Início > Notícias > Narrar a jornada de aprendizagem da(s) criança(s): o poder do portefólio

Narrar a jornada de aprendizagem da(s) criança(s): o poder do portefólio

Aula Aberta | 4 junho 2020 | plataforma ZOOM

No próximo dia 04 de junho terá lugar mais uma aula aberta no âmbito do Mestrado em Pré-escolar, com a participação de Ana Azevedo, Educadora de infância com especialização em Metodologia e Supervisão em Educação de Infância e mestre em Educação Multicultural e Envolvimento Parental.

Nesta Aula Aberta aborda-se a questão do portfólio na educação de infância enquanto instrumento privilegiado para narrar a jornada de aprendizagem das crianças a três vozes: a voz do/a educador/a; a voz da(s) criança(s) e a voz das famílias. Pretende-se desconstruir alguns equívocos que foram sendo gerados em torno da sua conceção e utilização e provocar a reflexão sobre as suas potencialidades. O portefólio é um instrumento que se sustenta no reconhecimento da criança como um ser competente, com direito à participação, nomeadamente, o direito a participar na narrativa da sua jornada de aprendizagem e na avaliação dessa aprendizagem. A integração da família neste processo garante o direito à identidade e à pertença e estreita os laços entre a escola e a família. É nesta arquitetura de diálogos que o portefólio nos permite criar ruturas e (re)significar a avaliação na educação de infância.

Participa através da plataforma ZOOM, entre as 17h30 e as 19h, em https://videoconf-colibri.zoom.us/j/94255588882?pwd=aDVmZ0dwK2V5WFVoelU1TGxrTXh6QT09.

Página gerada em: 2024-03-29 às 02:29:10