This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Notícias > Aula Aberta: Padrões nos primeiros anos de escolaridade
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Aula Aberta: Padrões nos primeiros anos de escolaridade

5 de Janeiro de 2011| 16:30h às 18:00h | Anfiteatro da ESE


No âmbito da Unidade Curricular (UC) de Padrões e Álgebra, do 3º ano da Licenciatura em Educação Básica e respondendo ao interesse das alunas no prosseguimento dos seus estudos, nas áreas da educação pré-escolar e da docência no 1º ciclo, os docentes Ana Matos e José Duarte, organizam uma sessão de trabalho com profissionais ligadas a esta área, a realizar na próxima quarta-feira.

Esta UC incide o seu trabalho na análise e representação de diferentes tipos de relações e padrões, no pensamento funcional e na modelação matemática. Como se pode ler na introdução ao Programa, "o estudo de diferentes tipos de padrões, intimamente associado à identificação e descrição de regularidades, é também um contexto poderoso para a aprendizagem da Álgebra e, em particular, para o desenvolvimento do pensamento algébrico". Neste sentido, pretende-se que os alunos "aprofundem o conhecimento dos Números, procurando relações e padrões, modelem situações do quotidiano e as traduzam por múltiplas representações e usem a Álgebra como uma forma de pensamento e um instrumento que permite uma melhor compreensão do mundo".

Mas este trabalho em torno do desenvolvimento do pensamento algébrico deve ter as suas raízes nos primeiros anos de escolaridade. Num documento de apoio do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, da ESE de Setúbal (2008/09), pode ler-se: "Quando os alunos iniciam a escolaridade, as actividades de agrupar, classificar e ordenar facilitam o trabalho com padrões. Estas actividades constituem uma forma pela qual os alunos desta faixa etária reconhecem a ordem e organizam o seu mundo (...) O facto de analisarem e reflectirem sobre como as quantidades se relacionam umas com as outras e de representarem situações matemáticas usando objectos, figuras e símbolos, proporciona experiências no campo das relações funcionais e da modelação matemática favoráveis ao desenvolvimento do pensamento algébrico", referindo ideias do NCTM (2007).

Neste sentido, contamos com a presença das professoras Neusa Branco e Ana Isabel Silvestre, que têm desenvolvido diversos trabalhos no âmbito da formação inicial e contínua de professores, nomeadamente no que diz respeito ao tema "Álgebra". Além disso, ambas se encontram a desenvolver projectos de doutoramento neste âmbito, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Assim, virão partilhar connosco a sua experiência enquanto docentes, formadoras e investigadoras.

E claro, haverá um tempo para dar a palavra às alunas das turmas A e B, do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica, às suas dúvidas e preocupações, nesta área tão sensível da formação humana que é a Matemática.



ver foto do evento

Opções
Página gerada em: 2025-05-13 às 20:20:23