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Comunicação e Património Literário
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 
Ano letivo: 2020/2021 - 2S
| Código: | 
LGP30013 | 
   | 
Sigla: | 
CPL | 
 
| Áreas Científicas: | 
Línguas e Literatura | 
 
 
Cursos
| Sigla | 
Nº de Estudantes | 
Plano de Estudos | 
Ano Curricular | 
ECTS | 
Horas Contacto | 
Horas Totais | 
 
| LGP | 
9 | 
Plano de Estudos | 
3º | 
  5,0 | 
60 | 
 135,0 | 
 
  
| Nº de semanas letivas: | 
15 | 
 
 
Língua de Ensino
Português 
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Desenvolver o conhecimento e o apreço pela língua, pelo fenómeno comunicativo e
 pela expressão literária enquanto espaço de formação e de representação dos
 diferentes valores culturais das nossas múltiplas identidades humanísticas
 - Desenvolver competências linguísticas orais e escritas com destaque para os
 discursos descritivos, narrativos, opinativos e argumentativos
 - Compreender o valor da comunicação e do património literário como fator de coesão,
 representação e transformação social
 - Avaliar, recolher, selecionar e organizar textos com valor regional, nacional e
 universal e pertinência formativa, com destaque para os textos contemporâneos 
Conteúdos programáticos
- Evolução semântica dos conceitos “comunicação” e “literatura”
 - Modelos de comunicação e conceitos de literatura
 - Tipologias textuais; o literário e o não literário
 - O conceito de património
 - Textos literários e representação do património
 - Literatura tradicional o oral: sua importância e funções
 - O património literário e a cultura portuguesa
 - O diálogo entre culturas (influências externas)
 - O património literário, mistérios e espaços do sagrado
 - O património literário local:
 - Lendas do distrito de Setúbal
 - As representações da Arrábida na literatura portuguesa (poesia e prosa)
 - Representantes do património literário local e a sua intervenção social
 - Literatura, sociedade e animação
 - Literatura, línguas e falas de portugal e do espaço lusófono
 - Literatura e outras linguagens estéticas 
 
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
A Unidade Curricular de Comunicação e Património Literário é o espaço privilegiado
 para equacionar os fenómenos da comunicação, da língua e do património literário, nas
 suas dimensões verbal, semiótica e simbólica. O texto literário, nas suas diferentes
 modalidades, é encarado na sua complexa articulação com os fenómenos sociais e
 culturais, espaço de mediação entre o indivíduo e os outros , entre os diferentes grupos
 sociais e entre os diferentes povos. A dimensão comunicativa permite o reforço das
 competências do domínio de diferentes registos de linguagem, com maior enfoque no
 registo culto. A dimensão literária permite a conquista de novas competências do
 imaginário, avaliando formas, manifestações e configurações culturais, assim como o
 seu valor na construção das identidades e do desenvolvimento coletivo.
 A valorização do património literário regional reforça a autoestima e exige o domínio de
 competências de comunicação, assim como de leitura critica. 
Metodologias de ensino
5.1. Estratégias de gestão do programa (grupo-turma)
 As sessões presenciais terão um carácter teórico e teórico prático, nomeadamente através de métodos
 diversificados (exposição pelo/a professor/a ou pelos estudantes de alguns temas a abordar, a discussão
 orientada sobre textos previamente disponibilizados pelos docentes ou propostos pelos estudantes. A
 participação dos estudantes nas sessões presenciais inclui a participação individual e em grupo, oral e
 escrita, através de pequenos comentários críticos, de recensões, de leituras individuais e colectivas
 sempre acompanhadas de análise e de discussão.
 Para além das sessões presenciais, prevê-se a comunicação professora/estudantes através de alguns dos
 recursos informáticos disponíveis.
 5.2. Acompanhamento tutorial (presencial ou à distancia)
 Haverá também acompanhamento tutorial a pequenos grupos ou estudantes, individuais, sempre que essa
 opção se considere válida para promover a aprendizagem dos estudantes. 
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As diferentes temáticas a abordar serão organizadas em torno dos interesses dos
 estudantes e dos estímulos introduzidos pela professora. Por isso os métodos usados
 terão que ser variados quer na forma quer no conteúdo, de modo a tornar explícito o
 interesse da UC no plano de estudos, mas também na formação pessoal e cultural dos
 estudantes.
 No final do trabalho, os objetivos e as aprendizagens esperadas situam-se em torno
 de três grandes domínios:
 a) Capacidade de pesquisa, de seleção, de organização e de gestão da
 informação, evidenciando uma correta apropriação dos diferentes conceitos;
 b) Produção de textos orais e escritos de géneros, modos, registos, dimensões e
 problemáticas variáveis, com destaque para os de descrição e interpretação do
 texto literário. As competências comunicativas e linguísticas específicas da
 leitura e da interpretação evidenciar-se-ão em resumos, relatos, fichas de
 leitura, textos de opinião,...
 c) Apresentação pública de trabalhos 
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação será negociada coletivamente tendo em conta as seguintes propostas: 
 1. Assiduidade e participação (20%).
 2. Constituição de um dossier ou de uma antologia com todos os materiais pesquisados, a sua bibliografia e sitografia e uma introdução com uma reflexão sobre o conjunto do trabalho realizado (40%). 
 3. Elaboração e apresentação de um trabalho de pesquisa, em grupo, sobre um dos temas negociado com os professores. O trabalho  visa aprofundar um ou vários conteúdos do programa (40%). 
Regime de assiduidade
Os estudantes em regime de avaliação contínua comprometem-se a participar em 80% das sessões presenciais, excluindo os casos previstos pela legislação e pelas regras internas. Os estudantes trabalhadores apenas estão obrigados a participar em 50% do total das sessões presenciais, podendo negociar com o docente uma participação inferior mediante a elaboração de trabalhos complementares e um acompanhamento à distância mais intenso.  
Bibliografia
Coelho, A. (org.) (1999). Contos populares portugueses. Lisboa: D.Quixote.
 Eusébio, A. M. (O Calafate) (1985). Versos do cantador de Setúbal. 2 Vol. Lisboa: Ulmeiro.
 Guerreiro, M. V. (1983). Para a história da literatura popular portuguesa. Lisboa: ICLP.
 Pedroso, Consiglieri, (ed.) (2000). Contos Populares, Lisboa: Ulmeiro
 Pinto-Correia, J. D. (org.) (1984). Romanceiro Tradicional Português. Lisboa: Editorial Comunicação.
 Saraiva, A. J.; Lopes, Ó. (2010). História da Literatura Portuguesa. 17ª Ed. Porto: Porto Editora
 Silva, V. M.A. (2007). Teoria da Literatura. 8ª edição. Coimbra: Almedina.
 Vilhena, A. M.; Pires, D. (seleção e notas) (2002). A Serra da Arrábida na poesia portuguesa. Setúbal:
 Centro de Estudos Bocageanos.
 http://195.23.38.178/casadaleitura/portalbeta/bo/documentos/ot_leitliter_a.pdf 
Observações
DEVIDO ao surto de COVID 19, as aulas presenciais foram substituídas por ensino a distância, designadamente, com recurso às Plataformas Moodle e Teams assim como ao correio eletrónico. Os produtos de avaliação solicitados serão, igualmente, sujeitos a adaptações e simplificações. 
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