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Percursos Horizontais na Natureza

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 1S

Código: DN06    Sigla: PHN
Áreas Científicas: Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPDN 35 Plano de estudos 2016_17 6,0 90 162,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Fernando Jorge Lourenço dos SantosResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 6,00
Daniel Jorge Martins Coelho Pó   1,60
Ricardo Chumbinho   4,40

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Proporcionar formação que permita contribuir para que o Técnico Superior de Desporto de Natureza tenha uma habilitação adequada à intervenção técnico-pedagógica no âmbito dos desportos de natureza, como agente de desenvolvimento social, económico e cultural, no quadro das profissões das ciências do desporto;

Contribuir para a sensibilização dos estudantes relativamente à importância do contexto em que se insere o desporto de natureza, numa lógica de criar consciências ecologicamente evoluídas no sentido da preservação da natureza;

Habilitar os estudantes com conhecimentos teórico-práticos, adquiridos através de aulas teóricas e práticas em contexto real, que lhes permitam planificar, organizar, desenvolver, orientar e avaliar atividades de pequena e média organização no âmbito da Orientação;

Habilitar os estudantes com conhecimentos que lhes permitam compreender a organização de grandes eventos de Orientação e integrar as respetivas comissões organizadoras;

Capacitar os estudantes na utilização de recursos tecnológicos de apoio à realização e organização de atividades de Orientação e práticas pedestres afins;

Desenvolver nos estudantes a consciência dos riscos associados aos desportos de natureza e correspondente necessidade de formação neste âmbito.

Conteúdos programáticos

A - Desportos de Natureza - Enquadramento
Conceito, Valorização social e Motivações individuais

B -Orientação
Enquadramento conceptual e teórico - História e enquadramento institucional, conceito de Orientação como modalidade desportiva e meio ambiente.
Disciplinas, mapa, escala e legenda.
Materiais e equipamento

Didática específica da Orientação - Progressões no espaço de atividade (mapa da sala, jogos didáticos e outros), técnicas básicas de navegação e orientação (orientar o mapa, dobrar o mapa, técnica do polegar; cortar cantos, selecionar referências e outras técnicas básicas).

Organização de atividades - Formatos diferenciados de organização e Modelo formal.

C - Pedestrianismo
Conceito de Pedestrianismo.
Os graus de dificuldade e as questões de segurança.
As grandes rotas.
Formatos diferenciados de organização.
A programação dos percursos e as zonas de apoio


D - Tecnologias associadas às práticas horizontais
Cartografia - OCAD.
Planeamento de percursos em Orientação – PURPLE PEN
Organização e gestão de partidas e classificações - MT
Treino virtual – Catching features
Aplicações de Telemóvel, Geocaching, ActiveTrack

Software

OCAD

Purple Pen


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos abordados nesta UC permitem aos estudantes conhecer as diferentes abordagens específicas nos percursos horizontais na natureza tendo como referência a prática, os gestos técnicos associados e os modelos de organização adotados, permitindo-lhes construir uma compreensão dos conceitos e da aplicação em diferentes ambientes e com uma população diferenciada.

Metodologias de ensino

O trabalho da UC organiza-se em torno de:
- Aulas de exposição de temáticas (teóricas e práticas)/conteúdos do programa pelo(s) docente(s)
- Aulas de análise de documentos, exposição de materiais associados à modalidade, discussão de trabalhos realizados pelos estudantes
- Sessões e atividades de aplicação prática e em contexto real, de conhecimentos adquiridos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A articulação entre o trabalho desenvolvido em sala de aula, de natureza expositiva, e as tarefas que são realizadas, de tipologia prática, bem como os trabalhos realizados, apresentados e discutidos em turma, permite aos estudantes compreender os modos de agir, em termos técnicos, didáticos e pedagógicos, em diferentes contextos associados aos percursos horizontais na natureza.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação contínua
- Participação - 10%.
- Trabalhos realizados e avaliação prática- 65%.
- Teste escrito - 25%.

Exame final: os estudantes que não obtiverem uma classificação final superior ou igual a 9.5 no regime de avaliação contínua, serão remetidos para exame final.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada estudante cumpra, no mínimo 75% das horas práticas e/ou de aplicação, e que analise e discuta as tarefas propostas e execute os produtos de avaliação em estreita relação com os docentes da UC. Excetuam-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24º do RFA).

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Página gerada em: 2021-12-06 às 08:56:31 Última actualização: 2010-07-19