This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Notícias > Festróia organiza workshop 'Do guião para o Ecrã'
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Festróia organiza workshop 'Do guião para o Ecrã'

De 9 a 13 de Junho



Ensinar os passos que é necessário tomar para transformar um guião num filme passível de ser exibido no grande ecrã é o objectivo do workshop "Do Guião para o Ecrã", uma iniciativa do programa Festroia Responsabilidade Social que se realiza de 9 a 13 de Junho no Anfiteatro da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS).

O workshop será ministrado em inglês com tradução em português, e estará a cargo de três profissionais polacos: Wiktor Grodecki, Joanna Kos-Krauze e Krzysztof Krauze. A utilização do espaço da ESE-IPS para esta iniciativa decorre de um protocolo entre aquela instituição e o Festroia com vista ao aprofundamento da relação do festival com outras entidades de relevo da região de Setúbal.

O referido protocolo prevê a realização de diversas iniciativas conjuntas que permitam um maior contacto dos estudantes com o mundo do cinema, aproveitando toda a experiência e conhecimentos que um evento internacional como o Festroia possui. Igualmente prevista está a cobertura vídeo do evento por parte de um grupo de alunos da ESE-IPS, depois de uma experiência-piloto levada a cabo na edição de 2007 se ter revelado positiva para todas as partes envolvidas.

Todos os interessados em assistir ao workshop "Do guião para o ecrã" devem enviar um e-mail para workshop@festroia.pt contendo o nome da pessoa interessada, os contactos, um CV resumido e a indicação dos módulos a que pretende assistir.Para efeitos de informação e de identificação dos módulos, o programa completo dos workshops segue abaixo.

WORKSHOP "DO GUIÃO PARA O ECRÃ"Produção
Monitor - Wiktor Grodecki
Segunda-feira, 9 de Junho
• Manhã - O ARRANQUE
o Domínio público/obtenção de direitos
o Negócios em Hollywood versus Negócios no cinema independente
o Obter luz verde (projectos com e sem orçamento, abordagem a financiadores, agentes, advogados de entretenimento, financiamento privado)
o Financiar filmes independentes
o Preparar a produção
• Tarde - PRÉ-PRODUÇÃO
o O guião (análise, software, trabalhar com o autor, pré-minutagem do guião)
o O orçamento (software, levantamento, o orçamento padrão, o orçamento baixo)
o O calendário de filmagens (software, planificação, levantamento da sequência narrativa)
o Acordos de produção (contratar realizadores, casting, seguros, garantias várias, acordos para filmar em vários cenários, acordos de distribuição)

Monitor - Wiktor Grodecki
Terça-feira, 10 de Junho
• Manhã - PRODUÇÃO
o A equipa de produção (unidade de produção, unidade de realização, gestão de produção, câmara, guarda-roupa, electricistas, maquinistas e outros departamentos)
o Equipamentos e instalações (câmaras, iluminação, som, laboratório de produção, instalações de som, quantidade de película)
o O processo de produção (reunião de produção, o recrutamento de pessoal técnico, storyboarding, o primeiro assistente de realização, ordem de rodagem, relatórios de produção, claquetes, som de produção, rushes)
• Tarde - PÓS-PRODUÇÃO
o Edição de imagem (editor, assistente de edição, equipamento e instalações, efeitos ópticos e digitais, imagens de arquivo, das rushes à cópia final)
o Pós-produção de som (diálogos, dobragens, efeitos sonoros, montadores de sons de sala e música, gravação de sons de sala e de ambientes, agendar pós-produção de som, a mistura final)
o Música em cinema (música licenciada, compositores, supervisores de música, receitas)
o O laboratório (escolher o laboratório, montagem do negativo, cópia de som óptico, cópia de som digital, primeira cópia inter positiva)

Workshop de Realização
Monitores: Joanna Kos-Krauze e Krzysztof Krauze
Quarta-feira, 11 de Junho
• Manhã - DESENVOLVIMENTO
o Linguagem cinematográfica (imagens, gramática do cinema, a regra dos 180 graus, direcção do ecrã, tempo do filme)
o Analisar o guião (enredo, pontos-chave, definição de personagens, diálogos, ponto de vista)
o A câmara como narradora (objectivo/subjectivo, a colocação, lentes, movimentos, levantamento do que é importante filmar)
• Tarde - PRÉ-PRODUÇÃO
o Casting (casting e construção de personagens, realização de audições, leitura a frio, testes de câmara)
o Direcção de actores (horário e espaço de ensaio, primeira leitura do guião com os actores, historial e biografia de personagens, planificação)
o Design de produção (período, estilo, definição da cor pretendida para o filme, adereços, guarda-roupa, maquilhagem e penteados, miniaturas)
o A reunião de pré-produção e a decisão sobre o equipamento (participação em decisões orçamentais e de calendarização, ordem dos locais de filmagem versus ordem do guião, averiguação do estado do tempo, alocação de tempos de filmagem por cena, compatibilidade de equipamento)

Monitores: Joanna Kos-Krauze e Krzysztof Krauze
Quinta-feira, 12 de Junho
• Manhã e Tarde - PRODUÇÃO
o Criar uma equipa (escolher um director de fotografia, técnico de som, anotador)
o Mise en scène (enquadramento, instalações de câmara num plano chão, direcção de actores e movimentos de câmara, escolher um tipo de lente, definição do ponto de vista e amplitude do plano, zooming versus dollying, trabalhar com stand-ins, colocar marcas, primeiro ensaio)
o Filmagem (claquete, ordem de rodagem, levantamento do guião, planos de corte, continuidade, som local)

Monitores: Joanna Kos-Krauze e Krzysztof Krauze
Sexta-feira, 13 de Junho
• Manhã - PÓS-PRODUÇÃO
o Montagem (escolher um montador, sincronização das rushes, primeira montagem, visualização das rushes, cópia final)
o Pós-produção de som (edição de diálogos, efeitos sonoros e música, mistura final)
o Pós-produção de imagem (adicionar efeitos ópticos e digitais, correcção de cor, cópia inter positiva)

Monitor - Wiktor Grodecki
Sexta-feira, 13 de Junho
• Tarde - VENDER O FILME PRONTO
o Estratégia de distribuição (projecções para distribuidores, questões de entrega, divisão de lucros)
o Distribuidores de cinema norte-americanos (grandes e pequenos distribuidores, relações dos estúdios com produtores independentes, divisão do custo de levantamento do negativo, aquisição de filmes independentes por parte dos estúdios)
o Territórios internacionais (estabelecer relações de distribuição internacionais, documentação e tempos das licenças, fontes de receita em territórios internacionais)
o Distribuição digital (assuntos chave; a concessão de direitos, exclusividade, território, período de licenciamento e comissão, entrega de materiais, pagamento de residuais e contingentes)
o Publicidade e promoção (festivais de cinema e mercados, publicidade paga, o representante do produtor, materiais promocionais)

Entrega de certificados de presença.

Horário:
Das 10h00 às 12h30
Das 14h00 às 16h30

Fonte: Festróia

Clique aqui para mais informação...

Clique aqui para estar a par das novidades do Programa do Festróia edição 2008

Ver foto do Evento

Opções
Página gerada em: 2025-05-13 às 23:08:06