Esta Página em Português  

Go to: Main Menu, Content, Options, Login.

Contextual Help  
home
Start > Programmes > Disciplinas > DN05
Main Menu
Authentication





Esqueceu a sua senha de acesso?

Portuguese and Communication Techniques

Scholar Year: 2016/2017 - 1S

Code: DN05    Acronym: PTC
Scientific Fields: Lingua e Literatura Materna
Section/Department: Communication and Language Sciences

Teaching weeks: 15

Head

TeacherResponsability
Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar CostaHead

Lectures

Teaching language

Portuguese

Aims

Contents


Bibliography

BIBLIOGRAFIA
CARMELO, Luís (2005). Manual de escrita criativa. Biblioteca Universitária. Lisboa: Publicações Europa – América.
CERRILLO, Pedro & Santiago Yubero (orgs.) (2007). La formación de mediadores para la promoción de la lectura, 2.ª edición corregida, revisada y aumentada, Madrid: Centro de Estudios de Promoción de la Lectura y Literatura Infantil de la Universidad de Castilla - la Mancha.
COSTA, Maria Armanda (coord.) (2010). Muitas ideias, um mar de palavras - propostas para o ensino da escrita. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
DGIDC (2008). Dicionário terminológico para consulta em linha (DT). Lisboa: Ministério da Educação. [disponível em http://dt.dge.mec.pt/]
DUARTE, Inês (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: Universidade Aberta.
DUARTE, Isabel Margarida (org.) (2002) Gavetas de leitura. Estratégias e materiais para uma pedagogia da leitura. Porto: Asa.
FERRONHA, António Luís (coord.) (1992). Atlas da Língua Portuguesa na História e no Mundo. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda. GRABE, William e Robert Kaplan (1996). Theory and practice of writing. Londres e Nova Iorque: Longman.
MARTINS, Margarida Alves (1996). Pré-história da aprendizagem da leitura. Lisboa: ISPA.
MATA, Lurdes (2006). Literacia familiar. Ambiente familiar e descoberta da linguagem escrita. Porto: Porto Editora.
MATEUS, Maria Helena Mira & Esperança Cardeira (2007). O essencial sobre a língua portuguesa: norma e variação. Lisboa: Caminho.
PINTO, Paulo Feytor (2009). Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda.
RAPOSO, Eduardo Paiva, Maria Fernanda Bacelar do Nascimento, Maria Antónia Mota, Luísa Segura e Amália Mendes (orgs.) (2003).
Gramática do Português. 3 vols. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
VIANA, Fernanda Leopoldina & Maria Margarida Teixeira (2002). Aprender a ler: Da aprendizagem informal à aprendizagem formal. Porto: Edições Asa.

OUTROS RECURSOS DIDÁTICOS
CVC. Centro Virtual Camões. http://cvc.instituto-camoes.pt/ Ethnologue. Línguas do mundo. http://www.ethnologue.com
Fundación Taller de Letras. Jordi Sierra i Fabra. Promoción de la lectura y la escritura.
http://www.fundaciontallerdeletras.org/portafolio/promocion-de-la-lectura.html Gulbenkian. Casa da Leitura (práticas de promoção da leitura). http://195.23.38.178/casadaleitura/portalbeta/bo/portal.pl ILTEC. Portal da Língua Portuguesa.
http://www.portaldalinguaportuguesa.org/ Ler+ em Família. Plano Nacional de Leitura. http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/lermaisemfamilia/ UNESCO. Atlas interativo das línguas em perigo no mundo.
http://www.unesco.org/culture/languages-atlas/en/atlasmap.html

Options
Página gerada em: 2024-05-15 às 22:10:05