This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > OP00038
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?
Mapa da ESE Setúbal
Mapa interactivo do campus. Clique num determinado edifício.

Fotojornalismo

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 2S

Código: OP00038    Sigla: FOTJ
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 8 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Marta Sofia da Luz Marcos Pinho AlvesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Luísa Ferreira   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Adquirir conhecimentos básicos do fotojornalismo, o equipamento do fotojornalista, enquadramento, composição, luz, camera, flash, sensibilidade, diafragma, objectivas, etc. Técnicas de reportagem. Sensibilizar os estudantes para a importância da imagem na sociedade, na imprensa escrita e em multimédia.
Conjugação entre a forma e o conteúdo da imagem fotográfica. A ética no jornalismo. As legendas das fotografias, contextualização e informação.
Entender os diferentes objectivos editoriais.

Conteúdos programáticos

Breve introdução da história do fotojornalismo.
A importância da fotografia na imprensa.
A fotografia enquanto informação.
A imagem e a sua relação com a palavra.
A ética no fotojornalismo.
Noções técnicas sobre fotografia.
Equipamento do fotojornalista.
Prática. Trabalhos práticos de fotografia.
Noções técnicas sobre edição e utilização dos programas de edição de imagem.
Fotografia de notícia do dia, reportagem (nas várias áreas: desporto, sociedade, retrato, etc,.)


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Adquirir as capacidades técnicas para a produção e edição de fotografias para utilização em informação, notícias, reportagens e editorial. Caraterísticas específicas dos vários tipos de reportagem. A importância da edição fotográfica e a ética. O mercado de trabalho do fotojornalista. Apresentação de jornais, revistas, agências de notícias e bancos de imagem. Realização, edição e apresentação de reportagens realizadas pelos alunos.

Metodologias de ensino

Aulas práticas e aulas teórico-práticas. Introdução à história do fotojornalismo e análise da obra de fotógrafos e de fotojornalistas contemporâneos enquanto cultura visual e educação do olhar. Debate de ideias sobre reportagens, com pesquisar e obter informação, fotografar com objectivos e respeitar o real. Debate sobre a manipulação na era digital e a ética. Prática de fotografia dentro da aula, fotografia de rua e reportagens. Análise e crítica construtiva do trabalho de cada aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Analisar e discutir a fotografia tendo como obectivo os media e a cultura visual. Os conteúdos programáticos estão organizados de molde a oferecer ao estudante, num primeiro momento, um horizonte teórico alargado de reflexão e discussão em torno dos conceitos e da ética do fotojornalismo e da informação na era da globalização. Num segundo momento, a prática do acto fotográfico no âmbito dos media, do fotojornalismo e da fotografia documental. Análise e comentários sobre cada fotografia realizada pelo estudante. Deste modo oferecem-se ao estudante os instrumentos para uma maior consciência crítica sobre as imagens e a sua prática.

Metodologia e provas de avaliação

60% classificação final
Trabalho individual: grande reportagem nos moldes antes definidos. Na aula de 1 de Abril (1ª aula à distância) serão definidas e discutidas as possibilidades e ideias sobre a nova reportagem proposta.
A entrega será feita por e-mail na data agendada nesta calendarização. A entrega efetiva-se com receção de um mail de confirmação da docente.
40% classificação final
Exercícios intercalares solicitados em aula e realizados individualmente.
A entrega será incluída no portfolio final, tendo sido apresentado em aula nas datas propostas, por wetransfer para o e-mail da docente. A entrega efetiva-se com recepção de uma mensagem de confirmação da docente.

Bibliografia

FREUND, Gisèle, "Fotografia e sociedade". Lisboa: Vega, colecção Comunicação & Linguagens, 1989.
https://www.academia.edu/5602933/Gisele-freund-la-fotografia-como-documentosocial-1974

WELLS, Liz, "Photography: A critical Introduction". London: Routledge, 4ª edição, 2010.
https://kupdf.net/download/photography-a-criticalintroduction_5a275d3ae2b6f5035056df41_pdf


SONTAG, Susan, "Ensaios sobre Fotografia". [ On photography ]. Lisboa: Publicações Dom Quixote, colecção Arte e Sociedade, 1986.

"Things as They Are: Photojournalism in Context since 1955". Introductory Essay by Mary Panzer; Preface by Michiel Munneke; Afterword by Christian Caujolle. World Press Photo, 2005. Winner of the 2006 ICP Infinity Award for Best Publication. ISBN 13:978-1-905712-01-4
https://www.academia.edu/33282733/Introduction_THINGS_AS_THEY_ARE_Photojournalism_in_Context_Since_1955

CONDOR BOOK by Joao Pina
https://www.youtube.com/watch?v=Ht0tTRBum9E

"The Americans". Photographs by Robert Frank. Introduction by Jack Kerouac.
https://www.youtube.com/watch?v=8-01NkUGBO8

Opções
Últimas Notícias
Horários 2º sem. 20/21 e plano de regresso ESE/IPS | atualização 16 abril 2021
Aula Aberta | O exercício crítico da programação.
Aula Aberta | O Papel da Tecnologia no Suporte ao Envelhecimento Ativo e ao Cuidador Informal
Provas públicas para apreciação do relatório do projeto de investigação
Pré-Requisitos 2021/2022 - Calendário
Página gerada em: 2021-04-17 às 11:26:47 Última actualização: 2010-07-19