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Pós-graduação em Animação Socioeducativa - Funchal
2ª Fase de candidaturas
Introdução
A concepção de Escola como Sistema Aberto, integrada numa Comunidade Educativa e com ela estabelecendo trocas múltiplas, implica um apurado conhecimento quer da sua realidade interna quer da realidade social envolvente e exige a criação de mecanismos de facilitação de um diálogo mútuo. O resultado desse minucioso diagnóstico permite definir as linhas orientadoras de um Projecto Educativo que é hoje também condicionado pelo princípio de Escola a Tempo Inteiro, integrando, para além de um currículo nacional e das suas adaptações locais, um conjunto de actividades de enriquecimento curricular.
Dotada de recursos humanos muito qualificados, a Escola tem uma responsabilidade acrescida na dinamização de actividades que promovam o desenvolvimento das comunidades em que se insere. Isto é particularmente evidente em meios sociais desfavorecidos, onde o sucesso escolar dos alunos e a capacidade de qualificação da Escola estão directamente relacionados com a apropriação, pelas populações, do seu significado social, do sentido das aprendizagens escolares, e do seu reconhecimento como parceira cooperante. Só assim, as organizações escolares podem cumprir cabalmente o desígnio de instituições de formação, conceito aqui entendido não apenas na sua vertente de ensino mas também cultural, ética, moral e cívica.
Contribuindo para a realização dessa missão, as Escolas podem dotar-se de pessoal qualificado na área da Animação Socioeducativa com competências na promoção de projectos de animação e de desenvolvimento, envolvendo os(as) alunos(as), os pais e encarregados(as) de educação, quer ainda outros elementos da comunidade educativa, revelando-se, deste modo, potenciadoras de integração cultural e social e, em certos casos, inibidoras de práticas desajustadas.
Fundamentação
Na realidade escolar e social da Madeira constata-se a existência de dois públicos potencialmente interessados na frequência de uma pós-graduação em Animação Socioeducativa:
- Por um lado, as Escolas dispõem de muitos(as) docentes ou de outros(as) técnicos(as) sensíveis à necessidade de responder adequadamente e em modalidades não formais a populações escolares diversificadas. Falamos, não apenas das que apresentam necessidades específicas devido a precárias condições sociais de existência ou a diferentes origens culturais, mas também às que, em outras condições de existência, necessitam de ver ampliados os seus quadros de referência sociocultural;
- Por outro lado, embora alguns profissionais exerçam já funções afins, carecem, em muitos casos, de qualificação que permita não apenas um desempenho eficaz como uma capacitação teórica e reflexiva, condição indispensável a uma consistente evolução das práticas profissionais.
É, pois, fundamentalmente para estes dois tipos de público que concebemos a presente proposta de pós-graduação, considerando que ambos detêm já saberes sobre os quais é possível desenhar quadros conceptuais e estratégias de intervenção que respondam, genericamente, aos objectivos abaixo explicitados.
Objectivos
- Formar profissionais capazes de promoverem a animação Socioeducativa em contextos formais e não formais de educação, susceptível de dar resposta a necessidades e problemas diagnosticados face a uma comunidade ou público específicos;
- Agir em prol da qualidade da intervenção educativa relacionada com a promoção do bem-estar das comunidades educativas;
- Apoiar a criação de estratégias diversificadas de incentivo e de apoio ao sucesso escolar;
- Apoiar e enriquecer estratégias quer de estudo autónomo quer de construção dos produtos e das tarefas escolares das crianças e dos(as) jovens;
- Promover estratégias de gestão positiva dos conflitos no seio da comunidade escolar;
- Incentivar práticas activas de Cidadania na construção da comunidade educativa, nomeadamente de relacionamento e de compreensão do/a "Outro/a" e de defesa dos Direitos Humanos
- Incentivar práticas de acesso e usufruto da cultura junto das famílias e da comunidade
Destinatários/as
- Professores/as do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
- Educadores/as de Infância.
- Animadores Socioculturais de bibliotecas escolares.
- Outros(as) técnicos(as) de formação diversificada existentes nas escolas e serviços.
Duração: 2 semestres - 45 créditos ECTS:Horário das Aulas:- 6ª feira, das 9h às 18h
- Sábado, das 9h às 18h
Com a possibilidade de utilização de uma plataforma digital de ensino a distância.
Local de funcionamento: Funchal - Madeira
Coordenação: Profª Doutora Isabel Henriques de Jesus.
Equipa docente: Docentes a designar dos Departamentos de:
- Línguas;
- Comunicação;
- Ciências da Educação;
- Ciências, Multiculturalidade e Desenvolvimento;
- Desporto;
- Tecnologias de Informação e Comunicação;
E ainda docentes da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal e docentes a contratar localmente.
Condições de Frequência - Os(as) formandos(as) deverão frequentar pelo menos 75% das sessões presenciais;
- É possível a realização de Unidades Curriculares isoladas;
- É possível a creditação de Unidades Curriculares, excepto na unidade Curricular de Seminário de Projecto;
- É possível desenvolver o projecto no local de trabalho;
- O Diploma está dependente da realização com sucesso de todas as unidades curriculares.
Taxas e Propinas - Candidatura: 60.00 ¤
- Taxa de Matrícula: 150.00 ¤.
- Seguro Escolar: 2.50 ¤
- Propinas: Pagamento único: 2,500.00 ¤ (no acto da matrícula)
Ou Pagamento fraccionado:
1ª Prestação | 625.00¤ | (no acto da matrícula) | 2ª Prestação | 625.00¤ | Até 1 de Fevereiro | 3ª Prestação | 625.00¤ | Até 1 de Março | 4ª Prestação | 625.00¤ | Até 1 de Abril |
Processo de candidatura e início do curso
Candidaturas: de 16 a 30 de Setembro de 2009.
Documentação necessária para a candidatura:
Toda a documentação pode ser enviada por via electrónica para secretaria@ese.ips.pt ou por via postal para:
Escola Superior de Educação / IPS
Pós-graduação em Animação Socioeducativa
Campus do Instituto Politécnico de Setúbal
Estefanilha
2914-504 Setúbal
Matrículas: a definir;
Início do curso: Outubro de 2009
Plano de estudos
Áreas de formação | Unidades Curriculares | Créditos ECTS | Horas de contacto | Horas Totais | Formação Geral | Dimensões Sociais e Históricas da Animação Socioeducativa | 6 | 72 | 162 | Educação, Sociedade e Escola | 5 | 56 | 135 | Educação em Contextos Multiculturais e Estratégias Identitárias | 5 | 56 | 135 | Tecnologias de Informação e Comunicação e Projectos Educativos | 3 | 33 | 81 | Formação Específica | Áreas e Contextos de Animação Socioeducativa - Literacias Científicas
- Animação da Leitura e da Escrita
- Educação e Promoção da Saúde
- Educação Ambiental e Turismo
- Inclusão Social e populações de Risco
- Animação Desportiva
| 6 | 72 | 162 | Organização, Gestão e Animação de Centros de Recursos | 5 | 56 | 135 | Oficina de Técnicas Expressivas em Animação Socioeducativa | 6 | 72 | 162 | Formação Profissionalizante | Seminário de Métodos e Técnicas em Animação Socioeducativa | 3 | 33 | 81 | Seminário de Investigação e Projecto | 6 | 72 | 162 |
Avaliação
- Assiduidade e participação módulo a módulo (20%)
- Um produto por área de formação a combinar entre os docentes dos módulos/área (30%)
- Projecto de investigação e/ ou intervenção (50%)
Nota: O início deste curso depende de estarem reunidas as condições mínimas para o seu funcionamento.
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