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Pós-graduação em Animação Socioeducativa - Funchal

2ª Fase de candidaturas

Introdução

A concepção de Escola como Sistema Aberto, integrada numa Comunidade Educativa e com ela estabelecendo trocas múltiplas, implica um apurado conhecimento quer da sua realidade interna quer da realidade social envolvente e exige a criação de mecanismos de facilitação de um diálogo mútuo. O resultado desse minucioso diagnóstico permite definir as linhas orientadoras de um Projecto Educativo que é hoje também condicionado pelo princípio de Escola a Tempo Inteiro, integrando, para além de um currículo nacional e das suas adaptações locais, um conjunto de actividades de enriquecimento curricular.

Dotada de recursos humanos muito qualificados, a Escola tem uma responsabilidade acrescida na dinamização de actividades que promovam o desenvolvimento das comunidades em que se insere. Isto é particularmente evidente em meios sociais desfavorecidos, onde o sucesso escolar dos alunos e a capacidade de qualificação da Escola estão directamente relacionados com a apropriação, pelas populações, do seu significado social, do sentido das aprendizagens escolares, e do seu reconhecimento como parceira cooperante. Só assim, as organizações escolares podem cumprir cabalmente o desígnio de instituições de formação, conceito aqui entendido não apenas na sua vertente de ensino mas também cultural, ética, moral e cívica.

Contribuindo para a realização dessa missão, as Escolas podem dotar-se de pessoal qualificado na área da Animação Socioeducativa com competências na promoção de projectos de animação e de desenvolvimento, envolvendo os(as) alunos(as), os pais e encarregados(as) de educação, quer ainda outros elementos da comunidade educativa, revelando-se, deste modo, potenciadoras de integração cultural e social e, em certos casos, inibidoras de práticas desajustadas.

Fundamentação

Na realidade escolar e social da Madeira constata-se a existência de dois públicos potencialmente interessados na frequência de uma pós-graduação em Animação Socioeducativa:
  • Por um lado, as Escolas dispõem de muitos(as) docentes ou de outros(as) técnicos(as) sensíveis à necessidade de responder adequadamente e em modalidades não formais a populações escolares diversificadas. Falamos, não apenas das que apresentam necessidades específicas devido a precárias condições sociais de existência ou a diferentes origens culturais, mas também às que, em outras condições de existência, necessitam de ver ampliados os seus quadros de referência sociocultural;

  • Por outro lado, embora alguns profissionais exerçam já funções afins, carecem, em muitos casos, de qualificação que permita não apenas um desempenho eficaz como uma capacitação teórica e reflexiva, condição indispensável a uma consistente evolução das práticas profissionais.
É, pois, fundamentalmente para estes dois tipos de público que concebemos a presente proposta de pós-graduação, considerando que ambos detêm já saberes sobre os quais é possível desenhar quadros conceptuais e estratégias de intervenção que respondam, genericamente, aos objectivos abaixo explicitados.


Objectivos
  • Formar profissionais capazes de promoverem a animação Socioeducativa em contextos formais e não formais de educação, susceptível de dar resposta a necessidades e problemas diagnosticados face a uma comunidade ou público específicos;

  • Agir em prol da qualidade da intervenção educativa relacionada com a promoção do bem-estar das comunidades educativas;

  • Apoiar a criação de estratégias diversificadas de incentivo e de apoio ao sucesso escolar;

  • Apoiar e enriquecer estratégias quer de estudo autónomo quer de construção dos produtos e das tarefas escolares das crianças e dos(as) jovens;

  • Promover estratégias de gestão positiva dos conflitos no seio da comunidade escolar;

  • Incentivar práticas activas de Cidadania na construção da comunidade educativa, nomeadamente de relacionamento e de compreensão do/a "Outro/a" e de defesa dos Direitos Humanos

  • Incentivar práticas de acesso e usufruto da cultura junto das famílias e da comunidade

Destinatários/as
  • Professores/as do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

  • Educadores/as de Infância.

  • Animadores Socioculturais de bibliotecas escolares.

  • Outros(as) técnicos(as) de formação diversificada existentes nas escolas e serviços.

Duração: 2 semestres - 45 créditos ECTS:
  • Horas de contacto: 522h
Horário das Aulas:
  • 6ª feira, das 9h às 18h

  • Sábado, das 9h às 18h


  • Com a possibilidade de utilização de uma plataforma digital de ensino a distância.

Local de funcionamento: Funchal - Madeira
 
Coordenação: Profª Doutora Isabel Henriques de Jesus.
 
Equipa docente: Docentes a designar dos Departamentos de:
  • Línguas;

  • Comunicação;

  • Ciências da Educação;

  • Ciências, Multiculturalidade e Desenvolvimento;

  • Desporto;

  • Tecnologias de Informação e Comunicação;

  • E ainda docentes da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal e docentes a contratar localmente.


Condições de Frequência
  • Os(as) formandos(as) deverão frequentar pelo menos 75% das sessões presenciais;

  • É possível a realização de Unidades Curriculares isoladas;

  • É possível a creditação de Unidades Curriculares, excepto na unidade Curricular de Seminário de Projecto;

  • É possível desenvolver o projecto no local de trabalho;

  • O Diploma está dependente da realização com sucesso de todas as unidades curriculares.

Taxas e Propinas
  • Candidatura: 60.00 ¤

  • Taxa de Matrícula: 150.00 ¤.

  • Seguro Escolar: 2.50 ¤

  • Propinas: Pagamento único: 2,500.00 ¤ (no acto da matrícula)
Ou
Pagamento fraccionado:
1ª Prestação 625.00¤ (no acto da matrícula)
2ª Prestação 625.00¤ Até 1 de Fevereiro
3ª Prestação 625.00¤ Até 1 de Março
4ª Prestação 625.00¤ Até 1 de Abril

Processo de candidatura e início do curso
Candidaturas: de 16 a 30 de Setembro de 2009.
Documentação necessária para a candidatura:

Toda a documentação pode ser enviada por via electrónica para secretaria@ese.ips.pt ou por via postal para:

Escola Superior de Educação / IPS
Pós-graduação em Animação Socioeducativa
Campus do Instituto Politécnico de Setúbal
Estefanilha
2914-504 Setúbal

Matrículas: a definir;
Início do curso: Outubro de 2009
 
Plano de estudos

Áreas de formação

Unidades Curriculares

Créditos
ECTS

Horas de contacto

Horas Totais

Formação Geral

Dimensões Sociais e Históricas da Animação Socioeducativa

6

72

162

Educação, Sociedade e Escola

5

56

135

Educação em Contextos Multiculturais e Estratégias Identitárias

5

56

135

Tecnologias de Informação e Comunicação e Projectos Educativos

3

33

81

Formação Específica

Áreas e Contextos de Animação Socioeducativa

  • Literacias Científicas
  • Animação da Leitura e da Escrita
  • Educação e Promoção da Saúde
  • Educação Ambiental e Turismo
  • Inclusão Social e populações de Risco
  • Animação Desportiva

6

72

162

Organização, Gestão e Animação de Centros de Recursos

5

56

135

Oficina de Técnicas Expressivas em Animação Socioeducativa

6

72

162

Formação Profissionalizante

Seminário de Métodos e Técnicas em Animação Socioeducativa

3

33

81

Seminário de Investigação e Projecto

6

72

162


Avaliação
  • Assiduidade e participação módulo a módulo (20%)

  • Um produto por área de formação a combinar entre os docentes dos módulos/área (30%)

  • Projecto de investigação e/ ou intervenção (50%)

Nota: O início deste curso depende de estarem reunidas as condições mínimas para o seu funcionamento.

Opções
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