This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Notícias > Revista MEDI@ÇÕES | Open Call
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?
Mapa da ESE Setúbal
Mapa interactivo do campus. Clique num determinado edifício.

Revista MEDI@ÇÕES | Open Call

receção de propostas até 15 setembro 2020


À comunidade académica,


Está aberto o período de receção de propostas para a edição de Dezembro 2020 da revista Medi@ções, a publicação eletrónica bianual da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal,

Próximo número: Pensamento Computacional, Programação e Robótica na aprendizagem


A utilização da programação e da robótica na educação não é uma novidade, remontando as primeiras experiências nesta área à década de 1960, quando Seymour Papert e a sua equipa desenvolveram a linguagem de programação LOGO no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Também em Portugal, no âmbito do projeto Minerva, o LOGO e os robôs educativos foram usados em diversos contextos educativos.

Nos últimos anos têm vindo a ganhar importância, em diversos sistemas educativos, a atenção prestada ao pensamento computacional, à programação e a robótica, tendo surgido diversas iniciativas com o objetivo de promover o desenvolvimento do pensamento computacional, bem como atividades de programação e de robótica em contextos educativos, formais ou não formais. São disso exemplo as iniciativas da Direção Geral de Educação (DGE), em Portugal, como os Clubes de programação e Robótica, que distinguem escolas com boas práticas nestas áreas, ou ainda os projetos Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico e Programação e Robótica no Ensino Básico - Probótica, lançados a partir de 2015.

Ser criativo implica saber exprimir-se para transmitir ideias. O pensamento computacional, a programação e a robótica podem ser ferramentas importantes no desenvolvimento de formas de criatividade, permitindo aos alunos compreender o mundo que os rodeia e exprimir-se de forma criativa.

Este número da revista Medi@ções é um contributo para o debate sobre esta temática atual e pretende dar a conhecer projetos e trabalhos, nesta área, levados a cabo nos diferentes níveis de ensino e/ou áreas disciplinares, em diferentes contextos de aprendizagem com as mais variadas tecnologias ou até sem elas. São bem-vindos os contributos de investigadores e professores que desejem partilhar os seus conhecimentos e as suas práticas.

A Revista Medi@ções está aberta à recepção de propostas para este número temático até ao dia 15 de setembro de 2020.


Opções
Últimas Notícias
Olhares sobre o ensino e aprendizagem das ciências e da matemática em tempos de pandemia.
Aula Aberta - Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem
Seminários de Investigação e Projeto de Comunicação
Horários 1º semestre 2020/21 | ATUALIZAÇÂO
Plano de Regresso ESE/IPS
Página gerada em: 2020-11-27 às 03:00:27