This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Notícias > Apresentação do livro "Vítimas de Salazar"
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Apresentação do livro "Vítimas de Salazar"

de João Madeira





No dia 8 de Abril, decorrerá no Anfiteatro da ESE a apresentação do livro "Vítimas de Salazar" de João Madeira, coordenador e co-autor. Este evento realiza-se no âmbito da Exposição "100 anos de lutas. O outro lado da CUF" alusiva ao centenário da CUF.

Dinamização: Ana Cristina Sequeira e Luís Souta


Sinopse
"Durante mais de 30 anos António de Oliveira Salazar governou Portugal com punho de ferro. Através de um regime nacionalista, autoritário e repressivo despolitizou-se, desmobilizou a participação cívica dos portugueses e criou uma única e determinada imagem do país. Pretensamente sem conflitos, problemas, miséria e dificuldades, segundo a norma de «o que se parece é». Mas os homens e mulheres de então tinham fome, viviam amordaçados pelo lápis azul dos censores, controlados por escutas telefónicas ou violação do seu correio, intimidados pelos informadores que colaboravam com o regime. Atormentados pelas torturas da estátua ou do sono perpetrados pela PIDE. Julgados por tribunais fantoches onde a liberdade ficava à porta e onde os próprios advogados passavam a réus. Se a sua atitude fosse considerada suspeita eram saneados, impedidos de exercer a função pública, exilados ou deportados para campos de concentração, ou simplesmente assassinados. Estes homens e mulheres têm um rosto, sofreram a repressão, enfrentaram-na de forma corajosa e muitos morreram de forma heróica a combatê-la. São as Vítimas de Salazar."
(em http://www.esferadoslivros.pt/livros.php?id_li=47)


Sobre o Autor



João Madeira, investigador do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, encontra-se actualmente a preparar o doutoramento sobre o Partido Comunista Português (1943-1974). João Madeira é autor da obra Os Engenheiros de Almas e co-autor em obras colectivas, entre as quais destacamos, A Transição Falhada, Mundo Rural - Transformação e Resistência na Península Ibérica e As Grandes Correntes Políticas e Culturais do Século XX. Pertence ainda à redacção da revista História, e escreve regularmente sobre o tema «a oposição ao Estado Novo» para outras publicações, como a Revista de História das Ideias e Estudos do século XX.

Opções
Página gerada em: 2025-05-13 às 14:24:48