Início > Notícias > Aula Aberta "Aprender a cuidar, aprender a cidadania"

Aula Aberta "Aprender a cuidar, aprender a cidadania"

Anfiteatro ESE/IPS | 30 maio 2019 | 17h30-19h

No próximo dia 30 maio, pelas 17h30, terá lugar a aula aberta "Aprender a cuidar, aprender a cidadania", com a oradora Prof.ª Doutora Maria Assunção Folque, Professora Auxiliar da Universidade de Évora (Departamento de Pedagogia e Educação), que nos deixa a seguinte mensagem:

"Recusando a possibilidade de uma educação neutra, tenho assumido, em diálogo com vários grupos de pertença (especialmente o Movimento da Escola Moderna), a construção da democracia e os processos de humanização que lhe são inerentes. São estes que possibilitam a sustentabilidade do nosso planeta, assumindo-nos como cidadãos do mundo. Este é o desígnio central da minha energia de trabalho, ou seja, o sentido para o que faço. Parto da minha experiência de educadora de infância e formadora de educadores/as de infância e professores/as do 1º CEB na Universidade de Évora onde realço um Projeto de pesquisa que me tem transformado - Construir a sustentabilidade a partir da infância.

Irei centrar-me nesta comunicação em perguntar: como podemos construir a nossa humanidade e o nosso viver em democracia a partir da infância? Identificando algumas disposições para o cuidado e a cidadania que devem ser promovidas desde a educação de infância, irei refletir sobre as implicações destas para as práticas pedagógicas."