|
Formação Contínua de Professores - Melhorar aprendizagens, perspetivar práticas profissionais (programa atualizado)
28 de junho 2013, das 9:00 às 16:30 e 29 de junho 2013, das 10:00 às 17:30
Este Encontro tem como principal finalidade perspetivar as práticas profissionais dos professores dos 1º e 2º ciclos do ensino básico, tendo subjacente uma abordagem transversal e interdisciplinar do currículo e por horizonte a melhoria das aprendizagens dos alunos. Em particular, visa problematizar as novas metas curriculares de Ciências da Natureza, Língua Portuguesa e Matemática, e refletir sobre as suas implicações pedagógicas.
Considerando que os saberes oriundos das práticas são essenciais para equacionar estas mesmas práticas, pretende-se, também, que este Encontro proporcione um espaço para a partilha de experiências e materiais curriculares, pelo que se prevê a participação dos professores dos 1.º e 2.º ciclos através da proposta de apresentação de relatos de sala de aula.
Comissão organizadora: Ana Maria Boavida, Fátima Mendes, Miguel Freitas e Paulo Feytor Pinto, da Escola Superior de Educação do IP de Setúbal.
Destinatários: professores do 1º ciclo do ensino básico; professores do 2º ciclo (grupos 200, 210, 220 e 230; estudantes da ESE/IPS (Cursos LEB, MPE1C e M12C).
Formadores: Docentes da ESE/IPS e outros docentes convidados, com experiência profissional sobre as temáticas a abordar.
Local de realização: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
Datas e Horário: 28 de junho, das 9:00 às 16:30 e 29 de junho, das 10:00 às 17:30
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-74540/13
Nº. de créditos: 0,6
O Encontro constitui uma ação de formação que permite a obtenção de créditos para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 (1.º CEB), 200 (Português e Estudos Sociais 2.ºCEB), 210 (Português e Francês 2.ºCEB), 220 (Português e Inglês 2.ºCEB) e 230 (Matemática e Ciências da Natureza 2.ºCEB).
Os participantes que desejarem o percurso formativo acreditado devem utilizar os conteúdos das diferentes sessões para a realização de um trabalho de reflexão.
Nº. mínimo de participantes: 15
Inscrição: 15 Euros até 24 de junho. Os estudantes a frequentar o curso da Licenciatura em Educação Básica e dos Mestrados da ESE/IPS poderão inscrever-se gratuitamente.
O número de inscrições é limitado. Inscreva-se quanto antes aqui
Atendendo a que uma das finalidades do Encontro é a partilha e debate de experiências de sala de aula, o seu contributo é fundamental. Envie-nos a sua proposta online (título e resumo) até ao dia 24 de junho.
Programa provisório
Sexta-feira, 28 de junho | 09:00-09:30 | Abertura | 09:30-11:00 | Conferência plenária
Avaliação reguladora das aprendizagens: um desafio, uma possibilidade
Jorge Pinto, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
Leonor Santos, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | 11:00-11:30 | Intervalo | 11:30-13:00 | Simpósios temáticos | Ensinar e aprender Ciências
As Ciências da Natureza no currículo do 1º ciclo do ensino básico - sua relevância no desenvolvimento conceptual e processual do aluno.
Cláudia Fernandes, Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde
Atividades práticas em Ciências Naturais, no 2º ciclo do Ensino Básico - Um alicerce para a motivação e aprendizagem. Amélia Rosa, Agrupamento de Escolas 4 outubro
Moderadora: Leonor Saraiva, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
|
Ensinar e aprender Matemática
Aprender frações tendo por horizonte grandes ideias.
Margarida Silva, Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades
Práticas avaliativas em contexto de congresso matemático .
Paula Fonseca, Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades
Uma trajetória de desenvolvimento do pensamento algébrico no 4.º ano de escolaridade.
Célia Mestre, Agrupamento de Escolas Romeu Correia, Almada
Moderadora: Ana Maria Boavida, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal | Ensinar e aprender Português
Como desenvolver a oralidade e o conhecimento gramatical?
Maria de Jesus Leão, Agrupamento de Escolas de Sampaio, Sesimbra
Como desenvolver a leitura e a escrita?
Marisa Costa, Agrupamento de Escolas de Pegões, Canha e St.º Isidro
Olhar reflexivo sobre o ensino do Português no final do Ensino Básico.
Maria Isabel Gomes, Agrupamento de Escolas de Pegões, Canha e St.º Isidro
Programa de Português e Metas curriculares - como articular?
Paula Melo, Agrupamento de Escolas de Pegões, Canha e St.º Isidro
Moderador: Luciano Pereira, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal | 13:00-14:00 | Almoço | 14:00-16:30 | Sessões Práticas | Aprender ciências na escola com os contextos não formais de educação .
Helena Simões, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal | Do pensamento numérico ao pensamento algébrico.
Elvira Santos e José Duarte, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal | Ler para Aprender em todas as disciplinas.
Alzira Sá e Fernanda Botelho, Escola Secundária D. Pedro V, Lisboa, e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal |
Sábado, 29 de junho | 10:00-13:00 | Sessões Práticas | Integração de simulações computacionais no ensino das ciências.
José Abílio Gonçalves e José Miguel Freitas, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal | Scratch: imaginar, programar, aprender!
Teresa Marques e Miguel Figueiredo, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal | Competências plurilingues e interculturais na aula de Português.
Paulo Feytor Pinto, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal | 13:00-14:00 | Almoço | 14:00-15:30 | Relatos de aula (a anunciar) | 15:30-17:00 | Painel plenário
Metas curriculares e aprendizagens: contributos e controvérsias
Intervenientes: Filomena Viegas, Associação de Professores de Português;
Lurdes Serrazina, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa;
Pedro Reis, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Moderadora: Joana Brocardo, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal | 17:00-17:30 | Encerramento |
|
 |
|
|