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Formação Contínua de Professores - Melhorar aprendizagens, perspetivar práticas profissionais (programa atualizado)

28 de junho 2013, das 9:00 às 16:30 e 29 de junho 2013, das 10:00 às 17:30



Este Encontro tem como principal finalidade perspetivar as práticas profissionais dos professores dos 1º e 2º ciclos do ensino básico, tendo subjacente uma abordagem transversal e interdisciplinar do currículo e por horizonte a melhoria das aprendizagens dos alunos. Em particular, visa problematizar as novas metas curriculares de Ciências da Natureza, Língua Portuguesa e Matemática, e refletir sobre as suas implicações pedagógicas.

Considerando que os saberes oriundos das práticas são essenciais para equacionar estas mesmas práticas, pretende-se, também, que este Encontro proporcione um espaço para a partilha de experiências e materiais curriculares, pelo que se prevê a participação dos professores dos 1.º e 2.º ciclos através da proposta de apresentação de relatos de sala de aula.

Comissão organizadora: Ana Maria Boavida, Fátima Mendes, Miguel Freitas e Paulo Feytor Pinto, da Escola Superior de Educação do IP de Setúbal.

Destinatários: professores do 1º ciclo do ensino básico; professores do 2º ciclo (grupos 200, 210, 220 e 230; estudantes da ESE/IPS (Cursos LEB, MPE1C e M12C).

Formadores: Docentes da ESE/IPS e outros docentes convidados, com experiência profissional sobre as temáticas a abordar.

Local de realização: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

Datas e Horário: 28 de junho, das 9:00 às 16:30 e 29 de junho, das 10:00 às 17:30

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-74540/13

Nº. de créditos: 0,6

O Encontro constitui uma ação de formação que permite a obtenção de créditos para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 (1.º CEB), 200 (Português e Estudos Sociais 2.ºCEB), 210 (Português e Francês 2.ºCEB), 220 (Português e Inglês 2.ºCEB) e 230 (Matemática e Ciências da Natureza 2.ºCEB).

Os participantes que desejarem o percurso formativo acreditado devem utilizar os conteúdos das diferentes sessões para a realização de um trabalho de reflexão.

Nº. mínimo de participantes: 15

Inscrição: 15 Euros até 24 de junho. Os estudantes a frequentar o curso da Licenciatura em Educação Básica e dos Mestrados da ESE/IPS poderão inscrever-se gratuitamente.

O número de inscrições é limitado. Inscreva-se quanto antes aqui
Atendendo a que uma das finalidades do Encontro é a partilha e debate de experiências de sala de aula, o seu contributo é fundamental. Envie-nos a sua proposta online (título e resumo) até ao dia 24 de junho.


Programa provisório

Sexta-feira, 28 de junho
09:00-09:30
Abertura
09:30-11:00
Conferência plenária

Avaliação reguladora das aprendizagens: um desafio, uma possibilidade

Jorge Pinto, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
Leonor Santos, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
11:00-11:30
Intervalo
11:30-13:00
Simpósios temáticos
Ensinar e aprender Ciências

As Ciências da Natureza no currículo do 1º ciclo do ensino básico - sua relevância no desenvolvimento conceptual e processual do aluno.
Cláudia Fernandes, Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde

Atividades práticas em Ciências Naturais, no 2º ciclo do Ensino Básico - Um alicerce para a motivação e aprendizagem. Amélia Rosa, Agrupamento de Escolas 4 outubro

Moderadora: Leonor Saraiva, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
Ensinar e aprender Matemática

Aprender frações tendo por horizonte grandes ideias.
Margarida Silva, Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades

Práticas avaliativas em contexto de congresso matemático .
Paula Fonseca, Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades

Uma trajetória de desenvolvimento do pensamento algébrico no 4.º ano de escolaridade.
Célia Mestre, Agrupamento de Escolas Romeu Correia, Almada

Moderadora: Ana Maria Boavida, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
Ensinar e aprender Português

Como desenvolver a oralidade e o conhecimento gramatical?
Maria de Jesus Leão, Agrupamento de Escolas de Sampaio, Sesimbra

Como desenvolver a leitura e a escrita?
Marisa Costa, Agrupamento de Escolas de Pegões, Canha e St.º Isidro

Olhar reflexivo sobre o ensino do Português no final do Ensino Básico.
Maria Isabel Gomes, Agrupamento de Escolas de Pegões, Canha e St.º Isidro

Programa de Português e Metas curriculares - como articular?
Paula Melo, Agrupamento de Escolas de Pegões, Canha e St.º Isidro

Moderador: Luciano Pereira, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
13:00-14:00
Almoço
14:00-16:30
Sessões Práticas
Aprender ciências na escola com os contextos não formais de educação .
Helena Simões, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
Do pensamento numérico ao pensamento algébrico.
Elvira Santos e José Duarte, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
Ler para Aprender em todas as disciplinas.
Alzira Sá e Fernanda Botelho, Escola Secundária D. Pedro V, Lisboa, e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
Sábado, 29 de junho
10:00-13:00
Sessões Práticas
Integração de simulações computacionais no ensino das ciências.
José Abílio Gonçalves e José Miguel Freitas, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
Scratch: imaginar, programar, aprender!
Teresa Marques e Miguel Figueiredo, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
Competências plurilingues e interculturais na aula de Português.
Paulo Feytor Pinto, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
13:00-14:00
Almoço
14:00-15:30
Relatos de aula (a anunciar)
15:30-17:00
Painel plenário

Metas curriculares e aprendizagens: contributos e controvérsias

Intervenientes: Filomena Viegas, Associação de Professores de Português;
Lurdes Serrazina, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa;
Pedro Reis, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Moderadora: Joana Brocardo, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
17:00-17:30
Encerramento

Opções
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