Início > Notícias > Projecto Internacional Social Haptic Signs for the Deaf and Blind in Education

Projecto Internacional Social Haptic Signs for the Deaf and Blind in Education

23 novembro 2022

No próximo dia 23 de Novembro de 2022, entre as 13h30 e as 15h30, terá lugar no Auditório da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal um Multiplier Event - Evento de Disseminação de Resultados do projeto internacional Social Haptic Signs for the Deaf and Blind in Education (SHS) (ref.ª 2019-1-SE01-KA201-060404).

O projeto SHS, financiado pelo programa Erasmus+, Comissão Europeia (2019-2022) é desenvolvido por equipas da Estónia, Itália, Portugal e Suécia (coordenação). Enquadra-se no âmbito dos Estudos Surdos, com enfoque na surdocegueira e nos gestos hápticos usados na comunicação com pessoas surdocegas.

Em Portugal, está sediado no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), e é coordenado pela Professora Doutora Orquídea Coelho.

A equipa portuguesa é composta por pessoas surdas, surdocegas e ouvintes, entre as quais investigadores/as e docentes do CIIE-FPCEUP e da Universidade do Porto, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS) e do Centro de Educação e Desenvolvimento António Aurélio da Costa Ferreira (CED-AACF), da Casa Pia da Lisboa.

O objetivo principal do projeto de investigação/intervenção consiste em pesquisar, registar e divulgar gestos hápticos (haptic signs) usados no âmbito da comunicação háptica, em diversos contextos com pessoas surdocegas ou pessoas surdas com baixa visão.

Os gestos hápticos são mensagens de toque complementares a outros sistemas de comunicação, como as línguas gestuais. Permitem transmitir informações sobre configuração espacial, emoções, ações e outros aspetos inerentes à comunicação, possibilitando a participação ativa em situações sociais.

Os materiais produzidos no SHS destinam-se a intérpretes de língua gestual, professores, educadores, técnicos de educação, assistentes pessoais, familiares, pessoas surdocegas e pessoas próximas de pessoas surdocegas.

Neste Multiplier Event pretende-se divulgar o trabalho realizado bem como apresentar alguns materiais elaborados, os quais ficarão disponíveis para consulta, de forma gratuita e online no site www.spreadthesign.com.

O evento é aberto a toda a comunidade académica. Será atribuído certificado de presença.

Página gerada em: 2024-05-05 às 01:46:40