Início > Notícias > 1ªs Jornadas de Intervenção Social e Comunitária

1ªs Jornadas de Intervenção Social e Comunitária

10 dezembro 2020 | via ZOOM

As 1ªs Jornadas de Intervenção Social e Comunitária pretendem dar a conhecer a realidade vivida pelas estagiárias do CTESP de Serviço Familiar e Comunitário no ano letivo 2019/20.

A realidade destes estágios, pelas condicionantes decorrentes da Pandemia, determinaram o desenvolvimento de estratégias de comunicação on-line, que puseram em evidencia práticas inovadoras de formação com públicos em situação de vulnerabilidade social e, ainda, a promoção de diferentes estratégias de envolvimento dos pais na educação e desenvolvimento dos filhos.

Foi assim possível enviar histórias a mães de crianças de Jardim de Infância e recolher os depoimentos destas mães sobre as histórias que os filhos mais gostaram e as atividades que fizeram a propósito dessas histórias. Através da construção de um site, foi viável sugerir a pais de crianças de Jardim de Infância, imigrantes e a residir no nosso país, que visitassem locais de interesse patrimonial perto das suas casas ou ainda, dar a conhecer tradições dos seus países.

No contexto do RSI, foram elaboradas respostas e materiais de apoio aos beneficiários para permitir o aceso rápido a informações diversas da equipa de RSI e outros programas como o Programa Operacional de Apoio a Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC). No contexto de trabalho com idosos foram igualmente desenvolvidas respostas e recursos para serem trabalhados nos locais presencialmente com os utentes. Em ambos os contextos foi possível estabelecer contactos à distância entre estagiárias e utentes.

Para a realização das presentes Jornadas, contamos com a participação dos docentes do curso, na moderação das diferentes mesas (ver programa), bem como a comunicação de uma convidada do ISCSP para nos falar sobre Parentalidade(s) e ainda, o depoimento de orientadores e supervisores de estágio sobre a experiência de orientação dos estudantes ao longo de vários anos.

A organização do evento é da Comissão De Acompanhamento E Avaliação Do Curso Técnico Superior Profissional em Serviço Familiar e Comunitário, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

A participação é livre, através da plataforma ZOOM, com o link https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82024730967?pwd=djZhaWNrd09aV1d0eTkvVkVYTWRGQT09.
Em alternativa, pode utilizar o ID da reunião: 820 2473 0967.
A senha de acesso à sessão é: 78

O Programa do evento é o seguinte:

Pode descarregar aqui o programa das 1ªs Jornadas de Intervenção Social e Comunitária.

Página gerada em: 2024-03-28 às 22:25:20