Início > Notícias > Concurso "Pegada Ecológica"

Concurso "Pegada Ecológica"

Concurso organizado pela ESE/IPS e Câmara Municipal de Setúbal

O concurso "Pegada Ecológica" é dirigido a docentes e alunos do ensino básico, do concelho de Setúbal, e pretende fomentar ideias e projetos na área da sensibilização ambiental, com especial enfoque no empenho e participação ativa face à problemática das alterações climáticas. Tem como orientação o conceito de pegada ecológica, "ecological footprint", que procura contabilizar a quantidade de terra produtiva e de água necessária para produzir os recursos utilizados e para assimilar os resíduos produzidos por uma determinada população. A nossa pegada é assim uma medida do impacto do nosso estilo de vida em diferentes dimensões, por exemplo: alimentação, vestuário, transportes, habitação, energia, água, entre outros. É igualmente importante considerar o papel do trabalho individual e coletivo para o equilíbrio da Terra, a "ecological handprint". Isto é, reconhecer e dar visibilidade ao potencial positivo das nossas ações ecológicas e valorizar que, juntos, poderemos dar as mãos pelo ambiente.

Fomentar o desenvolvimento da literacia ambiental das crianças e jovens.
Desenvolver, com os alunos, um projeto alusivo aos conceitos "ecological footprint" e/ou "ecological handprint".
Enquadrar o trabalho no respetivo currículo.
Promover a inovação curricular.

1º escalão - Turmas do 1º ciclo do ensino básico do concelho de Setúbal.
2º escalão - Turmas do 2º ou 3º ciclo do ensino básico do concelho de Setúbal.

Prémios
Será premiado o melhor projeto de cada escalão.

Dúvidas e esclarecimentos
concursopegadaecologica@ese.ips.pt