|
"Pobre Indústria Cultural?"
3ª sessão do IV Ciclo de Aulas Abertas Fala-me de Cultura | Anfiteatro ESE/IPS | 29 março 19 | 9h30
"Pobre Indústria Cultural" é o título da terceira sessão do IV Ciclo de Aulas Abertas Fala-me de Cultura. A aula será lecionada por Roger Mor, autor, encenador e produtor de teatro e discutirá a escrita e a produção de conteúdos para diferentes formatos culturais, entre estes o teatro.
O ciclo de aulas abertas Fala-me de Cultura 2019, realizado no âmbito da Unidade Curricular Indústrias Culturais, do 2º ano da licenciatura em Comunicação Social, tem como propósito retomar a discussão do conceito que dá nome à disciplina e de outros que se lhe associam, tais como, mercadorização da cultura, políticas culturais, democratização e diversidade cultural, contando para isso com a participação de vários convidados que laboram em diversas áreas da produção cultural.
Ao longo de cinco semanas, realizar-se-ão encontros com agentes e criadores culturais, que conversarão sobre a sua experiência, debaterão os tópicos antes enunciados e responderão às questões do público.
Em edições anteriores, esta iniciativa contou com as seguintes participações: Pedro Penilo (artista plástico, coordenação da Plataforma Cultura em Luta); Fernando Vendrell (realizador e produtor de cinema); Gonçalo Madaíl (diretor RTP Memória), Luísa Ortigoso (atriz); André Afonso (técnico do Museu Nacional de Arte Antiga); André Penim (editor de conteúdos tv); Ana Margarida de Carvalho (escritora); Elsa Mendes (coordenadora do Plano Nacional de Cinema); João Canijo (cineasta); Sandra Batista (música e instrumentista); Tiago Baptista (diretor do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento da Cinemateca Portuguesa); João Pedro Amaral (diretor de comunicação do Teatro Nacional D. Maria II); Fernando Galrito (diretor do Festival de Cinema Monstra); Carla Bolito (atriz); Tiago Santos (músico); Miguel Peres (argumentista de BD); Ana Mesquita (arqueóloga e deputada).
Destinado preferencialmente aos estudantes de Indústrias Culturais, o IV Ciclo Fala-me de Cultura, estará aberto a todos os que nele queiram participar, gratuitamente e sem necessidade de inscrição prévia.

|
|