia e Marketing do Desporto
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
DESP30012 |
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Sigla: |
EMD |
Áreas Científicas: |
Ciências do desporto |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
DESP |
36 |
Plano de Estudos |
3º |
6,0 |
72 |
162,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Paulo Alexandre Correia Nunes | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Conceito de produtos desportivos
A noção de serviço
A noção de mercado/mercado do desporto
O Marketing Desportivo
Análise do comportamento dos consumidores
Marketing Mix
Segmentação
Posicionamento
Comunicação e Vendas
A gestão da qualidade em serviço de desporto
Programa
Produtos e Serviços
Mercado / Mercado do Desporto
O 1º P do mix – o Produto Desportivo
Estudos de Mercado
Teorias e modelos explicativos do comportamento dos consumidores
Segmentação
Posicionamento
A Marca
O 2º P do Mix – Política de Preços em produtos e serviços desportivos
O 3ª P do Mix – Local
O 4º P do Mix – Política de Comunicação
O 5ª P do Mix – Relações Públicas
Vendas
Elaboração da Estratégica de Marketing
Marketing Desportivo
Gestão da Qualidade
Métodos de Ensino
A disciplina é semestral e a organização relativa à abordagem dos seus conteúdos programáticos assenta em duas partes: uma parte destinada a estudos teóricos e uma outra parte destinada à aplicação da teoria.
Para os estudos práticos/aplicados os métodos de trabalho são diversificados e em função dos objetivos de cada aula. Os mais frequentemente realizados, pelos alunos, são a apresentação de temas, os painéis de discussão, o trabalho individual e/ou de pequeno grupo, a elaboração de fichas de síntese e de reflexão sobre a teoria, o trabalho no terreno e o trabalho de Projeto.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
Eilglier, P., Langerard, E., (1998): Servunction, A Gestão Marketing de Empresas de Serviços, Mc Graw-Hill.
Lendrevie, J.; Lindon, D.; Dionísio, P.; Rodrigues, V. (2004). Mercator XXI– Teoria e Prática do Marketing. 10ª edição. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
Mullin, B.; Hardy, S.; Sutton, W. (2004) Marketing Esportivo. 2ª Edição. S. Paulo: Editora Artmed
Albrecht, K., Bradford, L., (1992): Serviços com Qualidade, A Vantagem Competitiva, Makron Books
Mintzberg, H., (1995): Estrutura e Dinâmica das Organizações, Col. Gestão e Inovação, Publicações Dom Quixote
Correia A.; Costa, C.; Mamede, P.; Sacavém, A. (2000). Serviços de Qualidade no Desporto: Piscinas, Polidesportivos e Ginásios. Manual do Ciclo de Acções de Formação. Lisboa: Centro de Estudos e Formação Desportiva, Secretaria de Estado do Desporto.
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