|
|
Festróia organiza workshop 'Do guião para o Ecrã'De 9 a 13 de Junho![]() Ensinar os passos que é necessário tomar para transformar um guião num filme passível de ser exibido no grande ecrã é o objectivo do workshop "Do Guião para o Ecrã", uma iniciativa do programa Festroia Responsabilidade Social que se realiza de 9 a 13 de Junho no Anfiteatro da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS). O workshop será ministrado em inglês com tradução em português, e estará a cargo de três profissionais polacos: Wiktor Grodecki, Joanna Kos-Krauze e Krzysztof Krauze. A utilização do espaço da ESE-IPS para esta iniciativa decorre de um protocolo entre aquela instituição e o Festroia com vista ao aprofundamento da relação do festival com outras entidades de relevo da região de Setúbal. O referido protocolo prevê a realização de diversas iniciativas conjuntas que permitam um maior contacto dos estudantes com o mundo do cinema, aproveitando toda a experiência e conhecimentos que um evento internacional como o Festroia possui. Igualmente prevista está a cobertura vídeo do evento por parte de um grupo de alunos da ESE-IPS, depois de uma experiência-piloto levada a cabo na edição de 2007 se ter revelado positiva para todas as partes envolvidas. Todos os interessados em assistir ao workshop "Do guião para o ecrã" devem enviar um e-mail para workshop@festroia.pt contendo o nome da pessoa interessada, os contactos, um CV resumido e a indicação dos módulos a que pretende assistir.Para efeitos de informação e de identificação dos módulos, o programa completo dos workshops segue abaixo. WORKSHOP "DO GUIÃO PARA O ECRÃ"Produção Monitor - Wiktor Grodecki Segunda-feira, 9 de Junho • Manhã - O ARRANQUE o Domínio público/obtenção de direitos o Negócios em Hollywood versus Negócios no cinema independente o Obter luz verde (projectos com e sem orçamento, abordagem a financiadores, agentes, advogados de entretenimento, financiamento privado) o Financiar filmes independentes o Preparar a produção • Tarde - PRÉ-PRODUÇÃO o O guião (análise, software, trabalhar com o autor, pré-minutagem do guião) o O orçamento (software, levantamento, o orçamento padrão, o orçamento baixo) o O calendário de filmagens (software, planificação, levantamento da sequência narrativa) o Acordos de produção (contratar realizadores, casting, seguros, garantias várias, acordos para filmar em vários cenários, acordos de distribuição) Monitor - Wiktor Grodecki Terça-feira, 10 de Junho • Manhã - PRODUÇÃO o A equipa de produção (unidade de produção, unidade de realização, gestão de produção, câmara, guarda-roupa, electricistas, maquinistas e outros departamentos) o Equipamentos e instalações (câmaras, iluminação, som, laboratório de produção, instalações de som, quantidade de película) o O processo de produção (reunião de produção, o recrutamento de pessoal técnico, storyboarding, o primeiro assistente de realização, ordem de rodagem, relatórios de produção, claquetes, som de produção, rushes) • Tarde - PÓS-PRODUÇÃO o Edição de imagem (editor, assistente de edição, equipamento e instalações, efeitos ópticos e digitais, imagens de arquivo, das rushes à cópia final) o Pós-produção de som (diálogos, dobragens, efeitos sonoros, montadores de sons de sala e música, gravação de sons de sala e de ambientes, agendar pós-produção de som, a mistura final) o Música em cinema (música licenciada, compositores, supervisores de música, receitas) o O laboratório (escolher o laboratório, montagem do negativo, cópia de som óptico, cópia de som digital, primeira cópia inter positiva) Workshop de Realização Monitores: Joanna Kos-Krauze e Krzysztof Krauze Quarta-feira, 11 de Junho • Manhã - DESENVOLVIMENTO o Linguagem cinematográfica (imagens, gramática do cinema, a regra dos 180 graus, direcção do ecrã, tempo do filme) o Analisar o guião (enredo, pontos-chave, definição de personagens, diálogos, ponto de vista) o A câmara como narradora (objectivo/subjectivo, a colocação, lentes, movimentos, levantamento do que é importante filmar) • Tarde - PRÉ-PRODUÇÃO o Casting (casting e construção de personagens, realização de audições, leitura a frio, testes de câmara) o Direcção de actores (horário e espaço de ensaio, primeira leitura do guião com os actores, historial e biografia de personagens, planificação) o Design de produção (período, estilo, definição da cor pretendida para o filme, adereços, guarda-roupa, maquilhagem e penteados, miniaturas) o A reunião de pré-produção e a decisão sobre o equipamento (participação em decisões orçamentais e de calendarização, ordem dos locais de filmagem versus ordem do guião, averiguação do estado do tempo, alocação de tempos de filmagem por cena, compatibilidade de equipamento) Monitores: Joanna Kos-Krauze e Krzysztof Krauze Quinta-feira, 12 de Junho • Manhã e Tarde - PRODUÇÃO o Criar uma equipa (escolher um director de fotografia, técnico de som, anotador) o Mise en scène (enquadramento, instalações de câmara num plano chão, direcção de actores e movimentos de câmara, escolher um tipo de lente, definição do ponto de vista e amplitude do plano, zooming versus dollying, trabalhar com stand-ins, colocar marcas, primeiro ensaio) o Filmagem (claquete, ordem de rodagem, levantamento do guião, planos de corte, continuidade, som local) Monitores: Joanna Kos-Krauze e Krzysztof Krauze Sexta-feira, 13 de Junho • Manhã - PÓS-PRODUÇÃO o Montagem (escolher um montador, sincronização das rushes, primeira montagem, visualização das rushes, cópia final) o Pós-produção de som (edição de diálogos, efeitos sonoros e música, mistura final) o Pós-produção de imagem (adicionar efeitos ópticos e digitais, correcção de cor, cópia inter positiva) Monitor - Wiktor Grodecki Sexta-feira, 13 de Junho • Tarde - VENDER O FILME PRONTO o Estratégia de distribuição (projecções para distribuidores, questões de entrega, divisão de lucros) o Distribuidores de cinema norte-americanos (grandes e pequenos distribuidores, relações dos estúdios com produtores independentes, divisão do custo de levantamento do negativo, aquisição de filmes independentes por parte dos estúdios) o Territórios internacionais (estabelecer relações de distribuição internacionais, documentação e tempos das licenças, fontes de receita em territórios internacionais) o Distribuição digital (assuntos chave; a concessão de direitos, exclusividade, território, período de licenciamento e comissão, entrega de materiais, pagamento de residuais e contingentes) o Publicidade e promoção (festivais de cinema e mercados, publicidade paga, o representante do produtor, materiais promocionais) Entrega de certificados de presença. Horário: Das 10h00 às 12h30 Das 14h00 às 16h30 Fonte: Festróia Clique aqui para mais informação... Clique aqui para estar a par das novidades do Programa do Festróia edição 2008 Ver foto do Evento
|
|
|