Início > Notícias > Projeto ConTradição

Projeto ConTradição

Exposição "Livre tempo no meu tempo" e intervenção sociocultural

"ConTradição" é um projeto de intervenção sociocultural elaborado pela turma do 2º ano do curso de Animação e Intervenção Sociocultural da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Design, desenvolvimento e avaliação de projectos (DDAP).

A intervenção dos alunos de 2º ano da licenciatura em Animação e Intervenção Sociocultural, baseia-se na recolha de saberes populares das populações mais idosas dos bairros de S.Domingos/Fontaínhas e Bela Vista, bastante diferentes nas suas características mas ambos pertencentes à Freguesia de S. Sebastião, uma das mais populosas de Setúbal.

A partir de uma pesquisa que incidiu especialmente na forma como se viviam e vivem os tempos de lazer, sobretudo tendo em conta as vivências culturais, produziu-se uma exposição intitulada "Livre Tempo no Meu Tempo". O lazer pode ser designado por ações que ocupam o tempo livre, conferindo a possibilidade de usufruirmos esses tempos de forma ativa, desenvolvendo a criatividade individual e colectiva.

A exposição terá lugar no Palácio Fryxell, em Setúbal, tendo como objetivo salvaguardar o Património Cultural Imaterial, garantido a transmissão dos conhecimentos e das práticas que o constituem, considerando os idosos como portadores de uma sabedoria que necessita de ser valorizada e transmitida. São propostas atividades temáticas, ligadas à exposição, explorando as diferentes áreas de lazer.

A exposição será inaugurada no dia 23 de Abril entre as 16h30m e as 19h e estará disponível ao público à quarta-feira e ao sábado.

As actividades, em relação com a exposição, serão dinamizadas entre os dias 27 de Abril e o dia 18 de Maio (consulte o Programa de atividades).

Página gerada em: 2024-04-25 às 01:03:13