Início > Notícias > Trabalhar s(em) Rede em Educação: dinâmicas de cooperação

Trabalhar s(em) Rede em Educação: dinâmicas de cooperação

Seminário 10 de Maio de 2014

Consulte o cartaz e o programa do seminário "Trabalhar s(em) Rede em Educação: dinâmicas de cooperação"

Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Vivemos num tempo de transições relativamente aos modos como se pensam as organizações, os modos de trabalho assim como os modos como os profissionais desenvolvem a sua ação e a sua relação com elas.

O trabalho em rede quer entre organizações, quer no seu interior, representa atualmente uma estratégia pertinente no sentido de ultrapassar os limites de uma intervenção fragmentada, um agir menos dependente da burocracia e um modo de tecer de laços em torno de projetos partilhados.

O seminário "Trabalhar s(em) Rede em Educação: dinâmicas de cooperação" tem como objetivo central fomentar a compreensão e estimular o debate em torno dos diferentes tipos de dinâmicas de cooperação relacionadas com a educação e com as escolas do ensino básico, secundário e superior, na tentativa de encontrar caminhos que estejam para além das lógicas dominantes baseadas na competição entre profissionais e entre instituições.

Aberto a todos os que se interessam pelas questões educativas, a professores de todos os graus de ensino, investigadores e profissionais de educação no âmbito das autarquias e de associações, o seminário, através de uma conferência e de três painéis em que intervêm investigadores, professores, diretores de agrupamentos e outros agentes educativos, procura dar algumas respostas a uma das questões pertinentes neste tempo em que vivemos: "como pensar e organizar a ação coletiva baseada em interdependências colaborativas?". O seminário vai abordar temáticas como "Reorganização e Cooperação no ensino superior e na investigação; "Cooperação entre escolas e entre escolas e comunidade" bem como o relato de diferentes tipos de "Experiências de cooperação".

Ficha de Inscrição para professores e educadores acreditação do seminário. Para efetivar a sua inscrição, pedimos que envie, para o endereço sonia.amador@ese.ips.pt, devidamente preenchida, a ficha de inscrição acompanhada de fotocopia do seu cartão de cidadão. Caso ainda tenha Bilhete de Identidade é necessário juntar também fotocópia do cartão de contribuinte.

Ficha de Inscrição para outros participantes . Para efetivar a sua inscrição, pedimos que envie, para o endereço sonia.amador@ese.ips.pt, devidamente preenchida, a ficha de inscrição.

A Comissão Organizadora,
Ana Luisa de Oliveira Pires (ESE-IPS e UIED)
António Ângelo de Vasconcelos (ESE-IPS)
Carla Cibele Figueiredo (ESE-IPS)