|  | Formação Contínua de Professores - Melhorar aprendizagens, perspetivar práticas profissionais (programa atualizado)28 de junho 2013, das 9:00 às 16:30 e 29 de junho 2013, das 10:00 às 17:30| Este Encontro tem como principal finalidade perspetivar as práticas profissionais dos professores dos 1º e 2º ciclos do ensino básico, tendo subjacente uma abordagem transversal e interdisciplinar do currículo e por horizonte a melhoria das aprendizagens dos alunos. Em particular, visa problematizar as novas metas curriculares de Ciências da Natureza, Língua Portuguesa e Matemática, e refletir sobre as suas implicações pedagógicas.
 
 Considerando que os saberes oriundos das práticas são essenciais para equacionar estas mesmas práticas, pretende-se, também, que este Encontro proporcione um espaço para a partilha de experiências e materiais curriculares, pelo que se prevê a participação dos professores dos 1.º e 2.º ciclos através da proposta de apresentação de relatos de sala de aula.
 
 Comissão organizadora: Ana Maria Boavida, Fátima Mendes, Miguel Freitas e Paulo Feytor Pinto, da Escola Superior de Educação do IP de Setúbal.
 
 Destinatários: professores do 1º ciclo do ensino básico; professores do 2º ciclo (grupos 200, 210, 220 e 230; estudantes da ESE/IPS (Cursos LEB, MPE1C e M12C).
 
 Formadores: Docentes da ESE/IPS e outros docentes convidados, com experiência profissional sobre as temáticas a abordar.
 
 Local de realização: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
 
 Datas e Horário: 28 de junho, das 9:00 às 16:30 e 29 de junho, das 10:00 às 17:30
 
 Registo de acreditação: CCPFC/ACC-74540/13
 
 Nº. de créditos: 0,6
 
 O Encontro constitui uma ação de formação que permite a obtenção de créditos para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 (1.º CEB), 200 (Português e Estudos Sociais 2.ºCEB), 210 (Português e Francês 2.ºCEB), 220 (Português e Inglês 2.ºCEB) e 230 (Matemática e Ciências da Natureza 2.ºCEB).
 
 Os participantes que desejarem o percurso formativo acreditado devem utilizar os conteúdos das diferentes sessões para a realização de um trabalho de reflexão.
 
 Nº. mínimo de participantes: 15
 
 Inscrição: 15 Euros até 24 de junho. Os estudantes a frequentar o curso da Licenciatura em Educação Básica e dos Mestrados da ESE/IPS poderão inscrever-se gratuitamente.
 
 O número de inscrições é limitado. Inscreva-se quanto antes aqui
 Atendendo a que uma das finalidades do Encontro é a partilha e debate de experiências de sala de aula, o seu contributo é fundamental. Envie-nos a sua proposta online (título e resumo) até ao dia 24 de junho.
 
 
 Programa provisório
 
 | Sexta-feira, 28 de junho |  |  09:00-09:30  |  Abertura |  |  09:30-11:00  |  Conferência plenária  Avaliação reguladora das aprendizagens: um desafio, uma possibilidade
 
 Jorge Pinto, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
 Leonor Santos, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
 |  |  11:00-11:30  | Intervalo |  |  11:30-13:00  |  Simpósios temáticos  |  | Ensinar e aprender Ciências 
 As Ciências da Natureza no currículo do 1º ciclo do ensino básico - sua relevância no desenvolvimento conceptual e processual do aluno.
 Cláudia Fernandes, Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde
 
 Atividades práticas em Ciências Naturais, no 2º ciclo do Ensino Básico - Um alicerce para a motivação e aprendizagem. Amélia Rosa, Agrupamento de Escolas 4 outubro
 
 Moderadora: Leonor Saraiva, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
 
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 Ensinar e aprender Matemática 
 Aprender frações tendo por horizonte grandes ideias.
 Margarida Silva, Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades
 
 Práticas avaliativas em contexto de congresso matemático .
 Paula Fonseca, Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades
 
 Uma trajetória de desenvolvimento do pensamento algébrico no 4.º ano de escolaridade.
 Célia Mestre, Agrupamento de Escolas Romeu Correia, Almada
 
 Moderadora: Ana Maria Boavida, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
 | Ensinar e aprender Português 
 Como desenvolver a oralidade e o conhecimento gramatical?
 Maria de Jesus Leão, Agrupamento de Escolas de Sampaio, Sesimbra
 
 Como desenvolver a leitura e a escrita?
 Marisa Costa, Agrupamento de Escolas de Pegões, Canha e St.º Isidro
 
 Olhar reflexivo sobre o ensino do Português no final do Ensino Básico.
 Maria Isabel Gomes, Agrupamento de Escolas de Pegões, Canha e St.º Isidro
 
 Programa de Português e Metas curriculares - como articular?
 Paula Melo, Agrupamento de Escolas de Pegões, Canha e St.º Isidro
 
 Moderador: Luciano Pereira, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
 |  |  13:00-14:00 | Almoço |  |  14:00-16:30  |  Sessões Práticas |  | Aprender ciências na escola com os contextos não formais de educação . Helena Simões, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
 | Do pensamento numérico ao pensamento algébrico. Elvira Santos e José Duarte, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
 | Ler para Aprender em todas as disciplinas. Alzira Sá e Fernanda Botelho, Escola Secundária D. Pedro V, Lisboa, e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
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 | Sábado, 29 de junho |  |  10:00-13:00  |  Sessões Práticas  |  | Integração de simulações computacionais no ensino das ciências. José Abílio Gonçalves e José Miguel Freitas, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
 | Scratch: imaginar, programar, aprender! Teresa Marques e Miguel Figueiredo, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
 | Competências plurilingues e interculturais na aula de Português. Paulo Feytor Pinto, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
 |  |  13:00-14:00  | Almoço |  |  14:00-15:30  |  Relatos de aula (a anunciar)  |  |  15:30-17:00  |  Painel plenário  Metas curriculares e aprendizagens: contributos e controvérsias
 
 Intervenientes: Filomena Viegas, Associação de Professores de Português;
 Lurdes Serrazina, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa;
 Pedro Reis, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
 
 Moderadora: Joana Brocardo, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
 |  |  17:00-17:30  |  Encerramento  | 
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